Mostrando postagens com marcador esportes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador esportes. Mostrar todas as postagens

Acessibilidade em Matão: entrevista com o paratleta Renato Risoli


Por Gregório Luiz Anaconi

Quando o assunto é cidadania e uma sociedade que respeita todos os seus indivíduos, esse assunto deve ser tratado por completo. Na última década, melhorou sensivelmente a questão de acessibilidade nas cidades brasileiras para os chamados PNEs (Portadores de Necessidades Especiais). Vale lembrar, que PNEs são todos aqueles que possuem algum tipo de limitação física, seja por deficiência ou aquelas que vieram por conseqüência de acidentes ou pelo avanço da idade.
Em Matão, a cidade vem investindo em infra-estrutura para atender aos anseios e melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população, a qual por pagar seus impostos, tem os mesmos direitos constitucionais de ir e vir, diversão, cultura e lazer com autonomia e preservando sua integridade física e moral.
O Blog Matão Hoje em Dia entrevistou o paratleta matonense Renato Risoli, que dentre outras coisas destacou a questão da acessibilidade na cidade de Matão, incentivos para os paratletas e lembrou que “todos nós iremos nos tornar portadores de necessidades especiais”. O jovem matonense de 20 anos, e portador de necessidades especiais desde a infância, foi campeão, em várias competições pela modalidade natação e nos conta um pouco dessa trajetória. Confira a entrevista:


Blog Matão Hoje em Dia: - Com quantos anos você começou a praticar natação?


Renato Risoli: - Desde os cinco anos de idade. E aos 17 anos disputei minha primeira competição que foi o Circuito Loterias Caixa.

Blog: - Quais as competições que já disputou e os títulos que já ganhou?


Risoli: - Já disputei o Circuito Loterias Caixa, que é uma etapa nacional a qual sou Tri-Campeão. Sou Tri-Campeão também pelos Jogos Regionais e Bi-Campeão pelos Jogos Abertos do Interior.

Blog: - Como você avalia a situação do esporte para Portadores de Necessidades Especiais no Brasil (patrocínios, incentivos, etc.)?

Risoli: - Acho que ainda falta bastante o interesse dos patrocinadores, principalmente das empresas aos paratletas brasileiros, inclusive, para podermos nos dedicar mais e ter ótimos desempenhos nas Paraolímpiadas de Londres no próximo ano e no Rio em 2016. Um exemplo seriam bolsas de estudo, centros de treinamentos e infra-estrutura adequada voltada ao paraatletismo, ajuda em viagens e até mesmo uma maior divulgação para tornar o paraesporte mais próximo das pessoas.

Blog: - Qual o apoio existente em Matão para Portadores de Necessidades Especiais, como instituições e outros tipos de apoio direto por parte do poder público?

Risoli: - A gente tem em Matão, apoio por parte da Prefeitura no transporte e alimentação, assim como associações como a ADEMA (Associação dos Deficientes de Matão) que estão aí para auxiliar pessoas com necessidades especiais. Além disso, existe o clube AMEL que libera o local para treinamentos e lazer.

Blog: - Qual a situação da acessibilidade em Matão? Tanto na própria cidade (como calçadas, pavimentos), e também acessos à prédios públicos, lojas, shows e eventos?

Risoli: - Falo pra vocês que já melhorou bastante nos últimos anos, mas mesmo assim, ainda longe do ideal. Em muitos prédios públicos, shows, etc ainda existem apenas escadas e nenhum outro tipo de acessos como rampas. Os banheiros em eventos como esses são totalmente sem condições para nós. Como um cadeirante irá se sentir confortável onde não existe sequer um banheiro adaptado? E se estamos pagando ou mesmo que seja um evento público, temos os mesmos direitos.

Blog: - Qual a mensagem que você gostaria de deixar estampada aos nossos governantes à respeito da situação dos PNEs no Brasil hoje??

Risoli: - Não só para os governantes, como para todos de uma forma geral. Pessoal, todo mundo um dia vai ser PNEs, então vamos procurar não parar em uma vaga de cadeirante ou de idoso em estacionamentos, ajudar sempre que possível uma pessoa em dificuldade de mobilidade ou outra condição. Pensar também nas empresas, para que essas apenas não cumpram a lei, mas pensem em vagas para os portadores de necessidades especiais como um trabalhador.
Para a prefeitura e os vereadores, procurem aumentar os projetos para acessibilidade em prédios, ruas e escolas para facilitar a nossa luta nossa dia-a-dia.

Estoril, o melhor time de basquete que Matão já teve!

No esporte, ao decorrer dos anos, Matão lançou vários esportistas nas mais diversas modalidades de cunho nacional e internacional, mostrando-se incentivadora na questão e aplicação a pratica do esporte aos seus habitantes e dessa forma tornando-se, também, conhecida pelos atletas que já passaram pela cidade.
Fonte: Revista A Comarca
 100º Aniversário de Matão
O basquete foi carimbado como um dos esportes oficiais da cidade de Matão no último século, surgindo por aqui no ano de 1931. Porém, o primeiro time oficial foi criado somente no ano de 1970, batizado pelo prefeito Laerte Tarallo Mendes com o nome de “Estoril”. Famílias matonenses inteiras se aglomeravam no ginásio municipal Décimo Chiozzini para assistirem a seus jogos. O time seguia pela segunda divisão da FPB – Federação Paulista de Basquete até o ano de 1980, quando foi convidado a participar da divisão especial do paulista. Após o rebaixamento no mesmo ano, somente em 1981 o time voltou a brilhar na divisão de elite do basquete estadual. A satisfação e emoção matonense com este esporte era notável ao que cita o ex-atleta Marcelo (Revista A Comarca, 1998, p. 57), ele lembra que


Em 81, fomos campeões da segundona. Vencemos o Clube Atlético Paulistano. Perdemos a primeira partida em São por 12 pontos de diferença. Tínhamos que vencer em casa por 13 pontos e vencemos. Foi uma loucura. O “Décimo Chiozzini” lotado, aquele barulho. Muitos daqueles que estavam lá nem sabiam que tínhamos que vencer por 13 pontos de vantagem. E nós conseguimos! Fomos campeões por um ponto! Uma partida inesquecível, em todos os itens! Foi extraordinário.

A equipe permaneceu na divisão especial até o ano de 1986, quando foi rebaixada juntamente a outros grandes times como o Corinthians e a Portuguesa. Em 1987 o Estoril foi extinto, voltando em 1988, porém agora na disputa apenas de jogos regionais, isso não foi suficiente e em 1989 foi extinto definitivamente esse time de basquete matonense. Porém o brilho que o Estoril trouxe aos matonenses nunca mais será esquecido, assim como afirma Goiano (Revista A Comarca, 1998, p. 57), outro ex-atleta titular do time
O Estoril fazia parte da cidade. Nós fazíamos parte da cidade. Perdendo ou ganhando, não importava, o torcedor saía satisfeito do “Décimo Chiozzini”, que vivia lotado. O Ginásio se tornou um ponto de encontro dos amigos, famílias até. Nos, jogadores, conseguimos construir este prestígio, com grandes partidas, com muita garra e disposição, orgulho e até uma briguinha e outra, que surgiam naturalmente.
 E assim Matão presencia mais uma levada de grandes atletas que ficaram na história e na memória do matonense. Isso só nos mostra que Matão tem sim, grande potencial em ter novamente outro grande time, basta qua haja maior incentivo público e interesse das pessoas em praticar e se aperfeiçoar cada vez mais no esporte.

Esporte Japonês bem diferente do convencional

Os japoneses e seus esportes, esse aqui é bem diferente do que conhecemos. Eles são estudantes e parecem estar numa luta feroz entre civilizações, mas não é nada disso, confira:

Matão participa do Dia Mundial do Desafio

Nesta quarta-feira dia 25 acontece mais uma edição do Dia Mundial do Desafio ou Challenge Day em inglês. E Matão em mais um ano está participando, disputando com outra cidade para vencer o desafio de mais saudável entre as duas. Essa disputa foi criada no Canadá e tem como principal função fazer com que os habitantes das cidades pratiquem ao menos 15 minutos de atividade física ao longo do dia. Esses 15 minutos de acordo com os organizadores são suficientes para despertar um interesse maior aos moradores em praticar essas atividades ao longo do ano.
Esse ano, Matão disputará com uma cidade venezuelana chamada Pedro Zaraza a qual conta com uma população de 54 mil habitantes, de acordo com o último Censo realizado naquele país. Essa cidade tem quase 30 mil habitantes a menos que Matão, mas está dentro da mesma faixa de competição a qual abrange cidades com população entre 51.000 e 99.999 habitantes.
Nos anos anteriores, Matão disputou com cidades de países como México e Bolívia, com população semelhante à nossa e venceu o desafio. Nesse ano não pode ser diferente, a idéia é que todos se mobilizem para a cidade de Matão fazer bonito em mais essa edição do Dia Mundial do Desafio.

Quanto mais os matonenses aderirem melhor para a cidade e para o destaque que nossa cidade terá mundo afora em relação ao desafio. Temos que superar a cidade venezuelana em uma disputa saudável, onde o que está em jogo é justamente a conscientização e a saúde de cada um dos seus moradores, de todos os lugares do Brasil e também do mundo.
Qualquer modalidade esportiva é válida para contar os pontos, desde que sejam praticamente por um tempo mínimo de 15 minutos. Caminhada, futebol, natação, vôlei e até malhar na academia já ajuda Matão a ganhar pontos no Dia do Desafio.
Vamos juntar nossa família, amigos e toda a sociedade e praticar esse ato de esporte, saúde, lazer, nos divertir e ajudar Matão a vencer o Dia Mundial do Desafio. Quando for praticar alguma modalidade, seu nome deve ser dado na Secretaria Municipal de Esportes e Turismo com o objetivo de ser contabilizado como participante e dessa forma a pontuação ser acrescida a nossa cidade. Desse modo, é cada um de nós fazer um pouquinho e ajudar a vencer esse saudável desafio.
O telefone da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo é 3382-4075.

Sensação de liberdade no céu

Você com certeza já pensou nisso, qual seria a sensação de estar lá no céu, bem alto, vendo toda a imensidão do planeta, em um local onde tudo parece calmo, onde não há guerras, poluição, transtornos, barulhos, estar em sintonia com o todo, em extrema sensação de liberdade, talvez você não consiga tão logo obter essa sensação, mas saiba como é, através deste vídeo muito bem elaborado, com lindas imagens registradas de paraquedistas que tiveram esse prazer de se sentirem livre no céu!

Sabe andar no monociclo?

Com certeza maioria vai responder não, e esses com certeza acham o mesmo arriscado, porém não tão complicado, depois de ver esse vídeo irá mudar esse conceito, a partir de hoje andar de monociclo deve ser considerado um esporte radical, confira:

Matão pode ser sede da liga nacional de basquete - NBB

Como sabemos, Matão possui uma grande vocação para o esporte. Desde o início do século XX, várias modalidades já foram praticadas em nossa cidade, inclusive o basquetebol. Um time muito importante de Matão foi criado e fez sucesso até meados da década de 80, conhecido como..... Além do basquete, o futebol, tanto masculino quanto feminino também se destacou por aqui e agora o basquetebol está ressurgindo como o time Matão/COC/Emmes.
Uma outra surpresa é que Matão poderá sediar todos os jogos da Liga Nacional de Basquete, uma oportunidade e tanto para mostrar o município, para a diversão da população e principalmente para um grande incentivo afim de reativar com força essas modalidades esportivas em nossa cidade.
O diretor da NBB (Novo Basquete Brasil), Lula Ferreira, esteve na cidade de Matão  na sexta-feira (05) para avaliação da quadra de Matão. A análise final, deverá sair nesta terça-feira (08).
Com problemas nas estruturas do Gigantão de Araraquara, os jogos do Campeonato Paulista e Nacional de Basquete Masculino poderão ser realizados na cidade de Matão. Uma grande oportunidade para os fãs deste esporte verem seus astros de perto. Com jogadores, inclusive da seleção brasileira de basquete, a população matonense está na expectativa com esta novidade.

A chance seria de 99,9% dos jogos serem realizados em Matão. A resposta deve sair na tarde desta terça-feira (08). Se confirmado, Matão poderá receber jogo já na quinta-feira (11).
A cidade de São Carlos também é favorita a sediar os jogos e tem como um dos principais incentivadores, a emissora EPTV, mas Matão tem tudo para que a competição seja trazida a nosso município. Sem dúvida uma demonstração de que a cidade tem potencial, tanto para as áreas industriais, educacionais, de emprego como sem dúvida alguma para o esporte o qual é um grande motor de inclusão social e apoio, principalmente da juventude.
Esperamos que a resposta seja positiva e a cidade de Matão escolhida para acolher esse evento do esporte nacional.

Novo time de basquete em Matão

Matão é uma cidade que ao longo de sua história já provou sua vocação para o esporte, formação de novos atletas e equipes. Infelizmente devido à falta de maiores incentivos, sejam eles do poder público municipal ou das empresas privadas, geralmente essas novas equipes acabam entrando em decadência e sofrem com problemas estruturais e financeiros.
Porém o que pouca gente sabe é que um novo time de basquete está surgindo em Matão e será uma esperança para promover a modalidade esportiva nos próximos anos e para as próximas gerações de atletas matonenses. O Matão/COC/Emmes em parceria com a Prefeitura Municipal.
Matão, conta hoje com a necessidade de investir em uma equipe de qualidade para usufruir de todos os investimentos em infra-estrutura esportiva realizados pela atual administração. O Projeto COC MATÃO - EMMES BASKETBALL / PREFEITURA MUNICIPAL seguindo o principio da globalização, onde a parceria gera resultado maior e mais rápido e onde a troca viabiliza e potencializa as possibilidades, é a maneira mais positiva, popular e integrada de formar equipes competitivas e envolvidas com a comunidade que a cerca e proporcionar uma interação capaz de levar este esporte à extrema popularidade alcançada outrora na cidade de Matão.

Portanto esta é uma iniciativa que mudará o contexto esportivo de nossa cidade e garantirá a muitos jovens a oportunidade de participar.

A nova equipe participará de torneios regionais e iniciou sua campanha nesse anos de 2010, de fato um novo perfil e também uma nova etapa para o esporte matonense que se dirige mais uma vez a um futuro muito bom e é isso que torcemos para as futuras gerações esportivas matonenses.

Tirinha da semana

E hoje é dia de tirinha da semana, e no assunto matonense de hoje, abordamos um projeto de esporte que abrange toda a cidade, desde a periferia até o centro. E se você acha que esse tipo de ação social é boba e não interfere nada na vida de alguém, talvez na tirinha de hoje te esclareça o quanto é importante o esporte na vida das pessoas! Veja e repense...
(Clique na imagem para ampliar)

Projeto Mais Esporte em Matão

É cada vez mais notável e comprovado que o investimento em práticas esportivas além de contribuir para a saúde física e mental de quem os pratica, também tem uma colaboração extremamente importante na inclusão social dos atletas e no desenvolvimento da sociedade em geral. Vários exemplos são constantemente citados de comunidades carentes e violentas, principalmente nas grandes metrópoles, que são transformadas para melhor quando existe um sério investimento em práticas esportivas e culturais naquela região.

Os jovens, precisamente, é o público alvo desses programas, justamente por serem a parcela da população mais exposta a perigos como tráfico de drogas e outros tipos de aliciamentos que acabam os encorajando à criminalidade. Além da questão da violência, o esporte de toda forma é uma colaboração muito positiva para prover a cidadania e criar perspectiva de um futuro profissional na vida desses jovens.
Considerando também outras classes sociais e regiões urbanas que não sofrem com problemas sérios de violência e criminalidade, o investimento em esporte é um fator diferencial na vida daqueles que desejam se desenvolver profissionalmente nessa área.
Em Matão, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Mais Esporte que visa à descentralização e o incentivo das práticas esportivas municipais, criando metas da participação de crianças e jovens, promovendo várias modalidades e prevendo a criação de centros esportivos em diversas áreas da cidade. Dessa forma a Prefeitura pretende fomentar uma participação efetiva de crianças e jovens de várias regiões da Matão, não visando apenas o desenvolvimento social, mas também o desenvolvimento pessoal desses pequenos atletas que amanhã poderão ser um exemplo para o País e levar o nome de nossa cidade muito além das fronteiras nacional.

Projeto Mais Esporte


O objetivo geral do Projeto Mais Esporte é a descentralização do desporto municipal facilitando o acesso às práticas esportivas oferecidas pelo Projeto. Ou seja, todas as áreas de Matão terão as mesmas condições de acesso, diminuindo distâncias e obstáculos. 
Dentro do Projeto Mais Esporte está previsto a criação de oportunidade para crianças e adolescentes às práticas esportivas. A Prefeitura espera atingir uma meta de 3.250 alunos atendidos, estimulando então o exercício da cidadania por meio de ações integradas das Secretarias Municipais. Isso quer dizer, que além das práticas esportivas esses alunos terão acessos a outras atividades, como palestras, projetos culturais, assistência médica, odontológica e psicológica, entre outros.
O Projeto Mais Esporte também tem a missão de fazer uma maior integração dessas crianças e adolescentes através de práticas vividas no esporte, favorecendo, certamente as relações sociais e promovendo o encontro entre os diferentes grupos. Essa é sem dúvida, uma das principais questões positivas que a esportividade promove a interação social, e diversidade entre as pessoas.

A consolidação dos aspectos motivacionais também deve ser levada em conta e esse é também um dos objetivos mais importantes do Projeto, isso faz com que outros segmentos essenciais no desenvolvimento da personalidade dessas crianças e jovens sejam desenvolvidos, como a tolerância, competitividade, respeito ao próximo, a ciência sobre as diferenças pessoais de cada um (raça, gênero, origem, culturas, defeitos, etc.).
Além de tudo isso, o Projeto visa identificar talentos em potencial o qual certamente será trabalhado e encaminhado para equipes de competição, sendo esse(s) futuro(s) profissional (is) do esporte que poderão trazer muitas conquistas e orgulho para nossa cidade de Matão.
De acordo com o Projeto, deve ocorrer à descentralização e a facilidade de acesso dos moradores aos locais de práticas esportivas, implantando pólos em cada região previamente pesquisada da cidade de Matão, tendo como meta atingir 30%, o que corresponde a 3.250 alunos da rede municipal, estadual e particular na faixa etária de 7 a 16 anos, contribuindo assim para diminuir o índice de criminalidade nesses pólos em um prazo de 40 meses.
Outra meta é a atração de parceiros das áreas médicas, odontológicas e de materiais esportivos, como conseqüência de que várias modalidades serão praticadas dentro desse Projeto. Vejamos algumas e o número correspondente de alunos atendidos


MODALIDADE METAS



Futebol 500
Futsal 400
Ginástica Geral 350
Voleibol 300
Basquetebol 300
Judô 200
Karatê 200
Natação 200
Damas 200
Atletismo 150
Xadrez 150
Tênis de Mesa 100
Handebol 200
Total 3.250


Missão do Projeto Mais Esporte: inclusão sócio-esportiva, desenvolvendo os princípios básicos fundamentais das várias modalidades esportivas de forma global e estimular a atividade física respeitando os direitos da criança e do adolescente, bem como fortalecer as famílias dos participantes via inserção de seus integrantes na rede de atendimento das demais Políticas Sociais Municipais.
Em relação à metodologia das aulas, serão ministradas duas vezes por semana com duração de aproximadamente 1 hora, além de palestras, atividades recreativas, exercícios dos fundamentos do esporte praticado, encontros mensais entre as diversas escolinhas (ocorrendo o intercâmbio entre alunos), reuniões semestrais com os pais no mesmo local onde acontecerão as aulas e acompanhamento médico, odontológico, psicológico, pedagógico, entre outros.
Dentro do projeto de descentralização a Prefeitura pretende não apenas utilizar os espaços e centros esportivos já existentes na cidade como a criação de novas áreas estrategicamente localizadas de modo que possa atender toda a população, diminuindo a distância desses até os principais centros que já possui. Sendo assim, alguns bairros do município em que a população enfrenta longas distâncias para chegar até um ginásio mais próximo, provavelmente será contemplado com uma área de práticas esportivas mais perto dos moradores.
Algumas das áreas esportivas já existentes que serão utilizadas são: o Conjunto Poli - Esportivo Laert Tarallo Mendes, Centro de Atendimento da Juventude (CAJU), Centro de Apoio Integrado à Comunidade (CAIC), e o Centro Esportivo do SESI, entre outros.

Haverá também uma extensão do Projeto junto à APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais), com a participação de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, promovendo o crescimento da integração social e individual desses alunos, contribuindo para a quebra de preconceito, paradigmas e que esses ultrapassem seus limites, sendo também futuras promessas para o nosso esporte.
De modo geral, essas são as características do Projeto Mais Esporte, a contribuição para uma adesão cada vez maior de crianças e adolescentes às práticas esportivas no município de Matão, tratando assim de uma maior inclusão sócio-esportiva, desenvolvimento da cidadania, colaborando também para a diminuição da violência, descentralização dos locais de práticas de esportes em nossa cidade, provendo um maior acesso de todos e principalmente buscando novos talentos e novos atletas, ajudando assim o Brasil a futuramente se tornar talvez uma das maiores potências olímpicas e é somente com atitudes como essa, o Projeto Mais Esporte da Prefeitura de Matão que teremos condições de chegar mais rápido lá.

Judô e Futsal Feminino: orgulho para Matão


Incentivar a prática esportiva é algo que pode trazer muitos frutos para uma cidade, para a sociedade e também para nosso país. Todo município que apóia os esportes está de fato treinando atletas e cidadãos para o futuro e eliminando já na raiz uma série de problemas como a marginalidade, a violência e o esporte propicia ainda como já dito cidadãos de bem e que virão contribuir e muito com a sociedade.
Tudo é válido quando se trata de esportes, as práticas mais variadas e não apenas o futebol. Vôlei, basquete, handebol, natação, futsal, entre outros são esportes que além de prover um desenvolvimento físico a seus atletas ainda ajuda para o desenvolvimento psicológico e social. 

Na cidade de Matão existem alguns projetos sociais que afirmam essa prática e obtêm excelentes resultados, como o “Bom de Bola, Bom na Escola” que é promovido pelo grupo Fischer o qual garotos, principalmente de baixa renda, participam de competições de futebol, desde que obtenham boas notas, freqüência e bom comportamento na escola. O projeto então forma ao mesmo tempo futuros atletas e futuros cidadãos.
A Prefeitura Municipal justamente com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também desenvolve projetos e apóia as modalidades esportivas em nosso município. Essa contribuição segue em todos os níveis, desde a construção/reforma de quadras poliesportivas, incentivo às escolinhas e aos próprios atletas, disponibilizar ônibus para levar esses até as competições, entre outras medidas.
Devemos lembrar que o incentivo ao esporte deveria ser ainda maior, não apenas por parte do poder público, mas também da iniciativa privada e da própria sociedade, pois os resultados futuros são sempre muito satisfatórios.

Equipes Matonenses nas Competições

O Blog Matão Hoje em Dia não pode deixar de prestar uma homenagem a todas as equipes de esportes de Matão, das mais diversas modalidades. Incentivamos todos os jovens matonenses a essa prática a e damos os exemplos de nossos atletas no judô e no futsal que têm feito uma excelente campanha nesses últimos dias.

De acordo com notícia publicada no site da Prefeitura Municipal (matão.sp.gov.br) a Equipe de Judô matonense obteve ótimos resultados no Torneio Aberto realizado na cidade de Ribeirão Preto. “Na classe pré-juvenil masculino o judoca Lucas Alessandro Berman conquistou o primeiro lugar na categoria Peso Pesado. Outro primeiro lugar veio na classe Júnior Feminino, com Patrícia Aparecida Dias, também na categoria Peso Pesado. Guilherme Henrique Affonso, na classe Juvenil Masculino conquistou o segundo lugar na categoria Peso Meio Pesado.
O técnico Gilson de Vito explica que a participação em competições incentiva os atletas a continuarem seus treinamentos e também promove o esporte, atraindo novos praticantes” – informa o site.
O mesmo vale para a equipe de futsal feminino que está fazendo uma ótima campanha tanto na Copa Record como na Liga Araraquarense. “No meio de semana o time conseguiu a segunda vitória na Copa Record, derrotando Itápolis por 6 x 0. Na estréia havia vencido Gavião Peixoto por 1 x 0. A equipe avançou à segunda fase e vai enfrentar Cravinhos, no dia 6 de abril, às 20h00, no Ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto.

Pela Liga Araraquarense o time jogou no último sábado (20) em São Carlos e venceu Gavião Peixoto por 7 x 1. As meninas de Matão voltam à quadra no próximo sábado (27), para enfrentar Motuca, jogando em Tabatinga. Uma vitória garante a vaga na segunda fase, mas, dependendo de outros resultados do grupo, a equipe classifica-se mesmo perdendo.” – foi noticiado no site.
Para crianças que queiram treinar judô, a Prefeitura mantêm a Escolinha Municipal, veja aí como participar: As aulas da escolinha de judô da Prefeitura acontecem em dois locais. No Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini, de terça e quinta-feira, das 16h30 às 21h00 e de quarta e sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h30 às 15h30. E no Ginásio do Parque Aliança (GIJA), de terça e quinta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 16h00.
É isso aí, devemos todos apoiar e participar das práticas esportivas em nossa cidade e mais uma vez parabenizar as equipes de judô e futsal feminino por suas vitórias que levem o nome de Matão cada vez mais longe!