Mostrando postagens com marcador transporte coletivo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador transporte coletivo. Mostrar todas as postagens

A grande precariedade do transporte urbano em Matão

Por Gregório Luiz Anaconi

Quem usa o sistema de transporte coletivo em Matão sabe o quão difícil é esperar por um ônibus. E não apenas pelo fato de demorarem a passar, ou algo assim, mas pelo total descaso aos passageiros quando o assunto é aguardar com segurança e conforto pelo seu transporte. O Blog Matão Hoje em Dia já por diversas vezes publicou à respeito das deficiências no transporte público matonense, entre os assuntos, já mostramos a má distribuição das linhas, onde nem metade das vias importantes são atendidas. Um exemplo: caso queiramos pegar um ônibus na Avenida José Laert Tarallo Mendes, na Avenida Padre Nelson ou em grande parte da São Lourenço, não temos essa possibilidade, pois não existem linhas que atendam essas que são alguma das mais importantes avenidas da cidade, assim como a Avenida Baldan, entre outras.
Mas o assunto hoje é outro. A precária, para não dizer vergonhosa, situação dos pontos de ônibus em nossa cidade. Um passageiro que pretende utilizar um ônibus da Viação Paraty, precisa aguardar sob sol escaldante ou chuva intensa, vento, frio ou qualquer outra intempérie sem qualquer proteção. Isso quando o ponto não está em locais sem calçada, onde o passageiro precisa ficar literalmente no mato ou na rua, correndo riscos.

Devemos lembrar que a passagem do ônibus em Matão não é barata, são R$ 2,35, para viagens que duram no máximo meia hora e em veículos velhos. Aliás, essa é uma outra questão importante. O que vemos é um descaso absurdo da Viação Paraty com a cidade de Matão. Os ônibus são velhos, barulhentos, em situação terrível. Não existem ônibus novos circulando pela cidade, ao contrário de Araraquara, onde essa empresa também opera.
Quanto aos pontos de ônibus, o Blog passou por diversas regiões da cidade e não encontrou uma cobertura sequer para proteção dos passageiros. Apenas em frente à igreja da Santa Cruz, na Vila Santa Cruz é que existe uma cobertura, tão quebrada e depredada que nem podemos chamar aquilo de cobertura ou proteção.
Uma outra questão foi um flagrante de desrespeito dos motoristas da mesma empresa, tanto com os passageiros, quanto com o próprio sistema de trânsito da cidade. Os ônibus que fazem a Linha Verde (Paraíso – Centro – São José) passam sobre uma ponte interditada entre o São José e a Vila Jandira. A ponte, em construção pela Prefeitura, ainda não está terminada, e as placas de impedimento do transito são visíveis, porém ignoradas pelos motoristas que operam essa linha. Economia de tempo? De combustível? Enfim, uma explicação da Viação Paraty, seria no mínimo necessária.
Porém, o mais importante é entendermos porque em praticamente todas as cidades existem proteção para os passageiros que aguardam os ônibus, menos em Matão? Qual a explicação por parte da Viação Paraty e do Poder Público para isso? A população matonense (principalmente os trabalhadores, que de fato utilizam os ônibus) não merece isso. Além do mais, devemos criticar, cobrar e não ficar passivamente aguardando a boa vontade da empresa, que aparentemente só está interessada nos R$ 2,35 da passagem.
Gostaríamos que você leitor, desse sua opinião sobre esse assunto, sua insatisfação, vamos ajudar a cobrar e mudar essa realidade em Matão. Pois todos aqueles que utilizam ônibus na cidade e paga a tarifa (por sinal um tanto alta), não merece chegar molhado ou então correndo riscos sob o sol forte à espera do coletivo.
Estamos no aguardo de algum posicionamento da Prefeitura Municipal e/ou Viação Paraty.

O problema do transporte e da estrutura rodoviária em Matão


Como já diversas vezes tratado em outros assuntos, a cidade de Matão está em uma estratégica localização em meio a um importante entroncamento rodoviário. Isso de fato viabiliza o acesso às indústrias e até para uma futura implantação de um Porto Seco em nossa cidade. Tratamos também de outro assunto referente a transportes, que seria o baixo número de ônibus urbanos e transporte de passageiros no município.
Outra dificuldade em relação ao transporte de passageiros em Matão é ao transporte intermunicipal, como a falta de linhas e a pequena estrutura de nossa rodoviária, construída ainda na década de 70 e que não atende mais a demanda de passageiros dos dias atuais.


Falta de opção

Os passageiros matonenses que pretendem se deslocar para outros municípios próximos ou mesmo para aqueles mais distantes precisam enfrentar uma série de dificuldades, como falta de opção de empresas, que cobram preços abusivos de passagens, horários escassos e a deficiência de itinerários, sendo que estamos em um dos principais entroncamentos rodoviários do Estado de São Paulo.A partir de Matão poderiam existir várias linhas de ônibus provenientes de outras regiões do Estado como São José do Rio Preto, Votuporanga, etc. com destino à capital e vice-versa. No entanto, para São Paulo contamos apenas com a Viação Danúbio Azul que não tem regularidade em relação aos horários disponíveis, sendo esses bastante limitados. Empresas como Viação Cometa, Empresa Cruz, Expresso Itamarati ou São Raphael poderiam muito bem ser algumas concorrentes, principalmente pelo fato dessas companhias utilizarem a Rodovia Washington Luís para suas principais rotas. Araraquara acaba sendo a solução para quem quer chegar a São Paulo ou Campinas de forma mais rápida por contar com duas empresas concorrentes que prestam serviços eficientes.

Muitos ônibus provenientes de São Paulo em direção ao Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, passam por Matão através da Rodovia Brigadeiro Faria Lima e poderiam prestar seus serviços também para nossa cidade, sendo assim não seriamos obrigados a recorrer a Araraquara e seria sim mais uma opção de ônibus para cidades próximas como Jaboticabal, Bebedouro e Barretos.
Outra situação complicada é para os passageiros que pretendem ir até Ribeirão Preto. Simplesmente um absurdo, contar com apenas uma empresa, prestando dois horários ao dia (um deles extremamente cedo e outro extremamente tarde). Para efeito de comparação, bastam notar a quantidade de horários que duas empresas (Rápido D´oeste e Expresso Itamarati) de linhas suburbanas prestam de Jaboticabal para Ribeirão Preto por dia. Juntando as duas somam-se mais de 30 opções de horários, das 5 da manhã até à meia noite. Isso ainda não considerando os trajetos rodoviários, que Matão mesmo estando mais distante, não conta com essa opção, sendo obrigada a se contentar apenas ao ônibus circular que leva 2 horas e meia até Ribeirão Preto.

Para as cidades vizinhas, a melhor opção é mesmo ônibus para Araraquara (onde apenas duas empresas prestam o serviço) e contamos com uma quantidade de horários razoável e mesmo assim sem opções à noite ou aos finais de semana quando não existem mais horários ou esses diminuem drasticamente. Se o ônibus que segue até Ribeirão Preto é circular e não rodoviário, poderíamos ter uma linha dessa forma com destino a São Carlos, o qual a distância é bem menor. Taquaritinga dependemos de apenas uma empresa. Para Dobrada e Santa Ernestina são duas. Quando pensamos em outras cidades próximas de nossa região como Motuca, Nova Europa ou Gavião Peixoto, essas linhas não existem e devido a isso saímos no prejuízo, pois potenciais consumidores de nosso comércio, por exemplo, acabam consumindo em Araraquara, cidade que oferece linhas regulares de passageiros a eles.
Existe, portanto uma deficiência muito séria em relação a horários, empresas e itinerários em Matão que com o crescimento da cidade, precisam ser revolvidas de forma urgente.


Atual rodoviária

A rodoviária de Matão, projetada pelo arquiteto Paulo Barbieri e inaugurada no ano de 1978 não atende mais a demanda de passageiros da cidade nos dias de hoje, com uma realidade bastante diferente daquela dos anos 70. A locomoção rápida e para inúmeras localidades é atualmente uma questão que deve ser colocada como prioridade. A nossa rodoviária conta com uma série de fatores que impedem o desenvolvimento do transporte rodoviário em Matão, como algumas delas:


Localização no Centro:

as cidades que projetam novas rodoviárias hoje, fazem de tudo para situá-las próxima à principal rodovia ou em um corredor de acesso sem grandes bloqueios, trânsito, etc. As companhias de ônibus dão preferências a esses terminais rodoviários por diminuir o tempo, as distâncias e os gastos enfrentados por empresas e passageiros. Agora notem a distância percorrida de um ônibus da Washington Luís/Faria Lima até nosso terminal. Várias avenidas, semáforos, etc.


Estrutura ultrapassada:

Muitas empresas de ônibus hoje utilizam carros de dois andares, essas, no entanto não poderiam utilizar a nossa rodoviária, pois por apresentar uma baixa cobertura não permite o acesso desses ônibus.

Poucas plataformas:

A rodoviária de Matão conta com no máximo 4 plataformas e um mínimo espaço para ônibus suburbanos. Se houvesse um maior número de empresas servindo os matonenses, iria ocorrer uma desconfortável “fila de espera”.


Estrutura ao público:

a rodoviária de Matão praticamente não conta com banheiros públicos, caso aumentasse o número de passageiros, esses seriam insuficientes. Não há um local de espera decente, com poltronas confortáveis, etc. Não existe em nossa rodoviária espaço suficiente para guichês de vendas de passagens e nem para construção de novos restaurantes, lanchonetes, áreas de serviços, como guichês de informações, lan house, e muitas outras coisas.

Nesse sentido, o terminal rodoviário matonense já está bastante ultrapassado e é um dos principais motivos para nossa falta de opção de linhas e empresas.


Nova Rodoviária

Existe um projeto já há vários anos sobre a construção de uma nova rodoviária em Matão. O que deve ser lembrando é que isso não deve ser visto mais como um luxo e sim uma grande prioridade aos cidadãos e para o desenvolvimento de nossa cidade. Ainda não existe um local definido para a implantação desse novo terminal, mas o que tudo indica é que seja próximo a uma das importantes rodovias ou de fácil acesso a elas. Também não há uma data para o início das obras, pois isso depende além da Prefeitura, de recursos do Estado, do Governo Federal, processos licitatórios, e todas as outras burocracias pertinentes.
É urgente a construção dessa nova rodoviária em Matão. Quando um município facilita o fluxo de idas e vindas de pessoas, facilita o desenvolvimento de sua economia, pois junto com pessoas, circulam consumidores, serviços, ideias, cultura, empreendedorismo e muitas outras coisas que podem ser extremamente benéficas à Matão.
Uma nova rodoviária deixa de ser apenas uma questão de transportes e passa a ser um passo à frente da sociedade matonense, o nome de nossa cidade em muitos outros lugares e a exploração para o bem da população dessa posição privilegiada em meio a duas grandes rodovias que no quesito de transporte de passageiros matonenses, infelizmente está deixando muito a desejar.

A DEFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM MATÃO

Com a crescente frota de carros em nossa cidade e todas as facilidades que o cidadão tem para adquirir seu veículo próprio, talvez muita gente não se importe com a necessidade de um transporte público, eficiente e de qualidade em Matão. Porém ao mesmo tempo existe uma parcela significativa de pessoas e trabalhadores que dependem desse meio para seu deslocamento pela cidade.
Em primeiro lugar precisamos ter em mente que não podemos deixar se repetir aqui o mesmo erro que tantas outras cidades cometeram ao longo dos anos e hoje pagam por isso, que é a prioridade ao transporte individual em detrimento ao transporte coletivo. Como sabemos, muitas cidades têm dificuldades em organizar seu trânsito, precisam cada vez mais disponibilizar recursos para construção de pontes, viadutos, abrirem novas avenidas, etc. E isso mesmo que em menor proporção já vem sendo necessário aqui em Matão nos últimos anos.
Outra característica matonense é a grande distância que existe na cidade...



Temos uma população de 78 mil habitantes, porém o tamanho espacial é muito grande. Imaginem só uma pessoa que não tem veículo próprio para se deslocar de um bairro como São Judas Tadeu até a Nova Cidade? Realmente uma distância que dificilmente será fácil de ser percorrida a pé.
O objetivo deste post é mostrar que existe uma deficiência clara no transporte coletivo atual em Matão. As linhas de ônibus que existem são insuficientes e mal distribuídas pela cidade. Existe um ponto principal de transferência entre linhas apenas no centro e vias importantes não tem sequer uma linha de ônibus. Vocês já perceberam que se uma pessoa está na Avenida São Lourenço, e precisa ir até a Santa Rosa ela não tem nenhuma linha de ônibus que a serve? E que nessa que é uma importante via da cidade praticamente não há ônibus em toda sua trajetória? Não existe uma linha de ônibus que passe pela Prefeitura Municipal, pela Avenida Baldan de forma completa. E a ligação bairro-bairro? Não existe. Uma pessoa que está digamos na Vila Cardim e precisa ir até ao São José tem a obrigação de ir até o centro, tomar outra linha de ônibus e voltar ao bairro sendo que existe uma enorme avenida que faz essa ligação que poderia muito bem ter serviço de transporte coletivo.
Realmente a ineficiência do transporte público matonense é visível. E aos domingos? Esperar mais de uma hora para pegar um ônibus. Esse é um dos motivos que cada vez mais as pessoas compram e utilizam sem pensar duas vezes seu transporte individual ou então o serviço de moto-táxi que muitas vezes nem é regularizado, colocando em risco a segurança do passageiro.
O que precisamos é que as linhas sejam estruturadas de forma que faça uma ligação bairros-bairros/centro-bairro e não apenas do centro em direção aos bairros, que nas avenidas principais e pontos estratégicos da cidade o cidadão tenha opção de pelo menos duas linhas de ônibus.
Somente dessa forma, com transporte eficiente e de qualidade é que podemos conquistar a população a utilizar o transporte público, evitando que nossa cidade se transforme em um caos de carros e nos colocando na mesma situação que alguns outros lugares.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A mesma dificuldade apresenta Matão para quem quer viajar para outras cidades. Para quem já teve a desagradável necessidade de ir para Ribeirão Preto de ônibus já deve ter notado o absurdo dos horários. Apenas dois, um extremamente cedo e outro demasiadamente tarde. A escassez de companhias de ônibus que servem nossa rodoviária é absurda. Para quem precisa ir até São Paulo, existem horários de ônibus APENAS até as 14 horas. Ou seja, eu que já fiz muito esse trajeto Matão-SP, quando gostaria ou tinha a necessidade de viajar um pouco mais tarde tinha que recorrer até Araraquara.
Existem algumas explicações para isso, como rodoviária muito longe das rodovias ou pequena demais, porém o fato é que cidades de porte menor que Matão como Monte Alto, Itápolis e Taquaritinga têm muito mais opções de ônibus e empresas que servem suas cidades do que a nossa.
A condição do transporte público matonense precisa mudar e rápido, tanto para o deslocamento urbano quanto para o rodoviário, pois essa é a atual tendência de todos os lugares: transporte público, eficiente e de qualidade. Algumas cidades já fazem isso por extrema necessidade, nós podemos fazer para DAR O EXEMPLO.

O posto de atendimento da Viação Paraty em Matão onde podem ser resolvidos pequenos assuntos e reclamações, não deixe de fazer valer os seus direitos:


E você leitor? O que pensa sobre o transporte coletivo e rodoviário em Matão? Dê sua opinião! Participe!