Transporte gratuito de estudantes está garantido em 2011 em Matão

Essa semana, a maior parte dos estudantes voltam às aulas. Desde a escola primária, até o ensino superior, o período de férias termina quando começa o mês de fevereiro. Todos sabemos a importância da educação e esse tema já foi diversas vezes tratado aqui no Blog Matão Hoje em Dia ao longo do último ano em várias ocasiões. A cidade de Matão consciente dessa importância, além de investir na construção de escolas e creches e melhorias do ensino, dentro de sua competência, também promove algo essencial, o transporte de alunos para que possam freqüentar seus estudos.
O transporte gratuito de alunos em 2011 estará mais uma vez presente na vida de milhares de estudantes dos ensinos fundamental e médio (dentro da cidade) e principalmente de ensino superior, aqueles alunos os quais precisam se deslocar para outras cidades de maneira que possam cursar um ensino superior.
Esse transporte é de fundamental importância para que esses alunos conquistem seus objetivos de cursar uma faculdade (geralmente particular) sem a necessidade de um outro gasto, o de deslocamento ou então, precisar morar fora de Matão. Realmente seria bem mais vantajoso se Matão oferecesse um maior número de instituições de ensino e cursos, ou seja, uma disponibilidade maior, para que então, esses alunos não precisassem se deslocar a cidades vizinhas. Como sabemos Matão “acordou” tarde para instituições de ensino superior. Até os anos 90, cidades da região, algumas delas até de menor porte já possuíam instituições de ensino superior, enquanto isso não existia em Matão. Foi somente no ano 2000, na gestão do prefeito Adauto Scardoelli, que foi criada então a primeira faculdade em Matão, o IMMES – Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior. A partir daí, algumas outras como Faculdade Anhanguera e mais recentemente o IFSP chegou por aqui.

Obviamente que uma cidade a qual almeja ter uma posição de destaque no cenário estadual e nacional precisa sim investir mais em ensino superior e seria vantajoso caso tivéssemos outras instituições, de grande porte para oferecer mais vagas aos estudantes matonenses. Isso gera mão de obra qualificada, mais investimentos no município por parte da iniciativa privada, mais renda a mais empregos. É nada menos que um círculo virtuoso. Torcemos muito para a construção do Campus do IFSP acontecer o mais breve possível, uma instituição de ensino federal em Matão seria primoroso.
Enquanto os estudantes matonenses em sua maioria precisam se deslocar para outras cidades diariamente, a Prefeitura se empenha em manter esse transporte gratuito a todos e mais um ano será possível. Algumas cidades como Taquaritinga, Itápolis, Sertãozinho, entre outras cobram uma taxa que passa de R$ 200,00 ao mês dos estudantes para que possa haver esse transporte. Realmente um valor absurdo para muitos jovens que ganham praticamente apenas para os custos de sua faculdade. Em Matão, felizmente estamos livres disso.
O transporte municipal de alunos acontece principalmente para Araraquara, mas também para Jaboticabal, Taquaritinga e São Carlos. Sendo assim, em mais um ano, os estudantes matonenses vão poder respirar aliviados de não precisarem desembolsar nenhum centavo quanto ao seu transporte para estudos, o qual continua garantido pela Prefeitura. A única contrapartida é levar todo mês alguma ajuda à uma instituição de caridade do município, a qual certamente agradece.

2 comentários:

Analice disse...

onde posso conseguir mais informações???
sou nova em Matão e passei na etec de Taquaritinga

Matão Hoje em Dia disse...

Olá Analice, você poderá conseguir mais informação na secretaria de educação, que fica na Avenida Rincão, 598, na Vila Buscardi, ao lado do Senai, de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e, no sábado, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Postar um comentário