Cada vez mais difícil estacionar em Matão

A aquisição cada vez maior de veículos tem se tornado algo comum nos últimos anos, principalmente entre aqueles os quais tiveram uma sensível ascensão social ao longo desse período. Carros são nada menos do que a maior paixão do brasileiro e aliada aos problemas de transporte público que enfrentamos a frota cresce a cada dia mais, seja nas grandes metrópoles, em cidades médias ou pequenas, inclusive em Matão, como já relatamos no Blog Matão Hoje em Dia.
Com a crescente frota de veículos vários problemas são acarretados e os reflexos diretamente sentidos pela população. Congestionamentos, fluxo mais lento em algumas cidades (como percebemos na Avenida São Lourenço diariamente), poluição e problemas para encontrar uma vaga de estacionamento. Essa é uma constante, inclusive, no centro matonense, o qual em alguns dias da semana, principalmente, o motorista precisa rodar várias quadras e um bom tempo para encontrar um local ideal para estacionar seu veículo.

Na área azul de estacionamento rotativo, o qual o motorista paga R$ 1,50 para estacionar por um período válido de duas horas, a dificuldade é grande. Em certos momentos, precisa-se aguardar ou então ficar dando voltas pelas quadras do centro até encontrar a vaga. A situação é ainda pior fora da área de estacionamento rotativo, muito utilizada por trabalhadores do centro os quais deixam seus veículos por um grande período de tempo. Nessas áreas em vários horários é quase impossível encontrar de fato uma vaga, mesmo estando distante da área comercial mais intensa.
Possuir o seu veículo é um direito de todo cidadão, mas utilizá-lo com responsabilidade também é um dever. Por vezes, moradores de bairros próximos ao centro, preferem retirar seus carros da garagem e ocupar uma vaga de estacionamento no centro a caminhas algumas quadras. Além de ser prejudicial à sociedade como um todo, é também para o próprio indivíduo.
Existe a solução paliativa de estacionamentos privados, fora das ruas, os quais em Matão existem muitos poucos. Esses estacionamentos, de fato aliviam a situação e são muito comuns em cidades maiores onde esse problema se agrava, mas incentivam o uso do veículo particular no centro e sem contar que em alguns casos, a tarifa cobrada chega a ser absurda.
O transporte coletivo e o incentivo ao seu uso é a solução mais viável e que mais deve acontecer para evitar todos esses transtornos. Em Matão, reconhecemos que o sistema de transportes é deficitário, e isso cabe a empresa responsável a Prefeitura melhorar a situação. Porém existem pessoas com pontos de ônibus bem próximos à sua casa e no centro o ponto final é de fácil acesso a toda área comercial. Desse modo, utiliza-los pode ser uma grande saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário