Presidente da câmara quer restringir ônibus de estudantes matonenses

Atender as necessidades básicas educacionais seja na educação fundamental, ensino médio e também superior, atualmente vai além de um dever do poder público é nada menos que uma necessidade para caso queiramos um país, uma região ou até mesmo uma cidade mais desenvolvida. Em Matão, além dos investimentos nas escolas públicas municipais, a chegada do IFSP (Instituto Federal Tecnológico de São Paulo), as escolas públicas estaduais, inclusive a ETEC, referência regional e as faculdades particulares, a cidade é privilegiada por possuir um sistema de transporte gratuito de estudantes, para todos aqueles os quais desejam estudar em cidades próximas da região.
Em várias cidades vizinhas, os estudantes precisam dispensar quantias consideráveis de dinheiro para poderem arcar com o transporte nas viagens entre uma cidade e outra com a finalidade de estudar, ao contrário do ocorrido por aqui. Muitos podem considerar talvez como um “desperdiço” de dinheiro, a frota de ônibus partindo diariamente com destino a Araraquara, Taquaritinga, Jaboticabal e até São Carlos transportando estudantes universitários. Mas de fato não é.
O Projeto de Lei 107/2011 de autoria do vereador Agnaldo Navarro (PDT) – presidente da Câmara Municipal pretende limitar o número de passageiros subsidiados pela prefeitura com destino às faculdades. Atualmente, todos os alunos os quais comprovem estarem matriculados no ensino superior ou técnico em municípios vizinhos, têm o direito de viajarem. O projeto prevê transporte gratuito apenas aos alunos de cursos os quais não são oferecidos pelas faculdades de Matão.
Vejamos com maior atenção. A cidade de Matão conta atualmente com três instituições de ensino superior, o Immes (Administração e Direito), Educacional Anhanguera (Administração, cursos na área de Engenharia e Tecnológicos de curta duração) e o IFSP (Tecnologia em Biocombustíveis). Esse número de instituições e cursos não é suficiente para atender toda a demanda de estudantes matonenses.


O projeto diz ainda ser essa uma das finalidades, incentivar os alunos a estudarem em Matão para fortalecer o ensino superior na cidade. Mas essa, nem de longe pode ser uma solução viável. O incentivo para desenvolvimento e fortalecimento do ensino superior deve partir deles, do investimento feito pelos nossos impostos e não pela imposição e impedimento ao direito de escolha para a escola que desejarem os alunos. Além disso, de acordo com o texto, as faculdades matonenses deveriam investir em aumento de oferta de vagas e cursos e melhorar a qualidade.
Vamos tomar como exemplo o Immes, instituição com um dos melhores cursos de Direito do país a qual oferece cerca de 50 vagas por turma. Imaginemos caso a faculdade resolva aumentar proporcionalmente esse número de vagas afim apenas de agradar a lei, sem infra-estrutura, professores, livros e outras questões suficientes. Será a qualidade do curso se manterá a mesma? Certamente não.
Os estudantes têm o direito de escolher onde desejam estudar. Temos excelentes faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados na região, os quais já oferecem uma gama de cursos. Dessa forma, o único investimento da prefeitura será o transporte e, mesmo assim estão querendo limitar esse direito, para dentro em breve ser uma brecha para o corte total do transporte.
Devemos ressaltar que a Prefeitura Municipal é contrária ao Projeto de Lei. O prefeito Adauto não endossa com essa proposta e não aceita, o executivo matonense pretende manter os ônibus gratuito à todos. Esse projeto é de autoria do vereador presidente da Câmara Agnaldo Navarro (PDT). Estudantes matonenses vamos todos nos lembrar desse vereador nas próximas eleições. Será ele merece os votos dos estudantes? Devemos sempre nos lembrar disso.

Hilários ornamentos de capô

Complementar os eu carro com um ornamento na frente, acima do capô, é uma questão de bom gosto, e muitas vezes (na maioria dos casos) são de muita criatividade e que sem dúvida pra quem aprecia uma dar boa risada quando se depara com os mesmos. Muitas pessoas tem personalizado seu carro de formas hilárias como mostram as imagens abaixo, confira:
















As Utilidades das Abelhas

Pra você que sempre achou que as abelhas fossem meros insetos, não poderá deixar de ler isso. As abelhas, além de prestarem serviço de polinização, produzem mel, geléia real, própolis, cera, polén, veneno e larvas, todos de grande utilidade para o homem.

POLINIZAÇÃO: As abelhas são consideradas os melhores agentes polinizadores por sua fidelidade à fonte floral, por permitirem manejo controlado pelo homem, por não destruírem as flores (com exceção de três espécies), por coletarem grande quantidade de pólen e néctar e pela melhoria da qualidade e aumento do número de frutos produzidos.


MEL: Dos 900 medicamentos utilizados no Antigo Egito, 600 possuíam mel em sua composição. Este produto também é a primeira fotne conhecida de açúcar e até hoje é utilizado na alimentação humana, em remédios e cosméticos.


GELÉIA REAL: Também é aproveitada na alimentação humana e na indústria farmacológica. Há pesquisas em que o produto é utilizado como tratametno de várias doenças, como o mal de Parkinson, e na geriatria. No Brasil, uma película produzida pela bactéria Acetominobacter, presente na geléia real, tem sido exportada para o tratamento de queimaduras graves.


PRÓPOLIS: Ultimamente tem sido muito procurada e utilizada na forma de extrato ou propolina, como analgésico, cicatrizante de feridas, impermeabilizante, antiséptico e para tratamentos dermatológicos. Possui propriedades antibacterianas, antiviróticas e antifúngicas. Entretanto, esta atuação é variável, dependendo da origem das resinas coletadas pelas abelhas, que são o componente principal da própolis.


CERA: Era tida como taxa de tributo pelo Império Romano. É utilizada na confecção de cosméticos (creme facial, batom, lápis de cor, chicletes, móveis, aeroplanos, automóveis, estamparias, manufatura de vidraria, indústria elétrica e artigos de confeitaria e de modelagem.


PÓLEN: Gameta masculino da flor, é coletado e transportado para a colméia na forma de pequenas bolotas produzidas pelos grãos de pólen misturados com a secreção das glândulas salivares das operárias. Este produto tem sido utilizado como remédios e na suplementação de dietas do homem e de animais domésticos.

VENENO: É extraído e comercializado para o tratamento de alergias e artrites reumatóides e para a acunpuntura. O veneno estimula a secreção de cortisona e possui peptídeo antiinflamatório.

LARVAS: Alguns países, como o Canadá, comercializam larvas enlatadas, previamente cozidas, defumadas ou em conserva, para alimentação humana, de aves, peixes e insetos utilizados em controle biológico.


As abelhas desempenham um papel super importante na natureza e para o homem, pena que ultimamente o número desses pequenos insetos tem diminuido, devido a interferência de sinais presentes no ar, através de aparelhos celulares, rádio, etc.

(Fonte: Boletim Informativo produzido pela Unesp/ Jaboticabal.)

Prédios históricos do centro Matão não sobrevivem ao comércio

Para quem vive em Matão há muitas décadas, ou mesmo nos últimos anos, percebeu as grandes mudanças as quais vem ocorrendo no centro de nossa cidade. Em relação ao comércio, novas lojas se instalaram, e algumas outras, saíram, mas o saldo de uma forma geral é bastante positivo. As mudanças são visíveis e o potencial de crescimento para a área comercial do município ainda é bastante promissor.
Com o desenvolvimento da economia tanto do País quanto da cidade de Matão, muitas companhias de varejo tendem a crescer, sejam elas grandes redes ou as nascidas aqui mesmo na cidade. O espaço para esse crescimento ainda é visível no centro, pois na área central da cidade a prioridade é mesmo para o comércio e não para construções residenciais, sendo assim, haverá ainda bastante espaço nas ruas destinado ao comércio.
Entretanto, nesse sentido vem acontecendo algo não muito saudável, um erro já cometido por muitas outras cidades e Matão está correndo um sério risco em vir a cometê-lo também. O desrespeito pelas construções históricas da cidade. Nos últimos anos, várias dessas construções foram abaixo, cedendo espaço para novas áreas comerciais. São casarões e pontos de comércio muito antigos, do período da fundação da cidade ou um pouco posterior à isso, totalmente perdidos.

Em outras cidades, como exemplo, a capital São Paulo, isso ocorreu de forma sistemática nas últimas décadas. Edifícios seculares, de inestimável valor histórico-cultural e arquitetônico desapareceram para darem lugares a prédios contemporâneos com a única finalidade de lucro, seja ele através do comércio ou da especulação imobiliária. Não estamos nos posicionando contra o progresso, pelo contrário, mas ele deve ocorrer concomitante à preservação da história de um local, de um povo e de uma sociedade. Pois não bastam registros fotográficos ou escritos, construções físicas são também a prova de que algo aconteceu em um certo espaço.
Em Matão, podemos tomar três exemplos, dentre outros: antigo casarão na esquina da Avenida XV de novembro x Rua José Bonifácio. Casarão na esquina da Avenida Sete de Setembro x Rua Rui Barbosa e a antiga farmácia, construção do início do século na esquina de baixo (Avenida Sete de Setembro x Rua João Pessoa). Uma perda grande para a história da vida matonense.
Qual a solução? Sem dúvida alguma ela não será deixar de acontecer a expansão e o desenvolvimento do centro matonense, mas uma maior preservação desses ícones de história da sociedade de Matão de alguma forma, seja evitando-os de serem utilizados para a construção de galerias ou lojas, se possível, ou adaptando suas antigas características às funções atuais.
Não podemos seguir pelo mesmo caminho de deterioração de nosso patrimônio, de nossa gente e cultura. Devemos preservar esses antigos prédios os quais fazem parte da história e do caminho percorrido por Matão ao longo do século XX. Obviamente que é preciso crescer, mas saber olhar para o futuro, sem apagar o passado.
Ainda existem antigas construções em Matão, poucas por sinal, mas que devemos ter um olhar mais atento e zelar por aquilo que antes já contribuiu para a cidade chegar ao que é nos dias atuais.

Cuidado com que você pega na balada

Esse vídeo exprime do porque tomar cuidado com quem você "dá uns pegas" na balada. No caso desse japa que quis levar a "garota" para um local mais tranquilo e concretizar para planos, só foi descobrir o que era sua aquisição, depois que um cachorro apareceu, ou seja, salvo pelo gongo. Confira

Este vídeo foi uma dica da leitora Karina Braga Silva

Imagem da semana


PRIVACIDADE....
..você está fazendo isso certo?..

Saiba 5 coisas que ele fala de você com os amigos

Se estão juntos há três dias ou três anos, o cara provavelmente já se gabou aos seus amigos sobre a vida sexual de vocês.
John Mayer conseguiu mais do que alguns holofotes quando declarou publicamente que estar com Jessica Simpsom foi como um "napalm sexual" (fazendo alusão de que o sexo com a cantora fosse altamente explosivo).

Um homem falar francamente sobre algo tão privado pode até despertar supresa em algumas pessoas, mas o casos são mais frequentes do que as mulheres pensam. O momento a dois pode se tornar mais público entre os amigos do parceiro do que se pode imaginar. As informações são da Cosmopolitan.

"Não lhes ocorre que pode ser pessoal", afirmou Rachel Sussman, terapeuta de casais. Então, ao contar alguns segredos e fazer coisas excêntricas com o seu par, não queira que o assunto fique guardado entre as quatro paredes.

Confira as cinco coisas que eles compartilham com os amigos:

A transa da noite passada - Se estão juntos há três dias ou três anos, o cara provavelmente já se gabou aos seus amigos sobre a vida sexual de vocês. Mas a maioria dos homens se surpreenderia ao saber que dividir o que acontece na cama com outras pessoas ofende a mulher, já que eles estão apenas fazendo uma média com os amigos. Para ele, contar as proezas para a equipe é natural.

Beleza e estética - Eles contam tudo o que você faz para se manter bela. Falar sobre isso é o jeito dele de elogiar. É como se ele dissesse o quanto você se arruma para ele.

Momentos constrangedores - As coisas constrangedoras você certamente prefere deixar em segredo. Mas o homem não. Provavelmente, meia dúzia dos amigos dele escutaram a história embaraçosa no dia seguinte. "Os homens se sentem confortáveis em compartilhar fatos engraçados, eles gostam de dar boas risadas com os amigos - mesmo que seja às suas custas - do que falar o quanto gostam da mulher ou qualquer outro assunto sério do relacionamento", explicou o terapeuta Seth.

Quanto dinheiro você ganha
- Se você é reservada quando o assunto é dinheiro,não vai achar legal alguém se referir ao seu salário exatamente até a segunda casa decimal. Quem passou a informação, mais uma vez, foi o seu parceiro. Ele não faz isso com má intenção. "Os homens costumam falar sobre o quanto a parceira ganha, somente quando eles ganham mais, pois acham que desta forma mostram poder e quem está no controle aos amigos", afirmou Meyers
Fonte: Portal terra