Áreas verdes: espaços públicos democráticos e saudáveis em Matão

Há alguns dias o Blog Matão Hoje em Dia publicou sobre a arborização das cidades e da cidade de Matão propriamente dita. Uma questão importante em relação à área verde de uma cidade, diz respeito ao número de parques públicos e áreas verdes nela existente. Não podemos deixar de considerar que Matão, além de atender a metragem quadrada mínima de área verde por habitante, entre outros fatores, foi um dos municípios paulistas merecedores do Sele Azul e Verde de respeito ambiental.

Em contrapartida temos alguns espaços públicos de área verde subutilizados pela população matonense em geral. Para se pensar em uma cidade democrática e aberta para todos os seus cidadãos, quanto maior a quantidade de espaços públicos para convivência social, melhor é. Aqui em Matão, existem apenas três grandes parques ou praças que atendem esse perfil e a maior parte localizados em bairros sofisticados da cidade. Parques públicos deveriam existir em todas as regiões do município, como sendo um local de convivência entre os habitantes, práticas esportivas, área segura para diversão infantil e um maior contato das pessoas com a natureza.

PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL

O Parque Ecológico Municipal é a maior espaço público de área verde na cidade de Matão. Contando com uma grande arborização, o parque possui ainda o lago municipal com várias espécies de peixes e outros animais como aves e mamíferos. Além disso, oferece uma infra-estrutura para praticantes de esportes e para entretenimento.
O parque está localizado no bairro Nova Matão, na região central da cidade, oferece fácil acesso para todos os moradores e podemos considera-lo como um centralizador desses espaços públicos, justamente por ser o maior e o mais bem localizado.

PRAÇA DA ABOLIÇÃO

A Praça da Abolição é uma enorme e muito bonita praça matonense. Fazendo parte da história da cidade, essa área conta com várias espécies de árvores e é um ambiente muito agradável para recreação, contato com a natureza, local para freqüentar com a família e amigos.
Infelizmente é não é plenamente utilizada e um dos motivos também seja sua localização. Encravada no coração do bairro Nova Matão, na região central da cidade, a praça atende um bairro já servido pelo Parque Ecológico, sendo assim, não é um espaço plenamente utilizado pelos moradores da cidade.

MATINHA DO BOSQUE

Conhecida há muitos anos em Matão, a Matinha do Bosque deu origem, inclusive, ao nome do bairro onde está localizada, Jd. do Bosque na zona norte da cidade. Apresenta espécies nativas e preservadas de Mata Atlântica, a mesma existe por aqui antes do início da urbanização. Conta com infra-estrutura para esportes, diversão, shows, passeio público, uma mina de água de lençol freático, animais, entre outros.
Por estar localizada no bairro mais populoso da cidade e em uma região bastante povoada, a Matinha do Bosque é bastante freqüentada e passou por uma importante revitalização por parte da Prefeitura no ano de 2010, instalando nova iluminação noturna o que garante maior segurança aos freqüentadores.

Apesar de contar come esses três importantes espaços, sem dúvida, Matão precisaria de muitos outros para atender plenamente toda a sua população. Com opção de diversão sadia, práticas esportivas e um maior convívio social entre sua população.

Um comentário:

Anônimo disse...

vcs deveriam contar sobre a historia de sua preservaçao

Postar um comentário