10 dicas para nunca ser demitida

Algumas atitudes podem destruir sua imagem profissional. Saiba como evitá-las e jamais perca seu emprego:

1. Seja pontual
Parece óbvio, mas não custa repetir: chegar atrasada demonstra falta de comprometimento com o trabalho. Além disso, você demora mais para entrar no ritmo, o que, claro, incomoda o chefe.

Como evitar?
Saia de casa com antecedência sempre! Ainda mais se precisa deixar os filhos na escola, por exemplo. Chegue dez minutos mais cedo na firma - assim, terá tempo de tomar uma água e começar o expediente de maneira tranquila. Caso se atrase por algum imprevisto (como trânsito ou doença), ligue para avisar!




2. Não minta ou dê desculpas esfarrapadas
Ninguém gosta de ser enrolado ou ser passado para trás. E é assim que nos sentimos quando descobrimos uma mentira. Se você tinha que entregar algo e não conseguiu, não adianta contar histórias falsas, pois uma hora a verdade aparece! "Trair a confiança do chefe é irreversível e pode levar à demissão", diz Caio Infante, diretor comercial do portal Trabalhando.

Como evitar?
Melhor é contar a verdade: se pisou na bola, assuma o quanto antes. Então, peça desculpas e diga que tal atitude não se repetirá - esforce-se para que, de fato, não aconteça novamente!


3. Não flerte com os colegas de trabalho
Em certas empresas, é proibido se relacionar amorosamente com colegas. Ser for o seu caso, tome ainda mais cuidado! Ok, não dá para mandar no coração, mas ficar namorando pelos corredores incomoda todo mundo.

Como evitar?
Saiba, claramente, qual é a política da empresa. Se o namoro entre colegas for permitido, vá em frente, mas NUNCA troque carícias ou olhares na frente dos outros. Caso não seja permitido - e você aposte na relação -, o jeito será procurar outro emprego.


4. Respeite a hierarquia
Você pode até achar que seu chefe não é tão competente - mas, certamente, ele fez algo de positivo para estar ali. Também não dá para passar por cima da ordem de um patrão porque você é íntima do superior dele: "Além de deixar seu chefe bravo, você pode mostrar para o outro que está extrapolando a amizade", sinaliza Infante.


Como evitar?
Primeiro, seja cordial com todo mundo. E, se não concordar com algo que o chefe lhe pediu, negocie em vez de procurar o superior. Em casos extremos, bata um papo com o pessoal de recursos humanos.



5. Nunca faça fofocas
Pode até não ser um segredo que sua chefe não gosta da assistente, mas transformar isso em intriga é perigoso e desonesto. Mesmo que não esteja falando mal, participar do grupinho fofoqueiro é arriscado, pois os boatos podem chegar ao ouvido do alvo ou do chefe.

Como evitar?
Pense duas vezes antes de entrar no jogo da fofoca e evite conversinhas de corredor, pois seu chefe não é bobo! Até algo inocente pode ser distorcido por alguém.


6. Evite brincadeiras fora de hora
Reflita sobre a cultura da sua empresa. Algumas permitem um ambiente leve, enquanto outras consideram o silêncio essencial. O contrário disso pode ser prejudicial.

Como evitar?
Reserve as piadas para a happy hour ou o almoço. Esteja certa de que não incomodará a política da firma - e não ridicularize ninguém ou faça graça na frente de clientes!


7. Controle o uso do telefone
Resolver assuntos pessoais por telefone ou ficar de papo com as amigas é péssimo e atrapalha os colegas - principalmente, se você fala alto ou discute. "Expor sua vida pessoal é desnecessário e pode, sim, fazer você perder o cargo", avisa o diretor da Trabalhando.

Como evitar?
Se precisa resolver algo por telefone, faça-o pelo celular e fora do local de trabalho. Peça licença e saia por alguns minutos. Caso queira conversar, é fácil: deixe para o horário de almoço ou para depois do expediente.


8. Seja flexível
Fugir de novas tarefas ou se negar a ajudar em algo são atitudes que o chefe vê como má vontade e falta de flexibilidade.

Como evitar?
Em vez de pensar "vai sobrar para mim", use a oportunidade a seu favor. Sua competência em um projeto extra pode ser determinante para uma futura promoção. "Eu não sei fazer" é desculpa; afinal, você pode aprender! Se o patrão pediu algo com urgência, não diga "não": em vez disso, mostre argumentos para negociar o prazo e demonstre sua preocupação em fazer o melhor.


9. Maneire nas redes sociais
O número de pessoas demitidas por mau uso de sites como Orkut e Twitter só aumenta. Se você faz isso escondido e acha que não será descoberta, esqueça: sistemas internos monitoram os sites que você entra e quanto tempo passa em cada um.

Como evitar?
Caso o uso seja proibido na empresa, obedeça. É permitido? Tenha cautela. "É comum pessoas fazerem comentários sobre o chefe no horário de trabalho e depois perderem o cargo", diz Infante.


10. Trabalhe em equipe!
Não dá para enxergar só o próprio trabalho e não estar nem aí para outros colegas ou departamentos.

Como evitar?
Ofereça ajuda sempre que sentir que pode contribuir. Assim, mostrará que não se preocupa só com os seus resultados, mas com os da firma.

Débora Zanelato
Conteúdo do site VIVA!MAIS

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