(UTILIDADE PÚBLICA) Não vamos deixar que a dengue aconteça em nossa cidade

Todos os anos quando chega o verão, junto com ele chega também uma grande preocupação chamada DENGUE. Evitar que essa epidemia aconteça é um dever de todos. A população, o poder público e os agentes de saúde devem fazer todos a parte que lhes cabem.

Na nossa cidade até o momento foi confirmado apenas 1 caso de dengue nesse verão, o que pode ser considerado um dado bastante positivo, pois cidades próximas como Ribeirão Preto já registra uma das maiores epidemias do Estado.


Esse caso de dengue foi suficiente para a Prefeitura Municipal de Matão intensificar o trabalho de combate e prevenção à dengue conforme noticiado em seu portal www.prefeitura.sp.gov.br  Esse trabalho inclui a visita dos agentes às residências eliminando pontos de acúmulo de água e a aplicação de venenos em locais que são propícios à procriação das larvas do mosquito transmissor o Aedes Aegypti.

Matão felizmente não sofre de casos epidêmicos sérios da doença já há alguns anos e isso se deve às ações adotadas pelo poder municipal assim como a conscientização de nossa população de que a dengue é uma doença séria e pode levar à morte, evitando que aconteça como em várias outras cidades brasileiras onde até centenas de pessoas têm suas vidas interrompidas todos os anos devido à apenas a picada de um inseto que com a união de todos pode sem dúvida ser evitado a sua proliferação.

Vale então mais uma vez ressaltar os cuidados que a população matonense deve ter em suas para evitar esse mal em nossa cidade:

Lembrando que: NUNCA impeça a entrada dos agentes municipais epidemiológicos devidamente identificados da Prefeitura em suas residências. Não deixe piscina descoberta ou outros meios de proliferação das larvas em casas que estão fechadas. Lembre-se é a vida de todos que está em risco. Inclusive a sua.

SINTOMAS
Caso sinta alguns desse sintomas descritos abaixo, procure um médico ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência:
- Febre alta acima dos 38º C
- Dor de cabeça e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo
- Dor no fundo dos olhos
- Dor nos ossos e articulações
ATENÇÃO: Fique sempre muito atento caso apresente sangramentos procure imediatamente ajuda médica. Em suspeita de dengue evite a auto-medicação, pois alguns medicamentos para gripe e resfriados podem agravar ainda mais a doença.
ALGUMAS DICAS DE MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE:
- Cuide da sua casa e da sua rua. Junte um grupo de amigos, vizinhos, colegas de trabalho, membros da sua igreja, familiares e comece aí mesmo onde você mora, a combater a dengue.

- Organize mutirões e desenvolva ações de mobilizações na sua comunidade.

- Converse com todos no bairro, mas principalmente com aqueles vizinhos que possuem casas com jardins com muitas plantas, calhas para escoar água da chuva, reservatórios de água, quintais com entulho. Se você perceber grande quantidade de focos do mosquito, informe os órgãos responsáveis do seu município.

- Procure os agentes de saúde para trocar idéias e participar de todas as ações de combate a dengue.

Vamos todos evitar que esse mal atinja nossa cidade. FAÇA SUA PARTE, pois é nosso dever também ACABAR COM A DENGUE.
Para maiores informações sobre a doença e seu combate visite o site:
www.combatadengue.com.br

Um comentário:

Eletrochave disse...

Seção Quebra-Galho: Aprenda já e de graça a consertar fechaduras e instalação elétrica em www.eletrochave.com.br

Postar um comentário