A preocupação com o meio ambiente e com o que vamos deixar para filhos e netos no futuro, deve ser tanto do poder público, quanto da população. Um alerta que é feito a todos, mas principalmente às donas de casa matonenses, diz respeito às sobras do óleo de cozinha. Aquele que é resultado principalmente das frituras. Algumas pessoas o reutilizam como ingrediente para preparar sabão artesanal, dentre outros produtos, mas a maior parte das pessoas precisam fazer o descarte e não sabem como!
Primeiro de tudo. Nunca descarte o óleo de cozinha na pia da cozinha. Ele é altamente poluente e prejudicial ao meio ambiente. Acreditem ou não, um litro de óleo de cozinha jogado pelo ralo da pia é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água, ou seja, o suficiente para uma pessoa consumir por 14 anos, além disso, o óleo jogado na pia provoca o entupimento do encanamento e a procriação de animais como baratas e ratos.
A Prefeitura de Matão está realizando a coleta do óleo de cozinha usado, em parceria com a Cooperasolmat e a Triângulo Alimentos. O objetivo dessa coleta, além da preservação do meio ambiente é a produção de biodiesel.
No ano passado, foi realizado no município um mutirão de coleta de óleo de cozinha usado e esse ano a Prefeitura instalou um ponto fixo de coleta desse resíduo. De acordo com a Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho, a adesão da população é essencial assim como de restaurantes, bares e hotéis que ainda descartam o óleo inutilizado pelo esgoto comum.
“O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente. Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm descartado o óleo utilizado na cozinha no ralo da pia, que vai para a rede de esgoto, ou mesmo no lixo doméstico, desconhecendo os prejuízos que esta atitude poderá causar.”
A sociedade matonense deve aderir a essa causa, tanto a simples dona-de-casa como os proprietários de estabelecimentos comerciais que necessitam dar um fim a seus resíduos oleosos.
A parceria é entre o poder público municipal e a Cooperasolmat (Cooperativa Autogestionária de Solidariedade de Matão) a qual já recolhe óleo usado há alguns anos, mas, são necessários pelo menos mil litros para que a empresa que compra o óleo, faça a retirada do produto. A parceria com a Prefeitura já propiciou a arrecadação de cerca de 1.500 litros de óleo e o dinheiro arrecadado pela Prefeitura será revestido na compra de Equipamentos de Proteção Individual para os cooperados da Cooperasolmat.
PONTO DE COLETA
Para quem deseja entregar o óleo usado de sua residência ou estabelecimento, o ponto de coleta é na própria Prefeitura, na Rua Oreste Bozelli, Centro.
Maiores informações, no Departamento de Meio Ambiente ou pelos telefones 3383-4055/4060.
Nenhum comentário:
Postar um comentário