Você conhece a Usina Hidrelétrica do Rio São Lourenço?

Todo matonense vê diariamente o rio São Lourenço. Quando criança, uma das minhas maiores curiosidades sempre foi descobrir onde seria a nascente e a foz do rio mais importante de nossa cidade. Muitas pessoas, principalmente os pescadores e/ou bons conhecedores de nossa região conhecem tanto uma, quanto a outra, mas existem certas curiosidades à respeito do rio São Lourenço.
O São Lourenço nasce no município de Matão, próximo ao distrito de Silvânia, cortando a área urbana da cidade e também o distrito de São Lourenço do turvo, desaguando no rio Jacaré-Guaçu, a cerca de 80 km de sua nascente, no município de Borborema. Até meados da década de 60, o rio São Lourenço era considerado “limpo” e, sim era possível nadar, lavar roupa e até pescar em nosso rio. A partir daí, com a industrialização e com o crescimento populacional do município, suas águas foram se tornando sujas e poluídas, além da canalização para a construção de avenidas às suas margens.
Com, a estação de tratamento de esgoto (ETE) da Companhia Matonense de Saneamento – a CMS, e o projeto de revitalização, as águas do São Lourenço ganharam nova vida, após passarem pelo perímetro urbano de Matão.

Porém, uma grande curiosidade é que o rio São Lourenço sempre esteve ligado à história da cidade de Itápolis, um de nossos vizinhos e que tem o São Lourenço em seus limites territoriais. Desde a fundação, o rio contribuiu decisivamente à eventos importantes. De acordo com Adilson Aparecido Borbo em sua tese de Mestrado no curso de Geografia da Unesp (Universidade Estadual Paulista):
“Por volta de 1826, chegou na região de Itápolis uma caravana chefiada pelos
desbravadores José Antônio de Castilho e sua esposa Anna Claudina do
Sacramento em busca de fortuna. Cansados da viagem, desistem de seguir caminho
e resolvem se fixar nas margens do rio São Lourenço, batizando o local de Boa
Vista, em razão da beleza da localidade.” – ou seja, dando início ali ao povoamento que mais tarde seria a cidade de Itápolis.

Outra grande curiosidade, é o fato de que no início do século XX, houve a construção de uma Usina Hidrelétrica no rio São Lourenço. Isso mesmo, uma pequena usina hidrelétrica, construída justamente com a finalidade de distribuir energia elétrica na cidade de Itápolis. Ainda de acordo com Adilson Borbo
“Em 1910, a Companhia Douradense de Eletricidade instalou-se em Itápolis,
aproveitando-se do volume de água do rio São Lourenço e passou a fornecer
energia hidrelétrica para a área urbana. Como se tornou deficitária, foi encampada
pela Companhia Paulista de Energia Elétrica. Mais moderna e com maiores capitais,
fornecia iluminação para Itápolis com um abastecimento regular e abundante.”
Até hoje, existe as ruínas dessa antiga hidrelétrica no rio São Lourenço, servindo atualmente para o lazer daqueles que freqüentam aquela área, principalmente os mais jovens. Com certeza, esse é um fato desconhecido para muitos matonenses, que vêem o rio cortando uma das principais avenidas da cidade e nem imaginam que ele já foi capaz de gerar energia elétrica e que existe uma barragem ao longo de seu curso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário