Como anda a EDUCAÇÃO em Matão

Nesse post nós vamos falar um pouquinho sobre a educação. Todos nós sabemos que quanto maior o nível educacional de uma população maior o seu crescimento econômico e social. Nessa fase de transformações que nosso país e também nossa cidade está presenciando, o nível de emprego e renda pode subir consideravelmente em cada ano de estudo a mais que um cidadão tenha. Uma outra realidade é que em diversos setores sobram vagas de emprego e ao mesmo tempo uma grande parte da população continua desempregada e sem renda e o fator principal nessa questão é sem dúvida a falta de qualificação.

A cidade de Matão tem um bom sistema educacional e um ótimo número de crianças que freqüentam regularmente a escola, de acordo com a Fundação Seade (www.seade.sp.gov.br) 99,3% das crianças em idade escolar estão devidamente matriculadas. A qualidade do ensino na rede pública obviamente que aqui também sofre do mesmo problema geral que todos os outros lugares: falta de incentivo e capacitação aos professores, progressão continuada, defasagem de conteúdo e essa é uma realidade que deve sim ser repensada em todo nosso país se queremos de fato estar entre as grandes nações desenvolvidas.

Em nossa cidade existem escolas municipais nas quais a qualidade de ensino é considerada por tradição melhor que as escolas da rede estadual. Como maior exemplo podemos citar a E.M Adelino Bordignon o qual oferece educação desde o ensino básico até o ensino médio e técnico profissionalizante. Diferencia-se também das demais escolas a ETEC (Escola Técnica Estadual) que oferece para os alunos aprovados em seu sistema de seleção ensino médio e ensino técnico profissionalizante de qualidade.

Ainda no sistema educacional matonense não podemos esquecer do SENAI uma grande conquista para a nossa população. O SENAI com seu prédio e infra-estrutura completos foi inaugurado no final do ano de 2009, com a presença do presidente da Fiesp Paulo Skaf. É uma grande oportunidade para mais de 300 jovens todos os anos que querem ter uma profissão, principalmente em uma cidade e região industrializados como a nossa onde as indústrias de fato almejam cada vez mais por profissionais qualificados.
Não podemos esquecer das creches e pré-escolas que é base de onde tudo começa na vida de um estudante e de um cidadão e é essencial para os pais que necessitam trabalhar. Matão apesar de ainda ter um déficit investe nessa área como, por exemplo, a construção de uma grande unidade no Parque Aliança em substituição a já existente que não comporta mais a demanda.
Hoje a cidade conta com aproximadamente 18 escolas de ensino básico ao médio entre as estaduais e municipais além das escolas particulares.
ENSINO SUPERIOR


Talvez esse seja realmente uma das maiores deficiências no sistema educacional de Matão: o ensino superior. Contamos atualmente com duas entidades de graduação e uma com pós – graduação. A primeira a ser construída foi o Immes (Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior) que disponibiliza dois cursos de graduação, Administração e Direito.

Posteriormente chegou à Matão a FPM (Faculdade Politécnica de Matão) que pertence ao Grupo Anhanguera de Educação. A unidade Matão da também conhecida Faculdade Anhanguera conta com cursos de graduação em Administração e áreas de Engenharia e Informática, além de pós - graduação e MBA nessas áreas correspondentes.
Sabemos que a educação superior é muito importante na atualidade e seria de grande valia se a cidade contasse com alguma instituição pública de ensino superior como estão presentes em algumas de nossas vizinhas: Araraquara, São Carlos, Jaboticabal e Taquaritinga.
Apesar de que realmente fosse mais interessantes que outras instituições tanto públicas quanto particulares estivessem presentes em nossa cidade os estudantes de Matão têm fácil acesso às faculdades e universidades de cidades vizinhas, pois a Prefeitura Municipal oferece gratuitamente o transporte diário para estudantes que se deslocam até a Uniara (Centro Universitário de Araraquara) e/ou a Fatec (Faculdade de Tecnologia) Taquaritinga, citando apenas dois exemplos de instituições públicas e privadas de bastante importância na região, entre várias outras.


EDUCAÇÃO, ESPORTE E APOIO SOCIAL


O entendimento que educação e desenvolvimento social estão intimamente ligados é claro, mas existem algumas situações que apenas a freqüência escolar não basta e é necessário que exista um reforço para que a criança ou o jovem obtenha um melhor desempenho escolar e se torne um grande cidadão.
Atividades de inclusão social como arte, cultura, esporte e lazer são motores para uma mudança na vida de muitos jovens. Bibliotecas bem estruturadas de fácil acesso, aulas de dança, oficinas culturais e teatrais são oferecidas pelo nosso município e deveriam ser mais divulgas e incentivadas.
Outra opção é em relação ao esporte. O CAJU (Centro de Apoio à Juventude) conta com área de lazer e práticas esportivas como as piscinas além de uma escola municipal de ensino básico.


BOM DE BOLA, BOM NA ESCOLA


Um grande projeto de inclusão social que ocorre em várias cidades brasileiras é o chamado “Bom de bola, bom na escola”. Presente em Matão desde o ano de 2002 o projeto é mantido pelo Grupo Fischer e aprimora o desenvolvimento social, cultural e esportivo de garotos em idade escolar, preparando-os para o futuro.
Esse projeto além de atividades esportivas e sócio-culturais disponibiliza a cerca de 110 garotos de 10 a 16 anos atendimento médico, odontológico e merenda.
< style="font-family: Arial, Helvetica, sans-serif;">Entre mais de 40 títulos já conquistados em oito anos de “Bom de bola, bom na escola” nas práticas esportivas, o projeto também proporciona atividades culturais como visitas a museus, teatros, cinemas, exposições, incentivo à leitura a participação em festas comemorativas.
Um dos requisitos para que os garotos continuem no projeto é que além de serem bons nas atividades esportivas sejam melhores ainda na sala de aula, tanto em notas quanto em comportamento e o resultado é gratificante:
· 1,84 pontos de aumento na média das notas.
· 10% de aumento na freqüência escolar.
· 21% de melhorias no comportamento escolar
Fonte: Grupo Fischer


É com atitudes e projetos como esse além de um grande investimento por parte dos governos em educação que devemos sim revolucionar a sociedade em nossa cidade e em nosso País. Fazendo com que crianças, jovens e adultos tenham cada vez mais acesso à oportunidades de crescimento pessoal e profissional, as empresas disponham de mão-de-obra cada vez mais qualifica e esse seja um passo estratégico e importante para o desenvolvimento de nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário