Cuidados com o carro no inverno

No inverno, existem alguns cuidados que os motoristas devem tomar para que possam tanto andar em segurança, quanto manter um bom funcionamento do veículo, sem ter problemas de manutenção. O frio traz chuva, neblina e deixa as pistas mais escorregadias, bem como, em alguns casos, dificulta o bom funcionamento do veículo. Veja abaixo os cuidados que as pessoas devem ter com seus carros durante o inverno:
Passos

1 - De manhãzinha é difícil para nós e para o carro funcionar no frio, por isso, se o veículo tiver motor bicombustível e o motorista optar por rodar apenas com álcool, ou mais da metade de álcool, é fundamental manter o reservatório de partida a frio sempre cheio com gasolina.
2 - O componente que mais sofre no inverno é a bateria, uma vez que as partidas são mais difíceis e podem levar mais tempo. Para facilitar o trabalho da bateria, procure não dar a partida do motor com algum acessório elétrico ligado, como faróis, som, luzes internas, ar-condicionado ou mesmo o ventilador.


3 - Nos carros cujo motor é equipado com carburador, é importante durante os dias mais frios, manter o afogador puxado por mais tempo, a fim de se obter a temperatura de funcionamento mais rápido.
4 - Não exigir maiores esforços do motor, principalmente nos primeiros minutos de funcionamento. Motor, câmbio, transmissão, suspensão e os freios demoram mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento.
5 - Redobre sua atenção. Frio, chuvas, neblina e pistas escorregadias são os principais obstáculos que milhares de motoristas vão encontrar na época de inverno. Os cuidados básicos são reduzir a velocidade, frear de forma controlada para evitar bloqueio das rodas quando o veículo não possuir freios ABS, abrir frestas nas janelas dos automóveis que não possuem desembaçador e utilizar luz baixa mesmo durante o dia. Sob neblina, o recomendável é evitar ultrapassagens e não parar na pista.
Importante

Faça uma revisão completa no seu veículo: Vá ao seu mecânico de confiança para checar itens como freio, suspensão, pneus, filtros, nível do óleo, emissão de poluentes, correias, sistema elétrico. Prevenir é sempre melhor que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário