Mostrando postagens com marcador público. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador público. Mostrar todas as postagens

Aprenda a falar em Público

Vai falar em público e não sabe por onde começar? o blog Matão hoje em dia vai te ajudar como preparar e pronunciar um discurso?
Ao preparar um discurso, pare por alguns momentos para refletir sobre o acontecimento e o público. Trata-se de uma ocasião formal ou informal? A que tipo de público você irá se dirigir? Por que razão o tema de que vai tratar interessa a esse público? Encontre as respostas para estas perguntas e tenha-as sempre presentes nas etapas seguintes.
Antes de escrever o discurso, anote os principais aspectos que quer abordar à medida que lhe vão ocorrendo (a menos que se trate de uma conferência ou de uma exposição técnica, limite-se a três ou quatro pontos). Resuma-os numa frase clara e reúna depois toda informação importante relativa a cada um deles.
Os fatos e as estatísticas podem ser importantes para o tratamento de um assunto; lembre-se, no entanto, de que uma história dramática da vida real ou uma piada bem contada e oportuna são muito mais propícias para prender o interesse do público. Preveja a hipótese de apoio visual, como gráficos, desenhos em cartazes ou em aparelhos de projeção, como o conhecido “Data Show” ou uma Lousa Interativa.

Depois de ter selecionado os pontos de que vai tratar, organize-os numa seqüência lógica para que derivem naturalmente um dos outros. Prepare com cuidado especial as primeiras frases do discurso, com os quais deverá expor sucintamente o tema, atrais a atenção dos ouvintes e indicar orientação das suas idéias.
Desenvolva o assunto na parte central do discurso. Por fim, em duas ou três fases, resuma novamente os pontos principais. Em função da ocasião, voe pode ter de fazer uma saudação, apresentar uma proposta ou uma mensagem de agradecimento. De qualquer maneira, procure fazer com que o encerramento do discurso tenha tanto impacto como no início.


Como ensaiar o Discurso?
Ordenadas as idéias e preparados a abertura e o encerramento do discurso, está na hora de dar os últimos retoques a sua exposição. Se quiser, pode escrevê-la na íntegra para decorá-la. Mas, a menos que você pretenda ler o discurso – o que geralmente não é aconselhável, pois se torna pouco natural e aborrecido para os ouvintes –, nem sempre é vantajoso escreve-lo.
É preferível escrever na íntegra apenas os primeiros e últimos parágrafos do discurso, tirando apontamentos resumidos do resto para desenvolver enquanto fala. Anote os pontos-chave, bem como a introdução e a conclusão, em cartões assim, como em programas de TV, no qual você possa guardar no bolso em ordem.
Ensaie o discurso, cronometrando-o para adaptá-lo ao tempo que dispõe.
Empregue palavras em frases curtas e claras, evitando uma linguagem muito técnica. Evite também as palavras que você tem dificuldade em falar. Ensaie na frente da família e amigos, e peça-lhes que lhe dêem uma opinião sincera. Junto com o visual que vai usar, ensaie gravando para depois ouvir e onde melhorar sua elocução.
Se possível, procure visitar o local onde irá discursar para se familiarizar com o local, acústica e o material que vai utilizar.

Como pronunciar o discurso?
Se você utilizar o recurso das fichas para ajudar em sua memória, procure olhar o menos possível para elas.
Fale alto e um pouco mais lentamente do que numa conversa normal, mas sem exagerar para não parecer pretensioso. Adote uma posição descontraída, com os pés ligeiramente afastados e os braços caídos do lado do corpo, ou apóie as mãos na mesa ou na estante á sua frente. Transmita o seu interesse ou entusiasmo através da voz, evitando um tom monocórdico, e olhe para o público sempre que puder. Depois de ter terminado espere um momento antes de se sentar.

A DEFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM MATÃO

Com a crescente frota de carros em nossa cidade e todas as facilidades que o cidadão tem para adquirir seu veículo próprio, talvez muita gente não se importe com a necessidade de um transporte público, eficiente e de qualidade em Matão. Porém ao mesmo tempo existe uma parcela significativa de pessoas e trabalhadores que dependem desse meio para seu deslocamento pela cidade.
Em primeiro lugar precisamos ter em mente que não podemos deixar se repetir aqui o mesmo erro que tantas outras cidades cometeram ao longo dos anos e hoje pagam por isso, que é a prioridade ao transporte individual em detrimento ao transporte coletivo. Como sabemos, muitas cidades têm dificuldades em organizar seu trânsito, precisam cada vez mais disponibilizar recursos para construção de pontes, viadutos, abrirem novas avenidas, etc. E isso mesmo que em menor proporção já vem sendo necessário aqui em Matão nos últimos anos.
Outra característica matonense é a grande distância que existe na cidade...



Temos uma população de 78 mil habitantes, porém o tamanho espacial é muito grande. Imaginem só uma pessoa que não tem veículo próprio para se deslocar de um bairro como São Judas Tadeu até a Nova Cidade? Realmente uma distância que dificilmente será fácil de ser percorrida a pé.
O objetivo deste post é mostrar que existe uma deficiência clara no transporte coletivo atual em Matão. As linhas de ônibus que existem são insuficientes e mal distribuídas pela cidade. Existe um ponto principal de transferência entre linhas apenas no centro e vias importantes não tem sequer uma linha de ônibus. Vocês já perceberam que se uma pessoa está na Avenida São Lourenço, e precisa ir até a Santa Rosa ela não tem nenhuma linha de ônibus que a serve? E que nessa que é uma importante via da cidade praticamente não há ônibus em toda sua trajetória? Não existe uma linha de ônibus que passe pela Prefeitura Municipal, pela Avenida Baldan de forma completa. E a ligação bairro-bairro? Não existe. Uma pessoa que está digamos na Vila Cardim e precisa ir até ao São José tem a obrigação de ir até o centro, tomar outra linha de ônibus e voltar ao bairro sendo que existe uma enorme avenida que faz essa ligação que poderia muito bem ter serviço de transporte coletivo.
Realmente a ineficiência do transporte público matonense é visível. E aos domingos? Esperar mais de uma hora para pegar um ônibus. Esse é um dos motivos que cada vez mais as pessoas compram e utilizam sem pensar duas vezes seu transporte individual ou então o serviço de moto-táxi que muitas vezes nem é regularizado, colocando em risco a segurança do passageiro.
O que precisamos é que as linhas sejam estruturadas de forma que faça uma ligação bairros-bairros/centro-bairro e não apenas do centro em direção aos bairros, que nas avenidas principais e pontos estratégicos da cidade o cidadão tenha opção de pelo menos duas linhas de ônibus.
Somente dessa forma, com transporte eficiente e de qualidade é que podemos conquistar a população a utilizar o transporte público, evitando que nossa cidade se transforme em um caos de carros e nos colocando na mesma situação que alguns outros lugares.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO
A mesma dificuldade apresenta Matão para quem quer viajar para outras cidades. Para quem já teve a desagradável necessidade de ir para Ribeirão Preto de ônibus já deve ter notado o absurdo dos horários. Apenas dois, um extremamente cedo e outro demasiadamente tarde. A escassez de companhias de ônibus que servem nossa rodoviária é absurda. Para quem precisa ir até São Paulo, existem horários de ônibus APENAS até as 14 horas. Ou seja, eu que já fiz muito esse trajeto Matão-SP, quando gostaria ou tinha a necessidade de viajar um pouco mais tarde tinha que recorrer até Araraquara.
Existem algumas explicações para isso, como rodoviária muito longe das rodovias ou pequena demais, porém o fato é que cidades de porte menor que Matão como Monte Alto, Itápolis e Taquaritinga têm muito mais opções de ônibus e empresas que servem suas cidades do que a nossa.
A condição do transporte público matonense precisa mudar e rápido, tanto para o deslocamento urbano quanto para o rodoviário, pois essa é a atual tendência de todos os lugares: transporte público, eficiente e de qualidade. Algumas cidades já fazem isso por extrema necessidade, nós podemos fazer para DAR O EXEMPLO.

O posto de atendimento da Viação Paraty em Matão onde podem ser resolvidos pequenos assuntos e reclamações, não deixe de fazer valer os seus direitos:


E você leitor? O que pensa sobre o transporte coletivo e rodoviário em Matão? Dê sua opinião! Participe!