“Mulher ao volante, perigo constante” é com esse ditado, digamos até bastante machista que se popularizou a fama de mulheres serem ruins quando estão na direção de um veículo.Várias são as origens desse ditado e a explicação mais comum realmente é que durante muitos anos, dirigir sempre foi um hábito tipicamente masculino e começou a se popularizar entre as mulheres, somente a partir dos anos 60. Como todas as vezes que os “machões” começam a perder seu posto em algumas questões para as “donzelas” surgem então às piadinhas e os boatos contra elas.
O fato é que desde os primeiros veículos que chegaram ao Brasil, algumas mulheres mais à frente de suas épocas já encaravam dirigir pelas ruas da cidade.
Nos dias de hoje, basta um carro seguir mais devagar ou cometer alguma infração como: entrar em uma via preferencial sem aguardar todos os veículos, sair da garagem ou de uma vaga de estacionamento sem olhar, entre outros que logo os machistas de plantão já pré-julgam ser uma mulher no volante.
Pois bem, o Blog Matão Hoje em Dia trás alguns mitos e verdades sobre esse assunto e que devemos levar à sério antes de fazer piadinhas com as mulheres no volante. Vale lembrar que a maior parte dos acidentes com conseqüências graves são causados por homens, principalmente jovens (os quais bebem e abusam da velocidade) e os que possuem mais de 20 anos de carteira (por se sentirem muito experientes na direção).
MITO: Elas fogem de vagas difíceis - Homens e mulheres sempre vão optar pela facilidade. Nada tem a ver com o suposto campo de visão inferior ou dificuldade espacial.
MITO: Elas se perdem facilmente - O homem se esforça para mostrar que consegue chegar sozinho a locais desconhecidos. A mulher não se incomoda em pedir auxílio. Elas não têm dificuldade de orientação.
MITO: Elas sofrem de cegueira noturna - A dificuldade feminina de enxergar bem os obstáculos à noite não é comprovada cientificamente e não faz com que as mulheres deixem de guiar quando há pouca luz. E tem mais: acidentes à noite são geralmente causados por homens. Elas costumam redobrar a atenção.
VERDADE: Dificuldade com alertas do painel - Elas costumam ter menos familiaridade com o carro desde a infância, além de vê-lo mais como finalidade. A exigência é que os alertas no painel sejam claros e indiquem o que fazer em caso de problemas.
VERDADE: São mais lentas - Por isso, elas até se envolvem mais em colisões, mas com menor gravidade. Cerca de 30% dos acidentes provocados por homens levam à indenização integral.
VERDADE: Entendem pouco de mecânica – Mulheres geralmente não se importam muito com a parte mecânicos do veículo, apesar disso estar mudando nos últimos anos, elas se atentam mais para a utilidade prática, dirigir. Em caso de problemas mecânicos, não hesitam em pedir ajuda.
E para finalizar, sabemos que nos dias de hoje, mulheres dirigem todos os tipos de veículos: de tratores agrícolas a caminhões de cargas, ônibus urbanos e táxis. Sendo VERDADE que para as mulheres, quando se trata de direção, tamanho não é documento!