Tarifa dos pedágios aumentam mais uma vez

Quando um motorista viaja pelas principais rodovias do Estado de São Paulo, uma coisa com a qual ele não deve se preocupar é com a qualidade da malha viária paulista. De fato, o Estado possui 10 entre as 10 melhores estradas do Brasil, com qualidade semelhante às rodovias da França ou Alemanha. E não poderia ser diferente, pois para isso, os usuários pagam caro, mas muito caro através dos pedágios explorados pelas empresas concessionárias.
Nessa quinta-feira ocorre o reajuste anual das tarifas de pedágio, autorizadas pelo Governo Estadual. O reajuste previsto em contrato tem como base índices oficiais de inflação como IGPM e IPCA. O problema é realmente o excesso de pedágios e a forma abusiva que tratam dessa tarifa, não se importando nenhum pouco com os motoristas de carros particulares quanto com os transportadores de cargas.
A qualidade das rodovias é indiscutível, mas vem uma discussão. Os paulistas e brasileiros em geral já pagam tão caro para manterem seus veículos, seria justo essas tarifas tão abusivas? O IPVA é um imposto para fins de manter estradas e vias públicas, o qual a maior parte é pertencente ao Governo Estadual (70%) e o restante distribuído entre os municípios. O valor do IPVA em São Paulo é o mais alto do Brasil e ainda somos obrigados a pagar os pedágios mais caros e em maior quantidade. Quando olhamos por esse lado, a qualidade das estradas passa a ser apenas uma obrigação do setor público que o cidadão paga duas, três vezes por isso!

Como exemplo, vamos citar o sistema Anhanguera/Bandeirantes operado pela concessionária Autoban, sendo esse um dos principais complexos rodoviários que faz a ligação entre a capital e o interior paulista, passando pela Região Metropolitana de Campinas. No trecho entre Limeira e São Paulo os pedágios estão distantes a uma média de APENAS 30 km entre um e outro, com tarifas atualizadas que variam de R$ 4,25 a R$ 6,35.
No sistema Imigrantes/Anchieta que liga a Grande São Paulo a Baixada Santista e operado pela Ecovias, a nova tarifa do pedágio passa a custar R$18,50 nos dois sentidos. No interior do Estado não é diferente. Como exemplo, citamos a Rodovia Washington Luís em trechos operados pela Centrovias e Triangulo do Sol, a qual foi por vários anos considerada a melhor do país e faz a ligação entre Limeira e São José do Rio Preto. Na praça de Araraquara o valor da tarifa é de R$ 11,25 por sentido, Rio Claro R$12,05 e Catiguá R$ 10,60. Em uma viagem entre a capital e Rio Preto de carro, o motorista desembolsa R$ 59,90.
O problema da privatização das estradas de São Paulo foram os contratos mal feitos. Infelizmente o governo paulista durante os últimos 12 anos se preocupou apenas em privatizar sem pensar na população. Os contratos visam o lucro das concessionárias, as quais seus principais proprietários estão ligados ao grupo político que governa São Paulo por quase 20 anos. Os trabalhos de reparos, manutenção, auxílio ao usuário não corresponde nem a metade de todo o lucro anual obtido por essas empresas. E mais, quando existe a necessidade da construção de um trevo ou alça de acesso, essa deve ser feita pelo Governo Estadual, mais uma vez o contribuinte pagando.
Da forma como foram feitas essas privatizações não existe sequer a possibilidade de o governo rever esses contratos. E para não bastar, em 2009 o governador José Serra (PSDB), leiloou mais um lote de estradas paulistas que incluíam Rodovia Dom Pedro I, Rodovia Ayrton Senna, Rodovia Marechal Rondon, Rodoanel Mário Covas, entre outras. Essas estradas que ainda eram mantidas pelo DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagem) não conseguiram se livrar do grande interesse dos grupos de concessionárias e da fúria privatista do governo paulista.
Cabe ao cidadão de São Paulo começar a pensar o que de fato está acontecendo em nosso Estado, abrir os olhos, exigir, votar com consciência. Não podemos mais continuar ficar a mercê de interesses de grupos econômicos e nada poder fazer. Pagamos pelos nossos carros, pagamos impostos sobre eles e ainda somos obrigados a pagar tarifas absurdas e exploradoras, privando diretamente o brasileiro de um direito constitucional, o de ir e vir.
 
Caso queira deixar seu comentário de protesto, será muito bem aceito!

3 comentários:

victor Hugo disse...

tai um problemao que eu passo direto... moro em rio claro se vou para sao carlos na volta eu pago 12,05 , agora vai ser tanto para ir quanto para voltar!
se vou para Brotas, eu pago 10,40 para ir e mais 10,50 para voltar ( sao dois pedagios distintos) agora os dois vao cobrar tanto na ida quanto na volta, ou seja uma viaginha dessas eu vou gastar o dobro só em pedagio, sai mais caro do que o propio combustivel...

e só uma coisa... se nao me engano o IPVA não é designado para a manuntencao das estradas, nao eh um imposto vinculado, ele vai para o montante da uniao e de la eles fazem o que quiserem com o dinheiro, educacao, novas obras... entre outros!

Fellipy disse...

Só uma Retificação: o sistema Anchieta-Imigantes não tem praça de pedágio nos dois sentidos, apenas no sentido São Paulo-Litoral (isso nas duas rodovias)

Anônimo disse...

se o picolé de xuxu Alckmin e o tucanato donos de empreiteiras, ganhar (eita povo burro), vai ter pedagio na porta de nossas casas. As concessionárias de rodovias, faturaram nos ultimos 3 anos, mais que os maoires bancos do pais..
Chega de PSDB 16 anos é um castigo ao estado.
Aguinaldo - SP

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