O lixo deve ser jogado no lixo! Deixem nossa cidade limpa

Que cidade queremos para nós, nossos filhos e netos? Essa é uma pergunta que certamente deveria ser feita e respondida por todos os cidadãos matonenses. Muitas vezes temos o hábito de sempre colocar a culpa no poder público a respeito de vários problemas enfrentados por nosso município, mas esquecemos que como cidadão nos cabe uma parcela bastante significativa de responsabilidade.
O Blog Matão Hoje em Dia trata a respeito da limpeza de nossa cidade, uma questão que vai muito além de uma “paisagem feia” e diz respeito também a meio ambiente, qualidade de vida e bem estar para todos os que aqui vivem e também para as pessoas que nos visitam. Matão pode ser considerada uma cidade relativamente limpa quando comparamos a muitas outras cidades brasileiras, independente de tamanho ou a localização. O centro matonense preza por não ser repleto de sujeiras e lixos como acontece em diversos outros centros urbanos. Isso talvez se deva a implantação de diversas lixeiras, a limpeza urbana e o uso delas pelas pessoas que freqüentam ou trabalham na área central.

Podemos notar que no canteiro de algumas importantes avenidas como a São Lourenço, Padre Nelson ou Avenida Baldan, dificilmente será encontrado grande quantidade de lixo, mas a situação infelizmente não é a mesma em todas as regiões da cidade. Ao circularmos por vários bairros de Matão encontramos muito lixo e/ou entulho espalhado pelas margens das avenidas, nos canteiros e terrenos, proporcionando uma imagem terrível de descaso e um insuportável mau cheiro.
O lixo e o entulho espalhado por esses lugares são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Esse lixo que vai desde produtos orgânicos até baterias de telefone celular está espalhado por lugares indevidos e qualquer chuva poderá transportá-lo aos rios e córregos, poluindo a água e o solo que nós mesmos iremos utilizar. Além disso, é muito comum a população reclamar de enchentes, mas será que alguém tem a consciência que essa grande quantidade de lixo espalhado pelas ruas é um fator muito importante para que elas ocorram?
A Prefeitura trabalha para a limpeza da cidade? A resposta para essa pergunta é sim! A prefeitura através da empresa Leão Ambiental faz a limpeza de ruas e avenidas, retirando esse lixo acumulado, varrendo as guias e deixando nas condições que de fato precisam ser, porém aí entra a parte que nos cabe, pois não adianta em nada todo esse serviço de limpeza pela Prefeitura se não existe conscientização da população. Chega-se ao absurdo das pessoas jogarem lixo bem embaixo da placa de proibição municipal.

Ao entrevistar o funcionário da Leão Ambiental que fazia o serviço de limpeza na rua ele alegou: “A limpeza da cidade é feita, mas acontece de limparmos e não passar dois dias para estar sujo novamente.” “O mau cheiro às vezes é terrível.” E acrescentou “deveria ter multa para essas pessoas sem consciência”.
E é realmente isso que deveria acontecer, a população e a sociedade se por formas de conscientização não mudam seus hábitos, começar então a existir uma punição financeira, talvez dessa forma (já aplicada em muitos outros países) uma parte da população que pratica esse tipo de atitude começa então a rever seus conceitos sobre educação, boas maneiras e convivência social.
Existem inclusive, os pontos de coleta seletiva instalados na cidade pela Prefeitura para que o lixo recolhido seja levado às cooperativas de reciclagem, essa forma de recolhimento deveria ser de amplo acesso, mas essa questão vai também dos hábitos e de como a população encara isso.
O importante é que esse tipo de alerta já nem deveria mais ser dados aos cidadãos brasileiros que anseiam ter uma posição de país de primeiro mundo e sociedade desenvolvida, mas não adianta vivermos em ricas cidades economicamente falando, como no caso de Matão, se uma parcela da sociedade é muito pobre de educação e civilidade. A cidade é de todos nós e devemos cuidá-la como se fosse nossa casa, com todo carinho, deixando-a bonita e bem apresentável, da mesma forma que devemos lembrar do meio ambiente, nossos córregos e rios, nosso solo, animais e plantas, para que dessa forma Matão seja cada vez mais desenvolvida em todos os sentidos e ecologicamente sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário