Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

Recall de Silicone coloca mulheres em alerta

O recall de implantes de silicone vem dando o que falar nos EUA. O produto, chamado de Axxent FlexiShield Mini, é uma "almofada" de tungstênio e silicone utilizada temporariamente em mulheres que receberam alta dose de radiação após passarem por retirada parcial.
A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de venda de remédios e alimentos, classificou o recall como um dos mais sérios da história. "Há situações em que o uso deste produto pode causar sérias reações adversas e, até mesmo, morte", diz o comunicado da agência. As informações são do "The New York Times".
Pesquisas recentes revelaram que o tungstênio é perigoso para a saúde a longo prazo. O tungstênio se desprende do implante e torna as mamografias difíceis de ler. As partículas do metal parecem calcificações cancerosas ou podem esconder calcificações reais e interferir no diagnóstico. Vinte e nove mulheres foram afetadas, de acordo com a FDA.
Preocupadas com o efeito do tungstênio no organismo, algumas mulheres já consideram a retirada total do seio para ficarem livres das partículas.

Hospital do Bairro Alto, a lenda está virando realidade!

Os investimentos em saúde e para melhorar a qualidade de vida da população matonense estão à todo vapor. Nos últimos anos vimos uma série de mudanças, ampliações e novas instalações no Hospital Carlos Fernando Malzoni. Mas além disso, as PSF e as UBS da cidade também terão mudanças nos próximos meses. Os que podemos notar é a evoluação da contrução do Hospital do Bairro Alto, promessa antiga de vários governantes e que só agora está tendo sua construção de fato alcançada.
A primeira fase da obra já está concluída conforma noticia a própria Prefeitura Municipal a qual compreende a parte estrutural dos seis pavimentos do primeiro bloco.
A Prefeitura de Matão iniciou a construção do HBA em 2009, com investimento inicial de R$ 1,4 milhão, utilizando recursos próprios do município. O projeto envolve uma área total de 10.940 m², localizada na Rua José Simão Kfouri, no Jardim Vivelândia.
O Secretário de Serviços Municipais, Geraldo Lesbão Meira, o Mineiro, explica que a obra encontra-se na parte de disforma, que é a retirada das madeiras do último andar. "Após cada etapa da concretagem é necessário aguardar o período de secagem para depois retirar as madeiras. Mas agora, com o primeiro bloco concluído a próxima etapa da obra será o fechamento e o acabamento do primeiro andar, que receberá a UPA", citou.

Para instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o prefeito Adauto Scardoelli apresentou projeto junto ao Ministério da Saúde. A proposta foi encaminhada pelo Deputado Federal João Paulo Cunha e foi aprovada pelo Governo Federal, que vai liberar R$ 1,4 milhão para construção e instalação dos equipamentos. "Os projetos estão concluídos e o Ministério da Saúde já autorizou a licitação da obra.

Portanto, em breve os serviços desta etapa serão iniciados", explica o Secretário, ressaltando que a etapa seguinte será o fechamento dos outros cinco pavimentos e a construção do bloco do elevador. "O primeiro andar já receberá de imediato toda a parte de elétrica e hidráulica, mais os equipamentos da UPA. Posteriormente, faremos o acabamento nos demais pavimentos e a construção do elevador, que atenderá todos os andares".
São mais investimentos, mais infra-estrutura de saúde e mais crescimento e desenvolvimento para a cidade de Matão.

Construção do novo Centro de Reabilitação Infantil em Matão

Investimentos em saúde e educação são realizados em nossa cidade, e as crianças as quais necessitam de um cuidado mais especial agora irão ganhar um local com maior infra-estrutura e instalações adequadas para que possam ser realizadas suas atividades sociais e tratamentos necessários. A prefeitura de Matão está construindo o novo Centro de Reabilitação Infantil, mais conhecido como Centrinho.
A obra terá um custo total de R$ 465 mil e será executada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde que liberou, por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Adriano Diogo, o montante de R$ 350 mil. A contrapartida do município será de R$ 115 mil.
Com uma área construída de 428,28 metros quadrados, o prédio está sendo edificado na Avenida Antonio Tanaka, no Residencial Vila di Capri, ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
O novo Centrinho contará com uma estrutura completa com salas de atendimento específico para cada especialidade. Serão construídas treze salas para serviço social, espera, atendimentos individuais e em grupo, fisioterapia e terapia ocupacional, além de cozinha, arquivo, fraldário, área de serviço e cinco sanitários, sendo um adaptado para pessoas com deficiências. Haverá ainda, um parque infantil com equipamentos lúdicos para o desenvolvimento de atividades terapêuticas.

O prefeito Adauto Scardoelli disse que a construção deste novo espaço é um complemento à política pública de saúde que garante atendimento de qualidade para a população. "Estamos muito satisfeitos em poder dotar nossos centros de atendimentos de uma estrutura apropriada que garante a melhoria do excelente trabalho já desempenhado por nossos profissionais. Foi assim com as novas sedes do CAPS e do PSF do Bom Jesus. No caso específico do Centrinho, estamos ainda mais felizes porque proporcionaremos melhor qualidade de vida para nossas crianças".

Elaine Cristina Magni Freitas, Diretora do Centrinho, explica que o novo prédio possibilitará o aumento e a melhoria do atendimento. "Teremos espaços adequados para cada especialidade, inclusive para crianças com deficiências. Isso permitirá o desenvolvimento apropriado de cada um dos tratamentos realizados na unidade. Desde já queremos agradecer ao prefeito Adauto Scardoelli, ao Deputado Adriano Diogo e a todos que se empenharam para conquistarmos este espaço importantíssimo que garantirá o desenvolvimento físico e mental dos nossos pequenos cidadãos", salienta.
Centrinho
O Centro de Reabilitação Infantil "Dra. Maria Paula Gatti" funciona atualmente na Rua Cesário Mota, 1660, no Centro. Mantido pela Prefeitura de Matão, atende crianças de 0 a 13 anos que apresentam deficiências físicas ou mentais, transtornos do desenvolvimento e emocionais, distúrbios neurológicos e psiquiátricos, síndromes ou alterações de fala e linguagem (atrasos, trocas, voz e gagueira).
O atendimento envolve as áreas de Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psiquiatria e Neurologia. O Centrinho desenvolve também projeto voltado para o acompanhamento de bebês que apresentam atraso ou fatores de risco que possam dificultar o seu desenvolvimento.
Para encaminhar as crianças ao Centrinho os interessados devem telefonar para o número 3384-7340 e agendar horário para avaliação do caso As crianças poderão ser encaminhadas pelos pais, professores ou médicos.
Essa é sem dúvida mais um grande investimento da prefeitura em nossa cidade, o qual todos devem ser olhados de forma igualitária e todos necessitam da atenção adequada de nosso poder público, inclusive as crianças do Centrinho, as quais merecem sempre um pouco mais de atenção e carinho.

Matão terá um Centro de Hemodinâmica

Matão está crescendo a passos largos quando o assunto é saúde. Uma realidade às vezes diferente de outras cidades da região e o País como um todo, no município pode se considerar privilegiada nesse sentido. O Hospital Carlos Fernando Malzoni é um dos mais bem estruturados eficientes do Estado. Além disso, Matão conta com UTI neonatal inaugurada esse ano e centro de hemodiálises, o que muitas cidades de grande porte e capitais não tem.

Será construído agora no Hospital Carlos Fernando Malzoni um Centro de Hermodinâmica
que atenderá os procedimentos cardíacos, cateterismo, angioplastia, procedimentos neurocirúrgicos, como cirurgia de aneurisma e procedimento de cirurgia vascular.
As obras devem durar cerca de seis meses. Além do Centro de Hemodinâmica, o Hospital construiu, neste ano, a UTI Neonatal e o Centro de Hemodialise.
De acordo com a administradora do Hospital, Denise Câmara Minelli, a instalação desses centros é de grande importância pois ajuda a salvar vidas, já que o atendimento é mais rápido. "Os pacientes não precisarão mais de transferência para outras cidades da região para realização desses procedimentos. Com a construção da UTI Neonatal e dos Centros de Hemodialise e Hemodinâmica elas terão um atendimento ágil e em Matão, o que com certeza poderá salvar a vida desses pacientes".

A administradora pede, ainda, a colaboração da população matonense."A entrada das visitas aos pacientes internados continuam pela avenida Siqueira Campos, porém agora, elas passarão em frente ao raio x e laboratórios do Hospital para chegar nos pavimentos de internação. Pedimos a colaboração da população com essas mudanças".

Realmente é algo muito importante para os matonenses terem esse tipo de instalação hospitalar, para que nossos cidadãos sejam atendidos aqui mesmo e não precisem recorrer a outras cidades e outros hospitais, evitando assim deslocamentos, transtornos e tratando de seus problemas o mais rápido possível. Devemos lebrar também que a construção do Hospital do Bairro Alto (HBA) está em ritmo acelerado, contando com todo o apoio às alas de maternidade e hospital infantil, além de um pronto socorro de urgência e emergência, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU.
Matão cada vez mais se torna referência regional em saúde.
Colaboração: Saiba Já

Matão participa da campanha mundial contra diabetes

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de novembro, atividades de prevenção do Diabetes, com distribuição de folhetos explicativos e orientação da população nos postos de saúde e unidades do PSF (Programa Saúde da Família).

"Vamos Controlar o Diabetes Agora", é o tema do Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de Novembro. As atividades estão associadas a uma campanha mundial que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) e da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), visando esclarecer a importância da educação baseada na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações; a conscientização dos sinais de alerta do diabetes; promover ações que incentivem o diagnóstico precoce; redução dos principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados e ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

José Francisco Dumont, Secretário Municipal de Saúde, ressalta que é de extrema importância a estratégia de prevenção e monitoramento, não só para as pessoas que possuem o diabetes, mas também para aqueles que fazem parte do grupo de risco. "Prevenir é um investimento muito melhor do que o tratamento. Entender o impacto do diabetes na saúde e saber como evitar ou retardar o aparecimento e suas complicações são fundamentais. O acompanhamento das pessoas com diabetes já é feito normalmente pela rede municipal de saúde, por isso, a idéia da campanha é o diagnóstico precoce, que visa evitar maiores complicações", completa Chico Dumont.

Fatores de Risco e Sintomas


Os fatores de risco do Diabetes são obesidade e sobrepeso (inclusive a obesidade infantil), sedentarismo, intolerância à glicose identificada por exames, hábitos alimentares não saudáveis, idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II), pressão e colesterol altos, histórico familiar de diabetes e acúmulo de gordura abdominal.

Já os principais sintomas são o aumento do número de vezes de urinar, sede excessiva, excesso de fome, perda rápida de peso, fadiga, cansaço, desânimo e irritabilidade. Os diabéticos tipo II também apresenta infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés. Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas.

As complicações decorrentes da doença envolvem queixas visuais com perda significativa da visão; alterações cardíacas como a hipertensão arterial; obesidade e alterações de gorduras que podem levar ao infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca circulatórias, com a obstrução dos vasos sanguíneos prejudicando a irrigação das extremidades, principalmente os membros inferiores (pernas e pés) e ainda contribuindo para a ocorrência de AVE (Acidente Vascular Encefálico ou Derrame); insuficiência renal (perda da função renal), sendo necessário hemodialise e/ou transplante; perda da sensibilidade, entre outras.

O diabetes pode ser detectado através de testes simples que avaliam a quantidade de açúcar no sangue. Mas o diagnóstico deve ser comprovado através do exame laboratorial de sangue (glicemia), que deve ser realizado pela manhã em jejum de pelo menos 8 horas (uma noite) e o resultado igual ou superior a 110mg/dl é sugestivo de diabetes.

As pessoas que apresentam os sintomas e fazem parte do grupo de risco devem fazer o exame de glicemia, que pode ser solicitado por médicos da rede pública de saúde. Em Matão estão disponíveis para o atendimento na rede pública dois médicos endocrinologistas especialistas em Diabetes e seus males e os postos de saúde estão preparados para esclarecer eventuais dúvidas e realizam o exame gratuitamente.

Estatísticas

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Matão são 3.327 pacientes diabéticos cadastrados no Hiperdia, programa do Governo Federal onde são cadastrados diabéticos e hipertensos para inclusão de dados no Ministério da Saúde.

Desse total, em torno de 1.200 são insulino-dependentes e recebem os insumos (insulina, seringa, aparelho e fitas para glicotestes), ressalvados os que realizam o acompanhamento nos consultórios particulares. Vale ressaltar que todos os insulino-dependentes atendidos ou não na rede pública têm direito a esses insumos. Existe ainda uma estatística de que 50% dos pacientes diabéticos não estão diagnosticados.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Diabetes está utilizando intensamente as redes sociais como ferramentas para divulgar a campanha e orientar a população. Para mais informações acesse o site da Sociedade Brasileira do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.org.br) ou procure o posto de saúde "Angelina Torquato Marchesan", na Rua Yolanda Tagliavini Groppa, nº 249, no bairro Las Lomas (BNH), ou ainda pelo telefone 3384-5391.

Prefeitura de Matão promove campanha contra o câncer de útero

A Prefeitura de Matão em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos está promovendo mais uma etapa do programa de conscientização e de prevenção do câncer de colo do útero, palestras e plantões para realização do exame de Papanicolaou, que detecta a doença. Em Matão, o exame é realizado em todos os postos de saúde e unidades do PSF, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00. As interessadas devem levar o cartão SUS e o RG. Todas as mulheres, a partir da primeira relação sexual, devem realizar o exame pelo menos uma vez por ano.
Vale lembrar que esse tipo de exame é de vital importância para todas as mulheres, sendo assim, essa campanha é mais do que essencial e deve ser amplamente divulgada, inclusive com o apoio do Blog Matão Hoje em Dia. As mulheres de nosso município devem saber sobre isso e aproveitar para checar se a saúde está em dia.

Palestras foram realizadas em nosso município através do médico do Hospital do Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Pereira de Almeida, o qual ministrou aulas e esclarecimentos para profissionais da saúde e divulgou campanha na mídia para a população. "O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais mata a população feminina, só perdendo para o de mama. Por isso, estamos intensificando a campanha de prevenção para que esta região alcance índices de primeiro mundo, com 70% das mulheres realizando o exame pelo menos uma vez por ano", explica o médico.

Porém, o médico lembra que se for detectado no início, o câncer de colo de útero é 100% passível de cura e, acrescenta que as mulheres que não têm mais o útero, também devem fazer o exame. O mesmo acontece com as mulheres que não têm mais relações sexuais, pois o vírus HPV, causador da doença, pode permanecer no organismo por até 20 anos? O câncer de colo do útero só vai matar as mulheres que não têm a informação da necessidade da realização do exame. Por isso, quero agradecer o secretário municipal de saúde e o prefeito Adauto por trazer o programa ao município, cita.
O Secretário Municipal de Saúde José Francisco Dumont explica que, depois de realizado o exame e constatada a existência da doença, a paciente será convocada e acompanhada pelos médicos do Hospital de Câncer de Barretos. "Agradecemos o Hospital do Câncer de Barretos, na pessoa do doutor Marcelo que está realizando um grande trabalho em Matão, principalmente quanto ao treinamento dos nossos profissionais de saúde e adianto que o prefeito Adauto Scardoelli já autorizou a execução permanente do programa para combater a doença em nosso município", relata.

Dieta Higienista! Limpe o organismo e obtenha o bem - estar

Sentindo-se cansada, pesada, cheia? Você pode estar precisando fazer uma limpeza orgânica. Isso mesmo! Conheça a dieta higienista, que limpa, desintoxica e energiza o corpo.
A sensação de bem-estar é alcançada por meio da melhora do trânsito intestinal, da digestão e da assimilação dos nutrientes. Rica em antioxidantes, a dieta higienista diminui a ação dos radicais livres. Mas, atenção, ela só pode ser feita, no máximo, duas vezes na semana.
A quantidade dos alimentos varia de acordo com as necessidades individuais. No entanto, nos dias que fizer a dieta, evite consumir leite, refrigerante, café, chá preto, carne vermelha, cereais refinados (arroz, farinha e açúcar branco) e doces.
Não deixe faltar no cardápio alimentos funcionais, que protegem o organismo de doenças crônico-degenerativas, como pimentões, repolho, brócolis, couve, peixe, tomate, abacate, pimenta vermelha, iogurte, uvas vermelhas, alho, limão, abacaxi, cenoura, gergelim, cebola , soja e seus derivados.

Selecionamos um cardápio de exemplo de uma dieta higienista:


CAFÉ DA MANHÃ:
Abacaxi ou mamão = papaína e bromalina
Cereais integrais (aveia em flocos ou granola) = vitaminas do complexo B e rico em fibras solúveis
Iogurte desnatado = lactobacillos
Mel ou açúcar mascavo = energia


COLAÇÃO:

Frutas = vitaminas antioxidantes

ALMOÇO:
Saladas com frutas = fibras e vitaminas
Legumes no vapor = ácido fólico e magnésio
Arroz integral ou macarrão integral = alimentos energéticos ricos em cromo e zinco
Peixe grelhado ou atum ou ovo caipira = fonte de ômega 3
suco de limão = vitamina C e adstringente de gorduras

TARDE:
Iogurte desnatado ou leite de soja = isoflavonaCereal Integral = barra de cereal ou pão integral (fonte de energia)Frutas = in natura ou salada de frutas (vitaminas antioxidantes)


JANTAR:
Suco de uva ou vinho tinto = bioflavonóides
Saladas Mista ou Sopão de verduras = fibras e minerais
Queijo Branco ou Tofú = fonte de cálcio e proteínas
Pão integral = rico com fibras e ferro


CEIA:
Salada de frutas e leite fermentado


OBS:

Regar as refeições com azeite de oliva, gergelim e usar 2 a 3 castanha do pará. Eles são fonte de ômega 3. Não deixe de beber chá verde e, no caso de fome, consuma mais frutas.

Fonte:  Aqui

Matão contará em breve com o SAMU 192

Matão em muito breve contará com uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) o qual várias outras cidades brasileiras já contam com esse tipo de atendimento, especializado principalmente para socorros de média e séria complexidades, muitas vezes ligadas ao trânsito.
O crescimento de nossa cidade tem demonstrado algumas situações que vem ocorrendo de forma cada vez mais constante, como acidentes envolvendo carros, motocicletas e atropelamentos e isso precisa de uma resposta rápida aos cidadãos envolvidos os quais necessitam serem socorridos de forma rápida e eficiente. Por enquanto, o atendimento 192 em Matão é prestado através das ambulâncias do “Resgate” as quais são pertencentes ao Corpo de Bombeiros. Atendimento médico de urgência não é um objetivo dos Corpos de Bombeiros, instituição criada para outros fins, e sim, exatamente de um serviço médico propriamente dito.

Através de médicos, enfermeiros e pessoal mais bem preparado para esse tipo de ocorrência, a pessoa que estiver precisando de ajuda poderá ter uma maior certeza que seu problema será solucionado da melhor forma possível e que a equipe fará de tudo para levá-lo a um hospital e que ocorra a preservação da vida.
Aqui na nossa cidade, a implantação do SAMU vai ser de extrema importância para que os cidadãos matonenses possam usufruir de um dos melhores serviços públicos brasileiros, o qual cidadãos de outras cidades já podem contar e confiar.

O QUE É O SAMU?

O SAMU é um serviço criado pelo Governo Federal no ano de 2005, tendo como referência a experiência francesa desse tipo de suporte aos cidadãos. Criado em 1986 o SAMU (Service d´Aide Medicale d´Urgence) é hoje considerado o melhor do mundo e o serviço brasileiro é nele espelhado, ou seja, com a intenção de ser um atendimento rápido e o qual os brasileiros possam prontamente confiar, assim que for necessário utiliza-lo.
Levando em consideração que com a criação de SAMU, o Corpo de Bombeiros e as ambulâncias de muitos hospitais em várias cidades brasileiras estarão livres para prestar o atendimento ao qual são competentes. Vamos tomar, por exemplo, os Bombeiros. Imaginem uma situação a qual ocorre um acidente de trânsito com vítima e é deslocada uma viatura do Resgate e naquele mesmo momento ocorre um incêndio ou um resgate de vítima em alguma outra situação como presas em elevadores, queda de crianças em poços, soterramentos, entre outros, sendo que nessas situações de fato o Resgate deve ser utilizado.
Os profissionais dos Bombeiros podem ajudar com os grandes conhecimentos de primeiros-socorros que possuem, mas em situações complexas médicos, para-médicos e enfermeiros é mais que essencial.

COMO FUNCIONA O SAMU

O SAMU é um serviço o qual tem a competência de ser conhecido como “hospital sobre pneus”, pois é isso mesmo que acontece, a primeira intervenção hospitalar para socorrer feridos imediatamente.
Médicos, para-médicos, enfermeiros, medicamentos, aparelhos (como desfibrilador) e a UTI móvel são utilizadas.

O SAMU conta:
• USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves
• USB – Unidades de Suporte Básico
• VT – Veículos de Transporte são usadas em casos mais simples.
• MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.
• AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.
• HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.
Em Matão ainda não foi definido quantas ambulâncias e de quais características dessas acima citadas constarão na cidade.

LOCALIZAÇÃO DO SAMU EM MATÃO

Inicialmente a sede do SAMU estará localizada na Avenida Trolesi, próximo à Vila Buscardi, Aeroporto e Monte Carlo. Lá iniciarão as primeiras atividades, será a central de atendimento 192, assim como onde estarão localizadas as ambulâncias.
Posteriormente, o SAMU em Matão será transferido para a sua sede definitiva que ficara na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Hospital do Bairro Alto, o novo hospital que está sendo construído na cidade. Nesse local estará o novo pronto socorro de urgência e emergência matonense e onde de imediato serão encaminhadas as vítimas atendidas pelo SAMU. O Pronto Socorro do Hospital Carlos Fernando Malzoni também auxiliará no atendimento.
Esse é mais um serviço que a população de Matão poderá contar uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura que trará um maior suporte à nossa sociedade em casos de acidentes e de urgência, através de uma equipe altamente qualificada, preparada e competente.

Dicas de como fazer uma caminhada corretamente

Os benefícios e a importância dos exercícios físicos são cada vez mais amplamente divulgados e incentivados. Praticar atividade física é algo que além de ajudar a manter a saúde de nosso corpo, auxilia também na melhora da qualidade de vida.

A caminhada é considerada uma das formas mais saudáveis de movimentar o seu corpo, principalmente para aqueles que sofrem de problemas como hipertensão, má circulação, diabetes, colesterol ou estão acima do peso. Porém como toda atividade física, caminhar também exige atenção e cuidados para que não seja praticada de forma incorreta, gerando dessa forma problemas, ao invés de auxiliar na saúde.
O Blog Matão Hoje em Dia trás então algumas dicas do que não deve ser feito quando for praticar uma caminha, confira então os 10 erros mais comuns no exercício da caminhada:

1- Cabeça baixa. Ficar olhando para o chão enquanto você caminha pode levar a problemas com suas costas, pescoço e ombros. Ao invés disso, mantenha-se ereto, com elegância, com seu olhar a uns 10 ou 20 metros à frente.

2- Corpo Inclinado. Inclinar o corpo para frente ou para trás, mesmo que levemente, pode resultar em dor nas costas. Mantenha-se ereto, mas com os ombros relaxados. Deixe o seu queixo para frente e paralelo ao chão. Tente manter a musculatura abdominal contraída, elevando levemente sua pélvis, projetar os ombros levemente para trás, como se você se sentisse mais alto, sem que sua coluna se curve.

3- Sobrepasso. Concentre-se em andar com uma passada mais curta (à frente) enquanto tenta prolongar o contato do pé para trás, “empurrando” o chão. Pode ser difícil no começo, mas você verá como sua caminhada se tornará mais eficiente, rápida e menos cansativa.

4- Sem braço. Caminhas sem movimentar os braços é um erro. Use seus braços para aumentar a capacidade e a potência de sua caminhada. Procure dobrar levemente seus cotovelos e balance-os naturalmente para frente e para trás.

5- Braços abertos. Movimentar os braços demasiadamente também é um erro. Ao invés disso, mantenha-os, junto ao seu corpo, movimentando-os para frente e para trás. Não balance para os lados. Mantenha suas mãos naturalmente abertas e sempre abaixo do tórax.

6- Pressa. Caminhar é antes de tudo um prazer. Portanto, reserve um horário para você e agende compromissos em horários mais flexíveis. Não tenha pressa de caminhar.

7- Respiração. É muito importante que você preste atenção à sua respiração. Evite respirar pela boca, pois o nariz e as mucosas das vias respiratórias devem filtrar o ar e aquece-los para seus pulmões.

8- Suar emagrece. Tem pessoas que usam certas vestimentas com plástico, com o intuito de suar para emagrecer. Isso é um grande erro. O nosso corpo utiliza-se da transpiração para regular a temperatura corporal, o que é vital para o bom funcionamento de todo nosso organismo.

9- Jejum. O nosso corpo necessita de energia para qualquer atividade física. Alimente-se sempre que for fazer exercícios físicos, preferindo uma refeição leve e que possa ser digerida rapidamente. Consulte um profissional competente para as orientações necessárias de uma dieta específica para seu caso.

10- Não consultar o médico e o profissional de educação física. É um erro pensar que, se estamos nos sentindo bem, não seja necessária a consulta ao médico. Doenças como hipertensão e diabetes são assintomáticas e se não detectadas ou tratadas a tempo podem complicar a nossa saúde.

Conheça e aprenda a fazer o "Suco Vivo"


Hoje em dia a questão da alimentação saudável é cada vez mais importante em nossas vidas, principalmente para as mulheres, o qual o organismo exige alguns nutrientes de uma forma mais regular do que os homens. Porém a correria do dia não nos permite que ingerimos saladas, legumes e frutas constantemente e de maneira adequada como é recomendada pelos profissionais de saúde e da forma que nosso corpo precisa.
Uma das soluções seria a ingestão desses alimentos em forma de sucos, não vários sucos, mas apenas um, o chamado
suco vivo.


Suco Vivo

O suco vivo é uma concentração de ingredientes frescos altamente nutritivos que conta com a adição de grãos germinados, sendo esses o grande segredo do suco. Tomando um copo de suco vivo é como ingerir uma salada bem reforçada, com vários ingredientes espremidos num copo de suco.

O suco vivo é preparado com maçã, folhas, legumes, raízes e grãos germinados, todos os ingredientes são crus e as fibras insolúveis são coadas. Não existe a necessidade de adicionar água, açúcar ou qualquer tipo de adoçantes, os próprios alimentos deixam o suco com um sabor doce.


Quais os benefícios do suco vivo?

Entre os benefícios do suco vivo, podemos citar que a bebida é uma ótima fonte de cálcio, ferro, aminoácidos, zinco, antioxidantes, minerais, gordura boa para o corpo, vitaminas A, B, C, D, E, F, G, H. O suco é alcalino e riquíssimo em enzimas, antioxidantes, minerais e oligoelementos, características que fazem o suco vivo ser um grande aliado na prevenção de doenças degenerativas e no retardamento do envelhecimento.

Por ter digestão e absorção rápidas pelo organismo, o suco vivo promove aumento da aumento da energia e da disposição no dia-a-dia e melhora o desempenho físico. Além disso, elimina a chamada “fome oculta” e o melhor, sem engordar.


Como fazer o suco vivo?

Anote a receita, siga corretamente os passos e aprenda a fazer o suco vivo em casa.

Ingredientes:
- 1/2 pepino com casca
- 2 maçãs com casca
- 1 dedo de gengibre sem casca
- 1 cenoura
- 2 folhas de couve
- 1 talo de salsão

- 1 punhado de salsa
- 1 a 3 ramos de agrião
- 1 punhado de hortelã
- 1 punhado de sementes germinadas
- 1 punhado de grama de trigo (clorofila) *saiba como germinar grãos logo abaixo

Modo de preparo:
Separe as frutas e verduras. Corte a maçã, o pepino, o gengibre e a cenoura em pedaços pequenos e bata no liquidificador. Acrescente os grãos germinados e as folhas verdes. Coe a mistura usando um coador fino, de pano ou material sintético não absorvente. O suco vivo está pronto para beber!

*Como germinar grãos
Você pode usar sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros, como trigo, girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc. 
Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos orgânicos em um vidro, cubra com água limpa e deixe de molho por uma noite (8 horas). Cubra o vidro com um pedaço de filó ou tecido permeável e prenda-o com um elástico.
Escorra a água do recipiente enxágüe bem com água limpa. Ponha o vidro em um escorredor em local arejado. Enxágüe duas ou mais vezes por dia, especialmente nos dias quentes.
O tempo de germinação varia de grão para grão. O ideal é usá-los assim que sinalizarem o início da germinação, quando se forma uma pontinha. Este é o ponto mais nutritivo do grão.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br