Rodeio em Matão, existe a necessidade?

No último dia 12/10 começou o que para muitos é o evento mais esperado do ano na cidade: o Matão Rodeo Fest. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma festa de rodeio, ou também conhecida como festa do peão. Todos sabemos, essa ser uma festa extremamente popular no Brasil, inclusive temos algumas das maiores do mundo, como nas cidades de Barretos e Jaguariúna. Mas ao mesmo tempo, praticamente todos também sabemos quão cruel é esse “esporte” e esse tipo de diversão, onde animais como touros, cavalos e até filhotes são maltratados, torturados e até mortos de forma cruel.
O rodeio em Matão estava proibido por determinação do Ministério Público desde o ano de 2001 e só foi liberado novamente no ano passado. O motivo para a proibição foi justamente a questão de não haver garantias para a segurança e integridade dos animais, os quais passam por sofrimento e humilhação diante de milhares de espectadores, os quais apenas vibram com o peão conseguir se equilibrar durante 8 segundos de muito sofrimento (claro que para quem está sendo montado).
Muitas pessoas vêem em Matão essa como uma das únicas formas de diversão na cidade, e não acreditam haver algum problema em ir na festa para se divertir, principalmente nos shows. E realmente não há. Porém quando você vai até os shows e consome algum produto ou paga sua entrada, automaticamente está incentivando o espetáculo de maus-tratos aos animais, mesmo que passivamente.

Uma sugestão bastante interessante é: porque o poder público municipal e também os patrocinadores não realizam uma Feira Agropecuária em nossa cidade, sem a necessidade de um rodeio? Com certeza a diversão seria bem maior para toda a família, inclusive para as crianças que não teriam a necessidade de desde pequenos acompanharem esse tipo de situação para os animais. Uma feira que contasse com exposição de produtos das indústrias da cidade em “stands”, exposição de animais e suas raças, (inclusive animais domésticos), brincadeiras para crianças (como tiro ao alvo), parque de diversão e shows de cantores famosos para a diversão de todos.
Isso sim seria um evento sadio. E caso vá crescendo e ganhando repercussão, amanhã poderia estar ao nívem da Facira (Araraquara), EAPIC (São João da Boa Vista) ou Expo Rio Preto (São José do Rio Preto), atraindo turistas e gerando divisas para cidade, algo inclusive, que não acredito justifique a volta dos rodeios em Matão.
Muitas cidades, inclusive a vizinha Araraquara e Itirapina, dentre outras, já estão evoluindo e proibiram definitivamente esse tipo de evento na cidade. Enquanto isso, Matão retrocede e volta a realizar montarias, onde os animais são em geral maltratados.
No último final de semana, devido às chuvas, a realização da festa foi adiada, para o próximo. Conforme o comunicado oficial do adiamento era dito: “AS MONTARIAS FICAM MAIS PERIGOSAS E O PUBLICO INSATISFEITO COM A INFRAESTRUTURA DO SHOW.” Nota-se não haver nenhuma preocupação com a integridade dos animais, ou se isso de alguma forma poderia comprometer a segurança dos mesmos.
Esperamos que Matão tome a decisão correta quanto à esse evento. Evolua, como várias outras cidades e pensamos mais no que queremos, que futuro queremos e que legado como cidade consciente poderemos deixar.

2 comentários:

Anônimo disse...

se você acha q um touro ou um cavalo mau tratado, é porque você não conhece o rodeio, não tem a minima noção o qnto é difícil de se formar um boi de rodeio, pra você ter uma noção, pra se criar um boi de engorda, leva se em torno de uns 3 anos pra ele chegar ao tamanho de abate, q é em torno de 15 arroubas(450kg), um touro de rodeio, pesa em média 800kg, agora voce já viu algum animal ou ser humano de é mau tratado e consegue engordar???
a, gostei de vc sugerir q as crianças brincassem de "TIRO AO ALVO", é bem melhor uma crinça aprender atirar doque assistir uma festa maravilhosa que é o rodeio, e q naum existe maus tratos nenhum em animais!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não sei como podem existir pessoas da cabeça tão pequena que pensem isto td sobre rodeio. Animais maltratados existem talvez até dentro de nossa própria casa, começando com os pais q lhes ensinam tiro ao alvo e tem armas dentro de casa, menos no rodeio. Procure saber, qual esporte é violento, qual é o que mata, maltrata, e depois venha falar do rodeio. Qd o peão fica em cima do touro ou cavalo e ele pula por oito segundos, no esporte MMA o cara apanha até aguentar o ultimo segundo de sua própria vida, o aborto feito pq não estava na hora de ter filhos e vários outros motivos, isso sim é legal, bacana a seus olhos. Cara vamos lutar para coisas necessárias q estão ai na nossa cara e não por uma festa bonita como rodeio q não existe maus-tratos em animal nenhum, pois se um pai de família ganhasse o tanto q se precisa para ter um bom boi de rodeio o mundo não estaria com problemas. Se liga, e procure lutar para proibir o q realmente merece nossa luta.

Postar um comentário