UMA ESTAÇÃO DE HISTÓRIAS



No nosso dia-a-dia, a maior parte das pessoas passam por prédios e construções históricas de nossa cidade e nem se dão conta do valor que cultural, arquitetônico e histórico que esses podem representar. Sem dúvida aqui em Matão um desses prédios é a estação ferroviária.
Quantas vezes já passamos pelas ruas próximas, pelo complexo viário XV de novembro e nem olhamos para ela. Nem paramos para pensar um minuto sequer quanta história de tantas pessoas e de nossa própria cidade aquele prédio representa? Pois então, hoje infelizmente a estação ferroviária está em uma situação de semi-abandono. Com as portas fechadas, o prédio sofre com a falta de manutenção e infelizmente essa triste realidade ocorre na maior parte das estações de nosso Estado após a privatização do sistema ferroviário e o fim do transporte de passageiros. Mas nem sempre foi assim...

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DE NOSSA ESTAÇÃO
A estação ferroviária de Matão foi inaugurada no ano de 1912 e já colocada em funcionamento antes de iniciar o trecho retificado das vias que só ocorreu nos anos 50. Durante esse período a estação foi uma das mais movimentadas da EFA (Estrada de Ferro Araraquara S/A) pertencente à antiga FEPASA (Ferrovias Paulista S/A). O crescimento da cidade principalmente entre os anos 60 e 70 fazia com que muita gente embarcasse e desembarcasse em sua plataforma, assim como o desenvolvimento industrial que a cidade experimentou durante esse período proporcionava um ritmo frenético de trabalho nos seus armazéns de carga e descarga. 
Após o sucateamento da rede, privatizações e o fim do transporte de passageiros na década de 1990 a estação ferroviária começou a perder sua importância, pelo menos no sentido de utilização. 


UM OLHAR DIFERENTE

Nós matonenses não podemos deixar de olhar com um carinho especial esse patrimônio que tanto proporcionou para o desenvolvimento de nossa cidade. Não podemos deixar que a nossa bonita estação com suas “portinholas” feitas de madeira de lei trabalhadas se deteriore com o tempo, com o descaso das empresas privatizadas. O progresso atual chega e a construção do complexo viário fez com que parte de sua plataforma desaparecesse. Isso foi necessário, pois o fluxo de veículos atual de nossa cidade “pedia passagem”, mas não podemos de forma alguma esquecer esse patrimônio que poderia se transformar em um museu ou em um espaço de artes conservando assim seu passado, sua história e não deixando morrer jamais a sua importância.



Dê sua opinião leitor! O que você acha sobre a condição atual da nossa estação ferroviária? Você tem alguma história para nos contar sobre ela? O que poderia ser feito para que esse patrimônio não caia ainda mais no esquecimento? Comente!

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/



4 comentários:

Matão Hoje em Dia disse...

A importancia arquitetônica de um prédio nada mais é que a identidade do seu tempo, no qual foi vivido ali, estar lá significa sentir a sensação de como era o local antigamente e as pessoas que viverem esse tempo!

Temos que dar valor ao tempo!

Basileu disse...

Tenho muita historia sobre a estação ferroviaria de Matão. Quando me mudei para cá em 1985 vim só e minha familia ficou em Mauá SP. Então todo fim de semana eu ia para São Paulo. O meio de transportes mais barato naquela época era o trem. O onibus era bem mais caro. Só demorava um pouco mais ( 6 horas de viagem ). Pegava ele aqui as 0:40Hrs e chegava na estação da luz as 6:30Hrs. quando não atrasava. Muitas vezes ele passava aqui superlotado e agente viajava de pé muitas vezes o tempo todo da viagem. Mas era divertido. Quando passava meio vazio as vezes dava até para dormir deitado no banco duro.
Quanto à preservação do Patrimonio Historico, acho que enquanto o Municipio sozinho não tem condições precisava as "forças vivas" da cidade se juntarem: Poder Público, Empresarios, entidades etc. para fazer algo. Realmente a historia não pode se perder no tempo! Muito menos os seus simbolos.

Matão Hoje em Dia disse...

Pois é! Realmente a estação de trens de Matão deixa muita saudade. E claro é um patrimônio que a cidade de Matão não pode deixar se perder como aconteceu em várias outras cidades. Algo precisa ser feito e a união da sociedade como bem foi mencionado é extremamente importante. Modelos já existentes até em cidades próximas poderia ser tomado como exemplo. Transformar o prédio em um espaço cultural do município aberto à todos. Com fotos e se possível até objetos dos tempos de funcionamento da estação inclusive para que as crianças e os jovens tenham uma percepção de como era antigamente. Lieralmente reabrir as portas da estação para a população matonense!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, parabens pela iniciativa que alguem teve em mexer e remexer na HISTÓRIA. Tambem sinto saudades daqueles tempos, onde eu com meus pais, irmão e irmãs embarcavamos às 24hs rumo a São Paulo, e lá iamos nós, as vezes sentados na plataforma desse trem lotado, outras vezes tambem dormingo naqueles bancos duros, mas era um tempo bom.
Hoje, quando volto pra visitar a minha terra querida e passo la quase na frente da estacão, sinto essa nostalgia...assim como em vários outros lugares onde ali existia um casarão lindo
e hoje um estacionamento, ou uma casa moderna e assim vai.
Vamos parar ...vamos tentar juntos (apesar de eu estar longe), guardar um pouquinho da história que deu origem a MATÀO TERRA DA SAUDADE.

Postar um comentário