Alliens vivem entre nós, é só observar!


O fotógrafo francês Marc da Cunha Lopez vive em Paris e sua especialidade são fotografias fora do padrão normal, às vezes até um tanto assustadoras. Cyborgs, baratas gigantes operando computadores e máquinas, além de faunos de tudo quanto é modo e extraterrestres são algumas de suas foto características.
O Blog Matão Hoje em Dia trás uma amostra do trabalho desse fotógrafo francês, com imagens que expõe principalmente extraterrestres de uma forma que nos faz pensar se eles de fato vivem ou não entre nós. Confiram o trabalho de Marc da Cunha Lopez.



















Ela se livra da flertada de um vivo, e agora?

Uma flertada no trânsito. A garota ao tentar não dar bola para o funcionário de uma funerária que insiste em paquerá-la aumenta o som do carro e o inesperado acontece! Com certeza um dos mais divertidos comerciais de TV. Vale a pena ver!

Tirinha da semana

E hoje é dia de tirinha da semana, e no assunto matonense de hoje, abordamos um projeto de esporte que abrange toda a cidade, desde a periferia até o centro. E se você acha que esse tipo de ação social é boba e não interfere nada na vida de alguém, talvez na tirinha de hoje te esclareça o quanto é importante o esporte na vida das pessoas! Veja e repense...
(Clique na imagem para ampliar)

Projeto Mais Esporte em Matão

É cada vez mais notável e comprovado que o investimento em práticas esportivas além de contribuir para a saúde física e mental de quem os pratica, também tem uma colaboração extremamente importante na inclusão social dos atletas e no desenvolvimento da sociedade em geral. Vários exemplos são constantemente citados de comunidades carentes e violentas, principalmente nas grandes metrópoles, que são transformadas para melhor quando existe um sério investimento em práticas esportivas e culturais naquela região.

Os jovens, precisamente, é o público alvo desses programas, justamente por serem a parcela da população mais exposta a perigos como tráfico de drogas e outros tipos de aliciamentos que acabam os encorajando à criminalidade. Além da questão da violência, o esporte de toda forma é uma colaboração muito positiva para prover a cidadania e criar perspectiva de um futuro profissional na vida desses jovens.
Considerando também outras classes sociais e regiões urbanas que não sofrem com problemas sérios de violência e criminalidade, o investimento em esporte é um fator diferencial na vida daqueles que desejam se desenvolver profissionalmente nessa área.
Em Matão, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Mais Esporte que visa à descentralização e o incentivo das práticas esportivas municipais, criando metas da participação de crianças e jovens, promovendo várias modalidades e prevendo a criação de centros esportivos em diversas áreas da cidade. Dessa forma a Prefeitura pretende fomentar uma participação efetiva de crianças e jovens de várias regiões da Matão, não visando apenas o desenvolvimento social, mas também o desenvolvimento pessoal desses pequenos atletas que amanhã poderão ser um exemplo para o País e levar o nome de nossa cidade muito além das fronteiras nacional.

Projeto Mais Esporte


O objetivo geral do Projeto Mais Esporte é a descentralização do desporto municipal facilitando o acesso às práticas esportivas oferecidas pelo Projeto. Ou seja, todas as áreas de Matão terão as mesmas condições de acesso, diminuindo distâncias e obstáculos. 
Dentro do Projeto Mais Esporte está previsto a criação de oportunidade para crianças e adolescentes às práticas esportivas. A Prefeitura espera atingir uma meta de 3.250 alunos atendidos, estimulando então o exercício da cidadania por meio de ações integradas das Secretarias Municipais. Isso quer dizer, que além das práticas esportivas esses alunos terão acessos a outras atividades, como palestras, projetos culturais, assistência médica, odontológica e psicológica, entre outros.
O Projeto Mais Esporte também tem a missão de fazer uma maior integração dessas crianças e adolescentes através de práticas vividas no esporte, favorecendo, certamente as relações sociais e promovendo o encontro entre os diferentes grupos. Essa é sem dúvida, uma das principais questões positivas que a esportividade promove a interação social, e diversidade entre as pessoas.

A consolidação dos aspectos motivacionais também deve ser levada em conta e esse é também um dos objetivos mais importantes do Projeto, isso faz com que outros segmentos essenciais no desenvolvimento da personalidade dessas crianças e jovens sejam desenvolvidos, como a tolerância, competitividade, respeito ao próximo, a ciência sobre as diferenças pessoais de cada um (raça, gênero, origem, culturas, defeitos, etc.).
Além de tudo isso, o Projeto visa identificar talentos em potencial o qual certamente será trabalhado e encaminhado para equipes de competição, sendo esse(s) futuro(s) profissional (is) do esporte que poderão trazer muitas conquistas e orgulho para nossa cidade de Matão.
De acordo com o Projeto, deve ocorrer à descentralização e a facilidade de acesso dos moradores aos locais de práticas esportivas, implantando pólos em cada região previamente pesquisada da cidade de Matão, tendo como meta atingir 30%, o que corresponde a 3.250 alunos da rede municipal, estadual e particular na faixa etária de 7 a 16 anos, contribuindo assim para diminuir o índice de criminalidade nesses pólos em um prazo de 40 meses.
Outra meta é a atração de parceiros das áreas médicas, odontológicas e de materiais esportivos, como conseqüência de que várias modalidades serão praticadas dentro desse Projeto. Vejamos algumas e o número correspondente de alunos atendidos


MODALIDADE METAS



Futebol 500
Futsal 400
Ginástica Geral 350
Voleibol 300
Basquetebol 300
Judô 200
Karatê 200
Natação 200
Damas 200
Atletismo 150
Xadrez 150
Tênis de Mesa 100
Handebol 200
Total 3.250


Missão do Projeto Mais Esporte: inclusão sócio-esportiva, desenvolvendo os princípios básicos fundamentais das várias modalidades esportivas de forma global e estimular a atividade física respeitando os direitos da criança e do adolescente, bem como fortalecer as famílias dos participantes via inserção de seus integrantes na rede de atendimento das demais Políticas Sociais Municipais.
Em relação à metodologia das aulas, serão ministradas duas vezes por semana com duração de aproximadamente 1 hora, além de palestras, atividades recreativas, exercícios dos fundamentos do esporte praticado, encontros mensais entre as diversas escolinhas (ocorrendo o intercâmbio entre alunos), reuniões semestrais com os pais no mesmo local onde acontecerão as aulas e acompanhamento médico, odontológico, psicológico, pedagógico, entre outros.
Dentro do projeto de descentralização a Prefeitura pretende não apenas utilizar os espaços e centros esportivos já existentes na cidade como a criação de novas áreas estrategicamente localizadas de modo que possa atender toda a população, diminuindo a distância desses até os principais centros que já possui. Sendo assim, alguns bairros do município em que a população enfrenta longas distâncias para chegar até um ginásio mais próximo, provavelmente será contemplado com uma área de práticas esportivas mais perto dos moradores.
Algumas das áreas esportivas já existentes que serão utilizadas são: o Conjunto Poli - Esportivo Laert Tarallo Mendes, Centro de Atendimento da Juventude (CAJU), Centro de Apoio Integrado à Comunidade (CAIC), e o Centro Esportivo do SESI, entre outros.

Haverá também uma extensão do Projeto junto à APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais), com a participação de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, promovendo o crescimento da integração social e individual desses alunos, contribuindo para a quebra de preconceito, paradigmas e que esses ultrapassem seus limites, sendo também futuras promessas para o nosso esporte.
De modo geral, essas são as características do Projeto Mais Esporte, a contribuição para uma adesão cada vez maior de crianças e adolescentes às práticas esportivas no município de Matão, tratando assim de uma maior inclusão sócio-esportiva, desenvolvimento da cidadania, colaborando também para a diminuição da violência, descentralização dos locais de práticas de esportes em nossa cidade, provendo um maior acesso de todos e principalmente buscando novos talentos e novos atletas, ajudando assim o Brasil a futuramente se tornar talvez uma das maiores potências olímpicas e é somente com atitudes como essa, o Projeto Mais Esporte da Prefeitura de Matão que teremos condições de chegar mais rápido lá.

10 interessantes campanhas anti-fumo pelo mundo


O hábito de fumar está cada vez mais sendo repreendido pela sociedade e também pelo Governo em todos os lugares do mundo. Todos sabem que o ato de fumar além de ser prejudicial para saúde da própria pessoa, pode também prejudicar os demais como “fumantes passivos”.
No Brasil, o Governo nos últimos 10 anos vem tomando medidas contra o fumo. Dentre elas vale destacar a proibição da propaganda de cigarro em todos os veículos de comunicação, alertas sobre o perigo com imagens em cada embalagem do produto, aumento de impostos e a Lei Anti-Fumo do Estado de São Paulo que entrou em vigor no ano passado.
Porém no mundo todas essas campanhas se intensificam cada vez mais no combate ao tabaco e existem algumas delas bastante criativas. O Blog Matão Hoje em Dia trás um TOP 10 de campanhas anti-fumo pelo mundo.










Estrelas de Hollywood no ano 2040!


Todos nós sabemos que muitas das atrizes de Hollywood usam e abusam do artifício do photoshop em suas fotos. O photoshop dá aquela repaginada nas imperfeições e deixam as atrizes e os atores com uma aparência mais apresentável. Agora no photoshop pode ser feito de tudo, inclusive como seriam as estrelas e astros de Hollywood no ano de 2040. Uma curiosa e divertida brincadeira foi feita e o Blog Matão Hoje em Dia trás para vocês o resultado!









Cobrança de taxa de boleto é ilegal


Muitas pessoas, talvez uma boa parte dos consumidores fazem suas compras através do sistema de cobrança via boletos ou carnês, principalmente aquelas parcelas de alguns serviços como internet e TV por assinatura ou financiamentos, por exemplo. O boleto é uma forma mais prática e de acesso à aquisição desses produtos e serviços, principalmente para aqueles que não tem ou não gostam de utilizar cartões de crédito, assim como não deseja que esses valores sejam descontados automaticamente se suas contas correntes.
A questão é que muitas das empresas colocam um valor embutido na cobrança via boleto, a chamada “taxa do boleto bancário”. O valor dessa tarifa varia de R$1,20 podendo chegar até R$4,50 por todo boleto ou pagamento do carnê efetuado. O que deve ressaltar é que essa cobrança é totalmente ilegal e o consumidor deve ficar atento, pois ele tem o direito de ser ressarcido.


Taxa do boleto bancário

De acordo com as empresas de financiamentos e administradora, esses valores são embutidos nos boletos e carnês devido aos custos que elas possuem para essa operação, como por exemplo. Utilização de papel impresso, taxa de envio via Correios, grande gastos provocados por extravios ou mudança de endereço de destinatários e a tarifa de pagamento bancário que é incidida sobre todo pagamento nessa modalidade. Sendo assim, as empresas alegam que esses encargos são de forma justa repassados ao consumidor e que existem alternativas como, por exemplo, a cobrança por cartão de crédito ou débito automático em conta corrente o qual eliminariam esses gastos.
Os custos das taxas de boletos variam conforme a administradora e o valor das parcelas, mas podem chegar a até R$4,50 em alguns casos.


Taxa do boleto bancário é ilegal

Levando em consideração o Código de Defesa do Consumidor, a taxa de cobrança por boletos é ilegal, abusiva e injusta. De acordo com a coordenadora do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) Maíra Feltrin: "De fato, no entendimento do Idec, segundo o artigo 39, parágrafo V do Código de Defesa do Consumidor, é ilegal a prática de cobrar do consumidor as despesas relativas ao processamento, à emissão e ao recebimento de boletos de cobrança" e ela ainda complementa: "Isto porque esses custos são inerentes à própria atividade do fornecedor e a responsabilidade pelo seu pagamento é estabelecida em contrato celebrado entre o fornecedor e a instituição financeira, não sendo possível estabelecer ou repassar a obrigação ao consumidor".
Como podemos ver essa tarifa é abusiva e não deve ser em hipótese alguma cobrada pelas empresas, pois o consumidor tem o direito de optar pela melhor forma de pagamento disponível pela empresa sem precisar arcar com esses custos. Sendo assim estaria havendo uma “discriminação” entre uma modalidade de pagamento e outra.

Quais os direitos do consumidor e o que deve ser feito?

Imagine agora um financiamento feito via boleto ou carnê em que existe uma taxa embutida de R$3,50 ao mês. Vamos considerar que esse financiamento tenha sido feito em 36 parcelas. No final, o consumidor lesado terá desembolsado R$126,00 a mais em um pagamento o qual não seria sua obrigação fazê-lo.
O artigo 39, parágrafo V do Código de Defesa do Consumidor orienta que além de ilegal o consumidor tem todo o direito de ressarcido pelo valor pago indevidamente, e mais uma indenização com o mesmo valor, sendo assim ele receberá o montante em dobro. No exemplo citado acima, esse consumidor teria direito a receber R$252,00 da administradora.
O consumidor pode se defender de duas formas:

1- Enviando uma carta à empresa e solicitando a imediata cobrança das taxas de boletos e o desconto equivalente ao valor pago nos boletos anteriores em cada uma das prestações futuras. Ex: era cobrado R$ 2,50 por mês em cada boleto, com essa carta o empresa é obrigada a descontar R$2,50 no valor de cada prestação futura até quitar o valor devido ao consumidor. Caso o número de parcelas futuras seja insuficiente para cobrir o valor devido, a empresa deve fazer a total devolução.

2- Entrar com uma ação de repetição de indébito no Juizado Especial. Somente entrando com a ação, amparado pelo artigo 39, parágrafo V do CDC, o consumidor terá direito ao ressarcimento em dobro do valor cobrado. A Justiça também deve ser acionada no caso de o consumidor já ter feito à primeira opção, enviado a carta e não ter sido atendido pela empresa.

Sendo assim, o consumidor deve sempre ficar em alerta a todas as tarifas que são cobradas e correr atrás de seus direitos, pois muitas vezes somos lesados sem ao menos saber sobre isso.

Para maiores orientações:
www.idec.org.br
www.procon.sp.gov.br
www.procon.rj.gov.br
www.pr.gov.br/procon
www.procon.df.gov.br
www.procon.rs.gov.br

Ou conforme seu Estado.