Consumir: em Matão ou não?

Esse período do ano é justamente quando estamos em um período entre datas comemorativas comerciais. Por coincidência do calendário, as datas estão realmente mais próximas esse ano. Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados está em um intervalo de aproximadamente apenas um mês entre um e outro, ou seja, praticamente um presente por mês.
Vale lembrar que Páscoa é uma data religiosa cristã, a qual relembra a Ressurreição de Jesus Cristo, porém ao longo do século XX se tornou cada vez mais sinônimo de ovos de chocolate. O Dia das Mães é todos os dias, porém no segundo domingo de maio é quando o comércio fatura com sua segunda data mais importante do ano em volume de vendas e faturamento e o Dia dos Namorados, mais uma invenção comercial para aqueles que podem se presentear a qualquer época.
O consumismo desenfreado pode levar a conseqüências negativas, mas levando em consideração nossa sociedade ser capitalista, essas datas são importantes para o comércio, manutenção/geração de empregos, entre outros. Em Matão, o comércio também fatura nesse período. Porém, uma boa parcela da população matonense prefere fazer suas compras em outras cidades, principalmente Araraquara e Ribeirão Preto.
A questão de prestigiarmos o comércio de nossa cidade é importante, mas devemos lembrar que muitas vezes não há opção senão partir para centros maiores, onde existem shopping centers, grande variedade de lojas e produtos. O comércio de Matão infelizmente deixa a desejar em muitos segmentos, principalmente vestuário. Matão é sim uma cidade industrializada, mas tem um comércio muito aquém do esperado para cidades do mesmo porte, em torno de 80 mil habitantes.

Os matonenses que em Matão preferem fazer suas compras demoram até encontrar o artigo ideal e quando encontram é sempre em um valor bem maior às cidades vizinhas. Atraídos pelos preços mais baixos e inúmeras quantidades de lojas, as pessoas de nossa cidade partem para as vizinhas. Os comerciantes de Matão poderiam fazer sua parte e criar campanhas mais agressivas para atrair e principalmente “prender” os consumidores locais.
Outra questão que influencia principalmente no preço, é a falta de concorrência. Com um número limitado de estabelecimentos, forma-se quase um cartel. Os produtos são basicamente os mesmos em praticamente todas as lojas e os valores não variam muito entre uma e outra. Sendo assim, o comércio matonense precisa reagir,crescer, se modernizar e deixar esse ar tão provinciano presente tanto nos tipo de loja quanto no atendimento e nos funcionários.
A sociedade brasileira evoluiu e até nossa cidade evoluiu, mas o comércio parece ter parado no tempo. Estacionado! E ainda reclamam de matonenses comprando e consumindo cidades afora. Para os que têm potencial de consumo, passar um domingo fazendo compras em um shopping center de Ribeirão Preto alia suas necessidades ao lazer junto com sua família é para isso que nosso comércio precisa se preparar e agir.
De resto, a melhor época do ano para comprar é entre o dia 13 de junho e a última semana de julho, pois nesse “entre datas comemorativas” os preços estão mais baixos e as vantagens aos consumidores maiores.

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