Como no assunto anterior a gente tratou sobre nossa estação ferroviária e da própria ferrovia que faz parte da história e desenvolvimento de nossa cidade, existe alguns fatos que talvez apenas os moradores mais antigos venham a conhecer e um deles é que em Matão no início do século XX e da conseqüente implantação da linha férrea não existiam apenas duas estações como existe hoje (Matão e Silvânia) mas sim várias outras.
Nomes que hoje nos soam desconhecidos Upareba e Arararuba eram estações ou paradas ferroviárias dentro de nosso município. A estação Cambuí era uma desses pontos de parada do ramal que saía de Silvânia e ia até Tabatinga, mas sem dúvida a mais conhecida e mais movimentada foi a estação Toriba, nome esse que se perpetuou como o nome de um bairro de nossa cidade.
A estação Toriba foi inaugurada no ano de 1911 e desativada somente no ano de 1966. A principal função desse ramal era escoar a produção de lenha das fazendas da região. De acordo com um morador antigo das proximidades a ferrovia servia a chamada “fábrica dos ingleses” que era presente na cidade de Matão. Essa era na verdade uma fábrica de óleos feito à base de amendoim e algodão chamada Fábrica de Óleos Toriba e pertencia à “Companhia Agrícola Fazendas Reunidas” a qual pertencia também a Fazenda Cambuí de propriedade inglesa assim como a fábrica.
A fábrica foi desativada na década de 60, bem logo também, o ramal ferroviário. No local ainda existem galpões abandonados ou alugados para outras companhias além de algumas casas ainda construídas no estilo britânico.
Essa é uma curiosidade que principalmente as gerações atuais de nossa cidade não conhecem. Mas realmente é algo bastante interessante e mostra que a vocação agro-industrial de Matão remonta já desde o início do século. As casas no estilo britânico estão infelizmente hoje em estado de abandono e em meio ao mato alto, mas vale sim uma visita para apreciar mais um pouquinho das origens do povo matonense.
Fábrica Toriba e antiga estação
Fábrica Toriba Atualmente
3 comentários:
Meu pai foi maquinista da extinta Paulista que depois passou a se chamar Fepasa por anos. Quando ele ve a situação que o transporte ferroviário se encontra nos dias de hojee esse abandono todo, é so tristeza.
san_bjork@hotmail.com
(m)
meu pai foi técnico da refinaria de óleo...realmente era lindo, que saudades!
Gostaria de saber sobre as fazendas cambuy, e um mapa de localização de todas as fazendas da época, tais como: Fazenda Boa Vista, Taamanduá, California, Agua Sumida, Américo e outras pertencentes a Companhia Agricolas Paulistas - Fazendas Cambuy. Esta Companhia era dos Ingleses.
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