O Estado de São Paulo está revivendo nas últimas semanas uma epidemia séria de catapora, em algumas regiões o índice de novos contágios já chegam a 700% em relação ao mesmo período do ano passado e para agravar ainda mais a situação, a vacina contra a doença está em falta, principalmente nos postos do interior.
De acordo com o site da EPTV em Araraquara houve um aumento de 362% nos casos de catapora de janeiro a setembro em relação ao ano passado e em Ribeirão Preto são 51 novos casos em média por dia. Em São Paulo, o vírus da doença já infectou, neste ano, 10.018 pessoas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde o número é 26% superior ao de 2009 e representa 82% de todos os registros no país.
O Blog Matão Hoje em Dia traz então algumas dicas de como se prevenir, mas principalmente de como cuidar a catapora que atinge principalmente as crianças em idade escolar.
CARACTERÍSTICAS
A catapora é um problema causado pelo vírus varicela zoster e é pouco grave desde que bem tratado. No entanto, se a doença se manifestar em crianças com resistência muito baixa ou se não for cuidada devidamente, podem apresentar complicações como: infecção bacteriana secundária: que muitas vezes, a criança coça os caroços com unhas sujas, que podem estar contaminadas por bactérias. Se as bolhas estiverem com um líquido amarelo, significa infecção; pneumonia: o vírus da doença pode entrar no organismo e provocar doenças mais sérias em outros órgãos, como os pulmões; encefalite é uma inflamação no celebro. Se esta complicação for detectada rapidamente, as seqüelas podem ser evitadas. Mas se o tratamento for displicente, a doença pode até matar.
SINTOMAS
Em crianças geralmente se inicia como pequenas lesões elevadas que coçam, e evoluem para a formação de pequenas bolhas na barriga, costas e face, e então se espalha para outras áreas do corpo. Dependendo de cada caso, pode haver apenas algumas bolhinhas, ou o corpo inteiro pode estar coberto por algo entre 250 a 500 bolhas. Estas lesões coçam muito e são desconfortáveis. Algumas crianças também desenvolvem outros sintomas como febre alta, sintomas de gripe, vômitos e diarréia. A maior parte dos adultos que desenvolve catapora apresenta 48 h antes do início do quadro, sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, queda de apetite e dor abdominal. Esta doença é geralmente mais grave em adultos, e pode até matar em casos complicados.
COMO EVITAR O CONTÁGIO?
Uma pessoa com catapora transmite a doença desde 1-2 dias antes do surgimento das lesões até que elas tenham desenvolvido crosta. Isto pode levar 5-10 dias. As crianças devem permanecer afastadas de sua escola ou creche até que este estágio infeccioso seja ultrapassado. Os adultos com catapora que trabalham com crianças também devem ser afastados do trabalho.
Pode levar 10-21 dias após o contato com uma pessoa infectada para que alguém desenvolva catapora. Devido às complicações graves que podem acontecer em pessoas de imunidade baixa e em mulheres grávidas, estas pessoas devem evitar visitar amigos ou família quando houver um caso de catapora.
QUAL O TRATAMENTO?
Para a maior parte dos pacientes, apenas tratamento dos sintomas da catapora é necessário. Cortar as unhas das crianças para estas se coçarem menos, antialérgicos e/ou uma loção de calamina podem ajudar.
Paracetamol
O tratamento com aciclovir (agente antiviral) deve ser considerado em pessoas com mais de 12 anos que possuem um risco aumentado de desenvolver uma forma grave de catapora.
Pacientes imunocomprometidos com catapora necessitam de tratamento com aciclovir por via intravenosa. No caso de exposição ao vírus, a imunoglobulina contra varicela pode reduzir a gravidade da doença se administrada em até 96 h do contato, mas não a previne totalmente.
A catapora pode atualmente ser prevenida através da vacinação com a vacina do vírus atenuado. Como a doença é auto-limitada, e usualmente não complicada em crianças, há debates se deve ser administrada de forma rotineira. Atualmente esta vacina não faz parte do calendário de vacinação do Brasil.
O bom mesmo é se prevenir, mas como sabemos quase todo mundo já passou por isso um dia e como é meio difícil não ser infectado a dica maior é: vacinação! Hoje a catapora não é mais tão séria como antes devido à barreira causada pela imunização de mais de 90% das crianças, o problema é quando a vacina está em falta, como está acontecendo no Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário