Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada do mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões. Enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.
Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca, que pode ser lisa ou enrugada. Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto uma das espécies, que se assemelha a uma mexerica. As variedades de limão mais conhecidas são: limão-galego: pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara; limão-sicíflano: grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego; limão-cravo parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte; limão-taiti de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções, pois aumenta a resistência do organismo. Contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo 13, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O suco de limão é um ótimo tônico e bactericida. Essa fruta assim como todas as outras exceto o damasco e a ameixa fornecem ao organismo sais minerais e oligo-elementos e são alcalinizantes . Seu consumo deve ser privilegiado em caso de acidez. São alimentos que contém pouco ou nada de elementos ácidos e em compensação são muito ricos em sais minerais alcalinizantes.
Limão-galego: deve ter casca fina e lisa. Escolha os mais pesados em relação ao tamanho e que cedam levemente à pressão dos dedos. Limão-siciliano: de cor verde e casca grossa. Escolha da mesma maneira que o limão-galego. Limão-cravo: mesmo verde, tem boa quantidade de suco, mas é sempre preferível escolher os maduros, pois têm maior valor nutritivo. Limão-taiti: com casca bem verde, quando maduro deve ceder à pressão dos dedos.
Se o limão ainda está verde, guarde-o em lugar fresco, seco e arejado. Depois de maduro, conserve na geladeira, na gaveta própria para frutas e legumes. Um limão já cortado durará mais tempo se for guardado na geladeira, em um pires coberto com uma xícara.
Dra. Héloïse Schoedler
Nenhum comentário:
Postar um comentário