Mostrando postagens com marcador população. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador população. Mostrar todas as postagens

IBGE divulga dados oficiais: Matão conta com quase 77 mil habitantes

Agora é oficial, o IBGE divulgou os dados completos coletados pelo Censo 2010 em todos os lugares do Brasil. O levantamento durou mais de quatro meses e visitou 67,6 milhões de domicílios em todo o território nacional. Esse foi o trabalho realizado por mais de 230 mil pessoas, sendo 191 recenseadores , os primeiros resultados, inclusive sobre Matão começam a aparecer.
De acordo com o Censo 2010, a população de Matão evoluiu dos 71.753 habitantes auferidos no último levantamento em 2010, para 76.799 nesse ano. A população do município teve um crescimento, então, de aproximadamente 7% em dez anos. Um índice relativo pequeno, principalmente se compararmos à décadas anteriores, quando a população matonense chegava crescer muito mais em igual período. Entretanto, está acima do crescimento populacional de algumas cidades da região as quais praticamente se mantiveram estagnadas ao longo dessa década e vários motivos podem explicar isso.

O crescimento de 5.046 novos habitantes em dez anos na cidade leva em consideração algumas variáveis, como (número de nascimentos – número de óbitos + números de migrantes – número de imigrantes), através disso ocorre em todas as cidades à movimentação populacional. Crescer dentro de parâmetros aceitáveis, como o caso de Matão é algo bastante satisfatório, pois evitaremos assim, crescimento desordenado, falta de infra-estrutura básica urbana para atender a população crescente, aumento da violência entre outras coisas.
Sendo assim, o crescimento populacional de Matão ao longo desse período está dentro de uma realidade suportável pela cidade e a qual a administração pública municipal possa traçar metas adequadas a essa nova população ao longo dos próximos dez anos.
A população urbana atual em Matão é de 75.386 e 1.413 matonenses vivem no campo. Desse total, a cidade possui 38.038 homens e 38.761 mulheres.
O IBGE divulgou também os dados do Estado de São Paulo. A população paulista atual é de 41.252.160 habitantes, sendo que mais de 39 milhões vivem nas cidades.
Vamos conhecer alguns dados de outras cidades da região. A população atual de Araraquara é de 208.725 habitantes. Em São Carlos o número apresentado chega a 221.936, Jaboticabal é de 71.667 e Taquaritinga 53.985, uma pequena variação positiva em dez anos já que no último recenseamento a cidade possuía 52.065 habitantes. No entanto, o crescimento populacional de Ribeirão Preto surpreendeu nessa década, nada menos que 20%, passando de 504.923 habitantes em 2000, para 605.114 hoje. O município ganhou 100 mil novos habitantes (mais que toda a população matonense).
Agora com os dados apresentados, cabe as prefeituras, em especial a de Matão traçar novos destinos, novas metas de crescimento, sustentabilidade, e melhoria na qualidade de vida de toda a nossa população.

CENSO 2010: CHEGOU A HORA DE CONHECER A REALIDADE MATONENSE


Em 2010, O Brasil passa por mais um desafio! Na verdade é um grande desafio, mas também uma grande etapa para a história do nosso País: nos conhecermos melhor! Todos nós podemos dizer, afinal será que o Brasil já não se conhece com tantas pesquisas realizadas e que são divulgadas quase que diariamente? De certa forma, podemos até dizer que sim, mas nenhuma pesquisa vai tão a fundo, em todas as entranhas, revelando todos os detalhes de nosso País, nosso Estado e nossa cidade como o Censo realizado pelo IBGE. É através do Censo 2010 que após dez anos vamos rever nossa população exata, a cor de nossa população, número de domicílios com água encanada, entre tantas outras variáveis.
Outro ponto importante em relação ao Censo 2010 diz respeito à nossa cidade. É realmente muito importante conhecer sobre nosso Brasil, mas mais importante conhecer sobre a cidade de Matão, onde de fato vivemos e onde após dez anos desde o último Censo realizado no País muitas dúvidas surgem em relação a diversos dados.
Uma das controvérsias é principalmente em relação a real população da cidade de Matão. Muitas pessoas dizem que nossa cidade já ultrapassou os 100 mil habitantes, outras acreditam que esteja na casa de 85 a 90 mil habitantes. O fato é que o último dado que conhecemos em relação ao IBGE é do ano 2000 (quando o Censo apontou em torno de 72 mil matonenses). A partir daí foram geradas uma série de estatísticas feitas pelo próprio IBGE e também pela Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) as quais apontam uma população entre 76 mil e 79 mil habitantes respectivamente.
Vale lembrar que a informação oficial é sempre a do Censo, então nesse ano iremos conhecer a verdadeira população matonense, que pelos indicadores, de fato estará próxima aos 80 mil habitantes.
Um outro dado não menos importante divulgado pelo Censo é em relação à qualidade de vida dos municípios. O chamado IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) que relata dados em relação a três indicadores sociais (Escolaridade, Expectativa de Vida e Renda). O último dado oficial que temos referente à Matão também diz respeito ao ano 2000 e iremos ver que muita coisa pode ter mudado e com certeza para melhor em nossa cidade nesses últimos dez anos.


Redes de água potável, de esgoto tratado, quantidade de escolas, creches, hospitais, postos de saúde, habitação, meio ambiente, fatores que interferem diretamente na qualidade de vida de cada cidadão são minuciosamente identificados e retratados pelo Censo e é aí a oportunidade de nós matonenses fazermos aquele comparativo do último e do atual Censo e verificarmos se houve avanços, melhorias nesses quesitos aqui em nosso município. Tudo indica que melhoramos sim e não foi pouco, pois Matão se beneficia não apenas pelo grande progresso experimentado pelo Brasil na última década, assim como pelo próprio esforço de melhorias que vem sendo realizado na cidade.
Grandes projetos de infra-estrutura, de saúde, de habitação e a grande oferta de emprego conquistadas em Matão é refletida diretamente na qualidade de vida da população e do destaque que a cidade pode vir a ter no próximo recenseamento. Nesse Censo, será também a grande oportunidade de conhecermos mais sobre as origens da atual população matonense, sua cor, sua escolaridade.
A taxa de analfabetismo e de mortalidade infantil são dois dados que devem ser aguardados com ansiedade, justamente pelo fato de que esses dois indicadores impactavam diretamente em nossa qualidade de vida há dez anos, já que Matão era uma das cidades da região com os piores índices. Devemos deixar claro que os índices daqui não eram extremamente ruins, mas quando comparávamos às cidades próximas e até à média do Estado, estávamos em desvantagem e justamente por isso devemos sim aguardar significativas melhoras nesses dados.
Indicadores de emprego e renda, certamente serão um dado que será apresentado com efetiva melhora para Matão, pois devemos lembrar que em 2009, apesar da crise financeira, a cidade era uma das que mais se recuperavam e justamente uma das que mais gerava empregos em nosso Estado.
O recenseamento do IBGE é utilizado por prefeituras, Governos Estaduais e pelo Governo Federal para traçar políticas públicas em todas essas áreas já citadas por pelo menos os próximos dez anos. Por isso à grande importância de se responder adequada e corretamente os dados, assim como esses sejam analisados com grande relevância pelos poderes públicos para corrigir o que de fato não está bom para nossa população.
O Censo brasileiro é considerado um dos mais confiáveis do mundo, sendo inclusive já elogiado por vários organismos internacionais. Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira, o Censo 2010 será totalmente informatizado e contará com novas perguntas de grande importância nos dias atuais como sobre a posse do registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo.

Por isso matonenses e todos os cidadãos brasileiros, a partir de agosto, recebam os recenseadores em suas residências, resposta às perguntas corretamente, pois esse é o nosso momento de realmente sabermos que tipo de brasileiros somos, como somos, quantos somos, o que temos, o que precisamos e deixar o caminho já traçado para a sociedade que iremos construir no futuro.