O Blog Matão Hoje em Dia inaugura essa semana um novo espaço e esse será destinado ao turismo. Através desse espaço vamos mostrar o que há e para onde viajar nos quatro cantos do Brasil. Toda semana você terá informações de alguma cidade, praia, montanha, cachoeira, floresta, dunas, enfim, tudo de maravilhoso que nosso enorme País tem para oferecer e encantar muito todos os visitantes. Vamos então descobrir um pouquinho?
E para começar a sessão de Turismo irá te levar até os Lençóis Maranhenses. Esse que é nada menos que um dos lugares mais incríveis e exuberantes, não apenas do Brasil, mas sem dúvida do mundo todo. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses serve de cenários para paisagens sensacionais!
SAIBA MAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.
Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, às margens do Rio das Preguiças, no Maranhão. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrante, cheio de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce, cujas águas variam entre os tons de verde e azul.
Os Lençóis Maranhenses assemelham-se um grande deserto, se não chovesse aqui 300 vezes mais do que no Saara africano. São estas águas que, aprisionadas entre as dunas, formam verdadeiros oásis tropicais, paradas obrigatórias para quem caminha nas dunas. Algumas lagoas chegam até a ter peixes. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável, sendo um raro fenômeno geológico formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.
As lagoas mais conhecidas são as chamadas Lagoa Azul e Lagoa Bonita, famosas pelo seu encantamento e condições de banho.
COMO CHEGAR AOS LENÇÓIS MARANHENSES?
O primeiro passo e essencial é chegar até a capital do Estado, São Luís. O Parque possui uma área de 155.000 ha e 70 Km de praia.Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos e Primeira Cruz.
O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.
Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos.
Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.
A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as Dunas e Lagoas de água doce.
Há três alternativas para se chegar, partindo de São Luís.
Carro ou van fretada: Saindo de São Luís, capital do Maranhão, percorre-se durante 3 horas em uma estrada nova, a Translitorânea - MA402, até uma cidade do interior do Maranhão, chamada Barreirinhas (principal portão de entrada do parque).
Ônibus: Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. A duração do percurso é, em média, 4 horas.
Avião bi ou monomotor: Há também a opção de táxi aéreo a partir de São Luís. A duração do percurso é, em média, 50 minutos. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.
O QUE LEVAR?
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas.
- Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.
- Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.
Para quem tem peles sensíveis ou muito claras, é necessário um cuidado redobrado, afinal, nas dunas, não há sombras e não tem como você se esconder no sol. É recomendável que você recoloque o protetor solar com frequência, seguindo a recomendação dos fabricantes do produto.
QUANTO TEMPO FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES?
Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite!
Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.
Então é só consultar o seu agente de viagem mais próximo, arrumar as malas, escolher o melhor hotel e ou pousada da região e boa viagem!!
Confira mais imagens desse paraíso brasileiro