"O Trabalho a seguir foi utilizado pelo atual Arquiteto Luiz Carlos Lara em seu TFG - Trabalho Final de Graduação – O tempo de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo são de cinco anos, no último ano os alunos desse curso se dedicam a o seu TFG, entre outras matérias. Em geral ele é feito individualmente, e o aluno além de um trabalho de pesquisa sobre seu tema escolhido, apresenta também um projeto que seja viável para o local escolhido, lembrando que o mesmo não pode ser fictício, o local do projeto precisa ser real, inclusive, em algum terreno disponível em qualquer cidade."
CENTRO DE ESPORTE E LAZER PARA A ZONA OESTE DE MATÃO-SP
Ousado e em certos aspectos, poderia ser até utópico, por sua magnitude, mas se torna extremamanete viável pois o projeto deste centro esportivo transformaria todo um cenário de um dos bairros periféricos da cidade. Não só pela sua presença, mas sim por sua forma diferenciada e também pelos equipamentos nele existente, COMO O PLAYGROUND ACESSÍVEL, o qual disponibilizaria brinquedos onde portadores de necessidades especiais, seja de mobilidade ou visual, se integrem com as demais crianças, assim como, O GINÁSIO TRIPARTIDO, o qual segue com 3 funções, quadra poliesportiva, salas de apoio a comunidade e piscina de saltos ornamentais.
Tendo finalidade maior de incentivar e disciplinar jovens e crianças através do esporte, promovendo, inclusive, uma maior qualidade de vida à população daquele local.
LOCALIZAÇÃO
O projeto seria implantado em uma área institucional localizada no Jardim Santa Rosa, na divisa com o Bairro Senhor Bom Jesus, respeitando certa área non aedificandi, pois estaria perto de uma faixa de alta tensão. O mesmo atenderia uma grande parcela da população existente naquela região, totalizando a sua abrangência em 10 Bairros: O Jardim Santa Rosa, Vila Pereira, Jardim Senhor Bom Jesus, Jardim Morumbi, Vila Maria, Conj. Hab. Resid. João Vital, Resid. Maria Cândida, Vila Esperança e o Parque das Laranjeiras.
A PROPOSTA
A proposta visa à construção de um ginásio poliesportivo, piscina para lazer e treinos de saltos ornamentais e natação livre, playground acessível, equipamentos urbanos de ginástica e pista de caminhada para suprir as necessidades desta região referindo-se às práticas do esporte e lazer. Além da fusão com os já existentes programas esportivos voltados para a comunidade. Atingindo assim o intuito de descentralizar esses equipamentos que só estariam ao alcance da população distante alguns quilômetros dali.
O incentivo esportivo no Brasil tem sido muito maior nos últimos anos, principalmente com a vinda da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
Vista Geral do Centro de Esportes e Lazer |
Vista frontal do ginásio poliesportivo |
PRINCIPAIS OBJETIVOS
O ex-aluno e atual Arquiteto e Urbanista Luiz Carlos Lara, através de toda sua pesquisa, desde a campo, a órgãos públicos municipais, constatou que um projeto desse porte seria de grande valia para esta região, que teve grande crescimento nos últimos anos, porém, poucos investimentos em serviços básicos necessários à população. O esporte e o lazer seriam essenciais, como também a educação e saúde ao alcance igualitário de todos e o benefício do mesmo e assim alcançando os seguintes objetivos:
• Atrair novos empreendimentos para o local;
• Contribuir diretamente para a qualidade de vida dos moradores;
• Implantar uma nova paisagem urbana no local;
• Contribuir para a socialização de crianças portadoras de necessidades especiais junto às outras crianças;
Playground Acesível (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
• Complementar e estimular, através do exercício físico, pessoas com necessidade dessa prática para benefício em relação à saúde.
• Realizar a inclusão social de crianças;
O PROJETO
Implantação geral (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
Desde a parte monumental, que seria o ginásio poli esportivo até equipamentos urbanos de uma praça, o projeto visa integrar o esporte com o lazer, disponibilizando a população local uma área agradável de convivência e acessibilidade.
Salas de aula para a comunidade (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
O ginásio poliesportivo tem em seu partido, a sua multifuncionalidade, pois o mesmo está subdividido em três partes, a parte central, disponibiliza além de toda a parte necessária, como os banheiros, cantinas e depósitos, atingindo 5 pavimentos, ele atende toda uma estrutura pedagógica, disponibilizando locais adequados para ministrarem cursos voltados para a comunidade.
A parte frontal fica a quadra poliesportiva, com capacidade para 1.360 pessoas, no lado posterior fica a piscina de saltos ornamentais, com mais 1.248 lugares, acumula mais uma novidade para cidade que não tem equipamento disponível para essa prática.
Para atingir os mais de 100 metros, o ginásio conta com grandes treliças metálicas, ponto marcante no projeto, ajudando na forma, o que faz lembrar muito uma nave espacial, com uma área de 4.432,35 m².
A parte frontal fica a quadra poliesportiva, com capacidade para 1.360 pessoas, no lado posterior fica a piscina de saltos ornamentais, com mais 1.248 lugares, acumula mais uma novidade para cidade que não tem equipamento disponível para essa prática.
Refeitório no 1º andar (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
Vista Interna da Quadra Poliesportiva (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
Na área externa, a piscina de treino livre poderá oferecer a mesma formação de nadadores como já exposto para a piscina de saltos ornamentais. A piscina estará disponível também à população local, aberta para o uso de lazer aos fins de semana.
O espaço com playground acessível é uma grande inovação nesse sentido para a cidade e a região. Este tipo de parque infantil vem sendo implantado cada vez mais no Brasil. O projeto surgiu na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, em parceria com a prefeitura, nas dependências de um ginásio esportivo. A implantação em Matão propiciará a inclusão de crianças portadoras de deficiência, como os cadeirantes e deficientes visuais. Essa não deixa de ser uma importante novidade para essas pessoas, as quais muitas vezes não têm o seu espaço ou locais que atendam às suas necessidades.
A praça, de acesso público, contará com iluminação e estrutura adequada para ser um espaço de encontro entre pessoas da comunidade, local seguro para atividades infantis, realização de eventos oferecidos à comunidade, caminhadas e área arborizada. Nela haverá uma pista de skate completa, com vários níveis de dificuldade, sendo esse outro elemento importante para atrair pessoas adeptas a essa prática, além dos próprios jovens da comunidade que se interessam pela modalidade e só tinham a opção de utilizarem pistas de skate com igual porte no complexo esportivo central e no CAJU – Centro de Atendimento à Juventude.
Ginásio com teto retrátil (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) |
Outra grande marca no projeto é a utilização de teto retrátil tanto do lado da quadra, quanto no lado da piscina de saltos ornamentais, possibilitando assim, nas noites quentes de verão, uma grande circulação de ar, evitando o uso de aparelhos para a refrigeração do mesmo.
FICHA TÉCNICA
Projeto e arquitetura: Arquiteto Luiz Carlos Lara
Ano de formação: 2010
Faculdade: Centro Universitário de Araraquara – UNIARA
Local: Matão, São Paulo
“A arquitetura, além de ser funcional e bonita, só valerá à pena, quando ela atender por igual, todas as classes sociais, valorizando o local e às pessoas a sua volta”.
5 comentários:
O tema completamente adequado a necessidade atual da cidade, somando a isso a importante idéia da descentralização urbana, que diminui o conceito de centro e periferia , um projeto com esse enfoque social traria benefícios não somente para a área onde seria construído, como também para toda a cidade, que passaria a ser vista com outros olhos dentro do circuito esportivo regional, o que alem do mais funcionaria como um gatilho inicial para o incentivo ainda maior na vida esportiva do bairro e do município. A função do arquiteto ,não é tão somente , fazer espaços e sim lugares, trazendo a arquitetura mais próxima das necessidades da população ela se torna usual e vivida , uma arquitetura estática não funciona e não contribui para nada, precisamos voltar a pensar arquitetura nessa cidade, resgatar as questões importantíssimas de urbanismo, uma cidade sem arquitetura sem planejamento sem pensamento se torce se contorce e se estrangula. O projeto esta de parabéns, bem pensado bem resolvido e completamente justo ao q se pretende . Parabens
JOÃOOOOO, Muito obrigado pelo comentário meu amigão, assino em baixo no que você disse, fico feliz por este complemento que você disse sobre o meu trabalho! Quero ver o seu logo aqui também!!!
Abração e obrigado!!!
muito bonito,inovador, contemporâneo, deve ter dado um grande trabalho planejar tudo isso. Parabéns.SAN
Um trabalho bem interessante, engrandeceria nossa cidade, abraços e parabéns!
Parabens pelo projeto Luiz!!!!!! Bom seria poder usufruí-lo de verdade, mas quem sabe, fica aí a idéia para Matão!!!!
Postar um comentário