O resultado nas urnas matonenses no último domingo nos mostrou os seguintes resultados para a Presidência da República:
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
José Serra (PSDB) conquistou 44,45% dos votos válidos em nossa cidade, ou seja, apresentou uma força não muito surpreendente, já que como governador do Estado em geral, as cidades paulistas tendem a votar no PSDB.
Em segundo lugar ficou a candidata Dilma Rousseff (PT) com 37,03% e que apesar da diferença não ter sido muito grande entre os dois principais candidatos, Dilma poderia ter tido uma votação maior perante o eleitorado matonense se algumas variáveis municipais tivessem sido levadas em maior consideração.
Marina Silva (PV) ficou um pouco abaixo da média nacional, mas também com uma votação bastante expressiva pelos matonenses, 17,57% contrariando o que as pesquisas de opinião apontavam.
Diante desse cenário, Matão não se diferenciou muito da maior parte das cidades do Estado de São Paulo onde o candidato José Serra saiu vitorioso. Por ser uma cidade industrializada e governada pelo PT, a tendência era de uma real polarização (como praticamente ocorreu) entre os candidatos José Serra (que governava o Estado) e a candidata petista (apoiada pelo Prefeito).
Um dado importante é que quando comparamos Matão a outras cidades próximas como Jaboticabal, Taquaritinga, São Carlos e até Ribeirão Preto, a candidata Dilma apresentou um desempenho bem maior aqui do que nessas outras cidades. Isso mostra que parte do eleitorado matonense realmente está analisando o que pode ser feito na cidade entre um e outro candidato.
Já no cenário nacional, Dilma Rousseff saiu vitoriosa com 46,9% dos votos contra 32,6% do adversário José Serra, porém não foi possível evitar um segundo turno entre os dois candidatos, que ocorrerá no dia 31 de outubro.
GOVERNO DO ESTADO
Para o Governo do Estado, o candidato eleito Geraldo Alckmin (PSDB) ficou no limite da maioria entre os matonenses, com 50,09% dos votos válidos. Nesse cenário também apresenta a força que o PT apresenta no município. Geraldo Alckmin tinha todas as condições para ser eleito, já governou o Estado, é do partido do Governador, porém Aloísio Mercadante do PT conquistou 36,72% dos votos válidos entre os matonenses.
Sendo assim, a disputa estadual ficou no limite aqui em Matão, com uma percentual um pouco maior do Mercadante em relação ao restante do Estado e Geraldo Alckmin exatamente na mesma proporção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário