A questão da facilidade do fluxo de veículos e dos deslocamentos pela cidade de Matão há anos está previsto no Plano Diretor da cidade. Um dos projetos, inclusive, diz respeito ao anel viário municipal, já tratado algumas outras vezes aqui no Blog Matão Hoje em Dia.
Esse anel viário é muito importante por fazer a ligação entre diversas avenidas, interligando bairros, evitando a necessidade de os motoristas transitarem pelo centro e podendo então, em um período bem menor de tempo, praticamente ir de um lado ao outro da cidade. Dentro desse anel viário estão as avenidas Francisco Mastropietro, Trolesi, Baldan e Ludwig Eckes. A ligação entre as Avenidas Baldan (centro) e Ludwig Eckes (Jd. Santa Rosa) foi um dos pontos mais polêmicos do projeto até então.
A polêmica dizia respeito justamente a um impedimento do Ministério Público contra o asfaltamento da via de ligação por questões ambientais, pelo fato de naquele local possuir uma árvore de espécie nativa, onde o impasse era cortar ou não essa árvore para finalizar o asfaltamento. A obra de fato é necessária, pois facilita diretamente à vida dos moradores de pelo menos cinco bairros existentes na região, mais os novos loteamentos, sendo aquela a área da cidade que mais tem se urbanizado nos últimos anos. Paralelo a via, está a rede de transmissão de alta tensão de energia elétrica, onde por lei não pode existir nenhum tipo de obra, pública ou privada.
A Prefeitura Municipal chegou então a um acordo jurídico o qual viabilizou a execução da obra nesses últimos meses. O asfaltamento da via de ligação entre o Jd. Santa Rosa e a Avenida Baldan foi finalmente asfaltada e com a melhor solução que se poderia ter: a árvore continua intacta e não foi derrubada. O projeto original foi ligeiramente alterado, já que uma curva inexistente teve de ser implementada, mas devemos sempre lembrar que não existe mais espaço na nossa sociedade para o desenvolvimento o qual não se pensa no meio ambiente, e nossa cidade deu esse exemplo para todos.
A partir de agora, os moradores da zona oeste de Matão terão uma maior facilidade para se deslocarem a seus trabalhos nas indústrias da Avenida Baldan, para o centro e até para bairros da zona leste, do outro lado cidade em um curto espaço de tempo. Realmente uma grande facilidade que vai visar o progresso e consequentemente a urbanização dessa região.
CICLOVIAS
O município não pode pensar apenas nos veículos automotores e cometer o mesmo erro que a maior parte das cidades brasileiras já cometeu: todo apoio ao transporte particular em detrimento do transporte coletivo ou do alternativo.
Pensando nesse aspecto do transporte alternativo, a Prefeitura está constuindo ciclovias. A bicicleta é um dos meios de transportes mais utilizados pelos operários os quais residem nesses bairros e que precisam se deslocar até as indústrias. Nos horários de pico (principalmente o início da manhã e final da tarde) centenas de bicicletas dividem espaço com muitos carros que saem das fábricas, deixando o trânsito caótico e os ciclictas extremamente expostos a acidentes por não terem um espaço adequado apara a condução das bicicletas.
Na ligação entre a Avenida Baldan e o Jd. Santa Rosa terá espaço então, para uma ciclovia, como forma de absorver o grande fluxo de bicicletas que irão utilizar essa via. Desse modo, os ciclistas terão um grande dispositivo para a sua segurança e poderão ir trabalhar ou até mesmo passear com suas bicicletas com uma maior tranquilidade.
Mais ciclovias deveriam ser construídas em várias outras avenidas da cidade, como na própria Avenida Baldan em toda a sua extensão e também na Avenida Trolesi, por exemplo, onde as bicicletas sempre estão em grande número.
Não podemos deixar de esquecer que as bicicletas além de serem um meio de transporte mais saudável e sem nenhum tipo de poluição, devem sim ser incentivadas por parte do setor público e a sociedade deveria aderir cada vez mais a elas, mas para isso, as ciclovias seriam o mínimo a ser feito para ter isso como meta para o futuro.
 






 














 




 












2 comentários:
10 a 0 paras as arvores
que as altoridade competente nao deixe derrubar as arvores elas nao estao estrovando
Postar um comentário