Matão dá exemplo em meio ambiente e recebe o selo Verde e Azul


Em tempos de grande importância mundo afora com a preservação do meio ambiente é sempre gratificante ouvir quando o país, o Estado e nossa cidade recebem algum prêmio ou alguma condecoração no sentido de que fez algum trabalho importante para preservação do ambiente em que vivemos e na construção de um lugar cada vez mais saudável e ambientalmente correto.

Matão no dia 1º de dezembro de 2009 recebeu o selo Verde e Azul da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente entregue em São Paulo nessa data através do Governador José Serra.




Essa é uma importante conquista para os municípios, pois além de questões práticas que já foram feitas o selo coloca a cidade em um patamar diferenciado para receber recursos governamentais no que diz respeito a questões ambientais e ecológicas.

Dos 645 municípios paulistas, 543 estavam concorrendo ao selo, porém apenas 156 tiveram condições de recebê-lo esse ano. Matão ficou na 90ª colocação com uma nota de 84,44 pontos em uma escala que vai de 0 a 100.


 
De acordo com Maria Aparecida Bellintani Ourique, diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, a conquista veio devido à implantação de uma política de proteção ambiental, a criação de um conselho de meio ambiente, recuperação de mata ciliar, aumento no percentual de tratamento de esgoto e a realização de cursos de aperfeiçoamento em educação ambiental na cidade de Matão.

 
"Essa certificação, proporcionará a possibilidade de obtermos recursos para financiamento ambiental e nos dá um incentivo para a continuidade dos trabalhos que realizamos graças ao apoio que recebemos do prefeito Adauto Scardoelli. Também demonstra como a qualidade de vida da população de Matão melhorou", ressalta a diretora.

 
Da nossa região, além de Matão apenas outros 19 municípios conquistaram o Selo Verde e Azul.

 

O SELO

 
O Selo Verde e Azul é concedido a municípios paulistas que cumprem metas e desenvolvem políticas de proteção ao meio ambiente criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em uma escala que vai de 0 a 100, as cidades precisam atingir pelo menos 80 pontos para que recebam a premiação.



 
Entre outras questões, eliminar lixões, tratar esgoto, evitar o desperdício de água, recuperar áreas degradadas e criar conselhos municipais de proteção ao meio ambiente são algumas das práticas analisadas pela Secretaria para fazer a avaliação e conceder o prêmio.

 
Criado no ano de 2008, atualmente 258 municípios paulista já receberam o selo nas duas edições, sendo esse um percentual pequeno frente à todas as cidades de nosso Estado.
Para o ecologista Virgílio de Farias, presidente do MDV (Movimento de Valorização da Vida), a classificação serve como estimulo para que as cidades desenvolvam políticas públicas ambientais. “Quanto mais atitudes positivas das administrações em relação a natureza, mais os cidadãos se tornam conscientes”.

 
O importante é que não apenas Matão, mas todas as cidades de nosso Estado e do país pensem um pouco mais em políticas de meio ambiente, em como promover um desenvolvimento com sustentabilidade, visando o futuro de nossas crianças em uma cidade cada vez melhor de se viver.

 
Matão mais uma vez deu um exemplo que está seguindo no caminho certo. Parabéns à nossa cidade por essa conquista.

 
Colaboração: www.tribunaregiao.com.br
www.ambiente.sp.gov.br

3 comentários:

Matheus C. disse...

Olá! Onde conseguiram a imagem aérea de Matão? Aguardo resposta.

Matão Hoje em Dia disse...

Esta imagem aérea está disponível em vários sites relacionados à Matão, inclusive no google earth e também no google Maps.

Obrigado

Anônimo disse...

afff a imagem é mto antiga... tipo nem tem o adelino

Postar um comentário