Mostrando postagens com marcador cidadania. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cidadania. Mostrar todas as postagens

No dia 03 de outubro, dê seu voto para Matão

A previsão do tempo oficial é de muita chuva em Matão no próxima dia 03 de outubro, o qual nós sabemos, é um domingo de muita importância para a democracia de nosso país. Apesar dessa chuva que será de intensidade fraca a moderada, não poderemos deixar de sair de nossas casas para votar, é simplesmente o nosso futuro, de nossos filhos e de nosso país que está em jogo.
Uma outra questão que vale a dica, aqui no Blog Matão Hoje em Dia é em relação aos candidatos que devemos escolher. Ouvimos o tempo todo dizerem que devemos votar com consciência, para escolher bem seu candidato, analisar o passado e as propostas, mas vale aí mais uma vez uma dica. Escolha candidatos comprometidos com a cidade de Matão.
Muitos podem falar, mas a eleição é para presidente ou governador e também para renovar o congresso, de fato é, mas o nosso voto pode e muito influenciar bastante coisa em âmbito municipal. Desde verbas para construção de escolas, saneamento básico, moradias e estradas. Lembrem-se, os deputados são fundamentais para que os prefeitos consigam verbas extras para iniciar ou concluir obras.

Existem milhares de candidatos disputando seu voto. Muitos que são sérios, porém muitos que são verdadeiros palhaços e aí cabe ao seu poder de cidadão escolher o que será melhor para Matão. Um candidato literalmente palhaço que provavelmente nunca visitou Matão, não iria se empenhar em votar alguma emenda para a cidade. Por isso, para deputado federal pensem bem em alguém que tem história regional, que conhece de perto nossas dificuldades. Isso vale ainda mais para os deputados estaduais, que estarão na Assembléia em São Paulo defendendo cada região do Estado e seria muito importante Matão ter um representante por lá.
Em relação ao Presidente da República e/ou o Governador, devemos ter em mente que esses precisam trabalhar juntos. Apesar de a política ter evoluído muito no Brasil nesse sentido nos últimos anos, ainda existem picuinhas partidárias entre governos e prefeituras na hora de distribuição de recursos e execução de obras. Quando prefeitura, governos estaduais e governo federal estão em sintonia, aquela cidade sai em uma vantagem enorme em relação á outras que precisam ficar se equilibrando entre disputas de bandeiras políticas.
O Blog faz um apelo para que os cidadãos matonenses analisem tudo que tem sido feito em Matão nos últimos anos e as parcerias que foram importantes para viabilizar esse processo! Pensem nisso na hora de votar, queremos que Matão no futuro tenha facilidades ou dificuldades para prover seu crescimento? Isso é o mais importante na hora de votar do que pensar em candidatos que muito tempo esteve no poder e pouco fizeram e pior ainda em candidatos “engraçadinhos”.
Nós, do Blog Matão Hoje em Dia desejamos um final de semana de muita reflexão á nossa população e um excelente domingo de votação, mesmo que com chuva. Que seu voto, seja mais um tijolo para construir aquilo que é nosso combustível, ajudar nossa cidade ser mais justa, qualidade de vida aos cidadãos matonenses e que o desenvolvimento aconteça cada dia mais por aqui.

Vagas privativas para idosos e portadores de deficiências em Matão

Os idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais, muitas vezes são desrespeitados quando pretendem se locomoverem por nossas cidades. São calçadas e transportes públicos não adaptados, dificuldades para acessar edifícios, banheiros, etc. e também para aqueles que possuem veículos próprios precisam ficar aquele tempo enorme (sujeitando-se a vários tipos de acontecimentos desagradáveis) para encontrar uma vaga o qual possa estacionar seu veículo.
Para amenizar esse problema, existe uma Lei Federal o qual os municípios devem reservar 5% do total de suas vagas de estacionamentos para idosos e PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) e em locais fechados esse número é de 10% (valendo para supermercados, shopping centers, hospitais, teatros, restaurantes).
Em Matão, através da Prefeitura essa realidade já começou a ser respeitada. Além das vagas destinadas exclusivamente a idosos e portadores de necessidades especiais, o Departamento Municipal de Trânsito iniciou a expedição do cartão de estacionamento privativo.


Cartão Privativo

O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) orienta que os municípios devem expedir o cartão privativo de estacionamento que devem ser utilizados de forma exclusiva pelos idosos e portadores de deficiências nas vagas devidamente demarcadas para esse fim. Durante todo o período que o veículo permanecer estacionado o cartão deve ser colocado sobre o painel com a frente voltada para cima.
De acordo com o Diretor do Departamento de Trânsito de Matão José Nildo Dantas Silva, foi firmado um convênio com as entidades representantes da categoria como forma de facilitar a expedição do documento. “Nada mais justo do que prestigiar a representatividade das entidades que representam os idosos e as pessoas com deficiências. Além disso, estas entidades possuem local adequado para o atendimento e como a maioria dos usuários já freqüentam suas sedes, entendemos que o trabalho será facilitado. Desta maneira os interessados levam os documentos na Associação dos Aposentados ou no COMDEF, a Prefeitura expede o cartão e posteriormente os usuários retiram nas próprias entidades” – afirmou o Diretor.
O cartão privativo já é utilizado em vários outros municípios brasileiros, mas exige também uma maior fiscalização por conta do setor de trânsito das cidades, para que não haja fraudes ou pessoas que estejam utilizando o cartão de forma inadequada para fim de encontrar vagas de estacionamento de forma mais “fácil”.

Como fazer o cadastro do cartão

Para efetuar o cadastro e a expedição do cartão de estacionamento privativo, os interessados devem apresentar cópias do RG, CPF e de um comprovante de endereço.

Para os idosos: Associação dos Aposentados de Matão e Região que fica localizado na Av. Saldanha da Gama, 531, Centro. TEL: 3382-6640

Portadores de Necessidades Especiais: Os documentos devem ser levados na sede do COMDEF (Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências de Matão), Av. Tiradentes, 2495, Vila Cardim. TEL: 3384-2805

As Vagas

A Prefeitura Municipal de Matão iniciou a demarcação de todas as vagas privativas para idosos e portadores de necessidades especiais, no centro da cidade. Vale lembrar que para os demais motoristas não se deve utilizar dessas vagas, pois é uma questão de cidadania e pensar no próximo que tem uma maior necessidade e dificuldade de se locomover.
Além disso, o cartão de estacionamento privativo é obrigatório, sendo assim os idosos e pessoas com deficiências devem comparecer em suas respectivas associações representativas e solicitar a emissão de seu cartão.
Esse é um momento que mostra Matão uma cidade cada vez mais cidadã e provendo esforços para o bem - estar de todos os seus moradores.

Cidadania: dicas simples para uma cidade melhor

Existe um consenso comum de que devemos morar em um lugar que seja bom para todos, ou seja, em uma cidade com uma boa qualidade de vida. Nosso blog tratou em alguns posts anteriores sobre a SUSTENTABILIDADE que é algo que deve ser praticado por todos, inclusive pelo fato de nosso próprio planeta já não suportar mais tantas agressões.

Porém, nossa cidade diretamente também tem que ser um local com uma ótima qualidade de vida e no geral as pessoas acreditam que isso é somente uma responsabilidade do poder público. Lógico que existe a parcela que cabe sim ao poder público e essa é obrigação deles cumprir e nosso direito cobrar, mas existe também a nossa parcela, a parcela que cabe a nós cidadãos matonenses fazer e são atitudes simples, mas que faz uma diferença sem igual, para melhor, na cidade onde vivemos.

Às vezes podemos nos perguntar, mas o que eu posso fazer para melhorar a qualidade de vida de Matão? O blog Matão Hoje em Dia sugere algumas respostas para essa pergunta...



Primeiramente podemos notar que às vezes vemos muito lixo nas ruas de nossa cidade, principalmente em terrenos vazios e/ou canteiros de avenidas. Isso é extremamente prejudicial para todos, pois não adianta a Prefeitura fazer a limpeza daquele local se em poucos dias esse ato desagradável se repete. E as conseqüências são sérias, além de deixar uma paisagem notavelmente feia, esse lixo pode ir direto para o leito de nossos córregos e rios, provocando enchentes. Além de ser propício à procriação das larvas do mosquito da dengue e a proliferação de outros animais.

Ainda nesse sentido, se você é proprietário de algum terreno sem construção, evite deixar o mato alto. Nunca jogue lixo nas ruas de nossa cidade, procure a lixeira mais próxima e se não encontrá-la, leve seu lixo até sua casa onde pode jogá-lo em um local correto. Sempre que possível faça também a reciclagem, existem pontos de coleta seletiva espalhados pela cidade. Assim como nunca descarte pilhas e baterias de celular no lixo comum, existem pontos que recolhem esse tipo de material. Essa é uma grande contribuição para o nosso futuro.

Você motorista, respeite sempre o sinal de trânsito, o limite de velocidade e as faixas de pedestres. Dessa forma além de proteger a sua vida estará protegendo a de outras pessoas, sendo assim com certeza um cidadão de grande contribuição para nossa cidade.


Evite o desperdício de água. Isso é prejudicial para todos. E lembre-se: Matão tem o privilégio de ter uma das melhores águas que existe oriunda do Aqüífero Guarani, vamos utilizar com responsabilidade esse bem tão precioso.

Se você tiver um jardim ou um espaço na calçada de sua casa, não deixe de plantar uma árvore. Cidades arborizadas são sempre mais agradáveis e bonitas e podemos deixar nossa cidade assim.



Se tiver tempo, cuide da praça mais próxima de sua casa, não deixe que essa seja agredida, principalmente as árvores e as plantas.

É de grande importância ensinar as crianças sobre essas atitudes. Pois elas serão o futuro de nossa cidade. Ensine seus filhos sobre plantar uma árvore, respeitar o próximo, não jogar o lixo na rua.

Uma cidade com boa qualidade de vida acontece com a união de todos. E podemos sim fazer isso por Matão. Transformar nossa cidade em um exemplo de cidadania, de um ótimo lugar para se viver. Onde não apenas o poder público, mas todos fazem sua parte por isso e onde todos podem usufruir dos benefícios.

E você leitor? Em sua opinião, o que mais pode ser feito para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade? O blog Matão Hoje em Dia está aberto para você deixar o seu comentário! Participe!