Em praticamente todas as cidades existe uma região onde há uma maior concentração de bares e estabelecimentos para diversão e entretenimento. Nas grandes cidades, como São Paulo, existe até bairros inteiros famosos por suas baladas, barzinhos, restaurantes, como Vila Olímpia, Vila Madalena e Pinheiros. Em outras, mesmo com dimensões menores sempre há uma avenida com maior vocação para isso, é normal.
Matão, como todos sabem, é uma cidade carente na questão de entretenimento e diversão. Pois bem, temos sim um dos melhores cinemas da região, porém isso não basta, precisaríamos de mais opções voltados para atender ao público. Há quase vinte anos, durante os finais de semana, a Avenida Padre Nelson é onde ocorre uma reunião de pessoas de várias idades à procura de “diversão”. Mas que tipo de diversão encontra por ali? Ficarem parados encostados em carros, enquanto observam outras pessoas em seus veículos transitarem, esse é ponto máximo da diversão matonense.
Enquanto isso, os moradores dessa avenida reclamam pelo barulho e pela bagunça (em boa parte das vezes com razão). Nos últimos anos, essas pessoas começaram a migrar então para a Avenida Baldan, um local mais afastado de residências, mas o tipo de diversão não mudou em nada, continua o mesmo. E da mesma forma, os moradores daquela região não aceitam essa concentração de pessoas na avenida durante os finais de semana.
Está na hora de a prefeitura, os comerciantes e a sociedade principalmente acordarem e notar que a cidade precisa sim de uma região específica para diversão e porque não a Avenida Baldan? É uma ampla avenida e com muitos terrenos sem utilidade, ou seja, vazios. Nessa avenida a prefeitura poderia incentivar a construção de barzinhos, restaurantes, lanchonetes, casas noturnas e redes de fast-food.
Conseguiria aliar em apenas uma avenida várias opções de diversão decente para a sociedade matonense. Os moradores daquela região devem entender que ali é uma avenida e não uma área para a construção de casas, caso as pessoas queiram sossego, devem procurar uma rua residencial tranqüila, mais afastada da movimentação toda.
Existe casos de comerciantes que gostariam de abrir um estabelecimento, como rede de fast-food na Avenida Baldan e foram impedidos por pressão dos moradores locais, isso é um absurdo. A juventude matonense merece muito mais em matéria de diversão do que temos agora. Ou seja, atualmente é apenas ficarem encostados, vendo carros passarem, ouvido músicas mais absurdas possíveis, se embriagando, depredando patrimônios públicos e privados e um dos maiores motivos é justamente pela falta de opção, pela falta de estabelecimentos, ou pela falta “do que fazer”.
A Avenida Baldan é sim uma ótima opção de se instalar uma região de entretenimento em Matão, onde o poder público “obriga” a não construção de residências próximas, os comerciantes invistam nesse segmento e a sociedade dos bairros próximos ajude com o bom senso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário