O mercado imobiliário brasileiro e o setor da construção civil estão passando por um momento sem precedentes em toda a nossa história. O “boom” da construção está ocorrendo nos quatro cantos do país, de metrópoles à pequenas cidades do interior. Alguns veículos de comunicação estão, inclusive, apelidando o Brasil como um “país em reforma”, pois não deixa de ser diferente, realmente é um gigantesco canteiro de obras.
Em Matão, esse fenômeno é visível. O ritmo de novas construções é frenético e nunca visto antes por aqui. Profissionais do setor não ficam sem emprego e são obras de todos os tipos: residenciais, comerciais, prédios públicos, etc. O valor do terreno e do m² construído em Matão também cresce vertiginosamente, porém, ao contrário do que ocorre em praticamente todas as outras cidades brasileiras, incluindo muitas de nossas vizinhas, os matonenses optaram por crescer horizontalmente ao invés de construção de prédios de apartamentos.
Podemos perceber o grande crescimento da cidade nos últimos 5 anos. Loteamentos e novos bairros parecem surgir da noite para o dia, cada vez mais distantes do centro e as casas são construídas de forma impressionante. Onde eram apenas ruas demarcadas, em questão de meses se transformam em bairros totalmente construídos.
Nas grandes e médias cidades, a tendência é a verticalização. Construção de empreendimentos imobiliários (sejam eles residenciais ou comerciais) em vários andares. Nas metrópoles isso é completamente visível e se torna também cada dia mais nítido em cidades tais como Araraquara, São Carlos, Ribeirão Preto e até menores como Jaboticabal ou Catanduva, mais próximas de nossa realidade. São prédios e mais prédios sendo construídos, ao contrário daqui de Matão. Os últimos prédios com mais de 10 andares construídos em Matão foram há mais de 10 anos e não representam mais o porte da cidade atualmente.
Entretanto, um novo empreendimento está sendo executado por aqui. No centro, atrás ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, está sendo construída uma torre de apartamentos de 25 andares. Será o mais alto prédio de Matão, até o momento, e um dos maiores da região. Uma obra que promete mudar completamente a paisagem, a vista do centro matonense.
Esperamos a obra seja finalizada o mais breve possível e esse empreendimento venha mesmo modificar a atual conjuntura da construção civil matonense. Existem cidades com populações bem menores que a nossa e, com muito mais prédios altos, enquanto em Matão estamos estacionados no tempo. Que esse edifício seja a salvação, para Matão não se tornar fadada a apenas um crescimento horizontal.
5 comentários:
cara passei pelo centro atras do hospital fui ver ta muito grande ja
Quando vai ficar pronto ?
Acho legal essas reportagens sobre as obras que estão sendo realizada em matão !
conte mais detalhes sobre esse prédio ?
Parabéns belo site
a cidade ta ficando bonita
quantos metros tera
Postar um comentário