As supertições da sexta-feira 13

As superstições da sexta-feira 13 estão entre as mais difundidas de todas as crenças de azar. Neste dia, muitas pessoas acreditam que coisas ruins estão prestes a acontecer, e qualquer coisa é motivo de azar. Aprender sobre a história e a evolução da sexta-feira 13 ajuda a aliviar as pessoas e lhes permitam enfrentar sua fobia.

Por que sexta-feira?

Ao longo da história, os seres humanos têm dividido o tempo em segmentos que serão. O calendário ocidental na sua forma moderna tem suas origens em antigos calendários lunares, com cerca de 30 dias. Estes dias foram divididos em blocos de 7 dias com os dias citados. O calendário gregoriano (usado no mundo ocidental hoje) tornou-se oficial em 1582 DC. Com o domingo sendo o sábado são dias santos para os cristãos, sexta-feira começou a desenvolver uma má reputação. Desde que Jesus Cristo foi crucificado na sexta-feira, esse dia passou tradicionalmente temido como um dia de castigo. A tradição cristã também liga a sexta-feira com festas pagãs e celebrações. Como a associação infeliz com a sexta-feira continuou, muitas pessoas se recusaram a fazer determinadas tarefas neste dia, como os navios europeus evitando zarpar na sexta-feira, e enforcamentos públicos na Grã-Bretanha foram realizadas às sextas-feiras.



Por que 13?
A numerologia tem forte ligações pagãs e tradições cristãs. No início de rituais pagãos, o 13 foi um número poderoso feminino, ligadas ao calendário lunar e ao ciclo menstrual feminino. Os cristãos também difamando o número 13 como o número de pessoas que assistiram a Última Ceia. O número 13 manteve sua reputação com a infeliz coincidência de catástrofes com pessoas ligadas a ele. No entanto, o número não é universalmente considerado azarado. Os egípcios antigos acreditavam ser um número de muita sorte.


Sexta-Feira 13
Como a sexta-feira de azar fundiu-se com o 13 º dia do mês, as pessoas na Idade Média além de ter tomado medidas para evitar quaisquer ações nesse dia auspicioso, como planos de casamentos, realizarem negócios importantes ou até mesmo iniciar uma viagem. Muitos desastres que ocorreram na sexta-feira dia 13 foram acusados em crenças supersticiosas como fato do dia. Hoje, muitas pessoas no mundo ocidental ainda hesitam em convidar a má sorte na sexta-feira dia 13, evitando dirigir, comer fora ou uma festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário