Bonito: água fresca, natureza e muita beleza!

Bonito, o próprio nome já nos revela muita coisa é uma cidade do interior do Estado do Mato Grosso do Sul, localizada na região da Serra da Bodoquena. Essa cidade, de população aproximada 20 mil habitantes não é um lugar qualquer e sim um espetáculo que Deus e a natureza nos presenteou. É um pedacinho do paraíso na Terra, em pleno Brasil.
O Blog Matão Hoje em Dia em sua sessão de Turismo nos leva então até esse encantador local. Um fascínio para pessoas do Brasil e de qualquer lugar do mundo, recheado de grutas, cavernas, águas cristalinas e muita beleza. É Bonito!

ABISMO ANHUMAS

O "Buraco", como é tratado com muita intimidade por seus monitores, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se dizer, uma verdadeira viagem ao centro da terra - uma descida de 72 m em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar.

BAÍA BONITA – AQUÁRIO NATURAL E TRILHA DOS ANIMAIS

O Aquário Natural impressiona pela limpidez da água, onde você flutua num mundo de belezas e convive por algum tempo com várias espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática.

Os cardumes são ótimos anfitriões e acompanham por entre as plantas aquáticas ondulantes. No leito do rio, pedriscos de formação calcária, a responsável pela limpidez da água, refletem a luz do sol em tonalidades que variam do azul ao prata. A diversidade da fauna e flora aquáticas é de fazer com que qualquer pessoa sinta-se num imenso aquário, como de fosse um de seus habitantes.


Durante a flutuação você desce o rio Baía Bonita com equipamento necessário para não tocar no fundo e nas plantas para evitar que a água turve. Quem não quer flutuar pode acompanhar o grupo em barco de apoio, logo atrás.
Sempre na Reserva Ecológica Baía Bonita existe uma outra atração imperdível: é o passeio pela Trilha dos Animais, um imenso parque onde vivem e podem ser observados animais regionais muitos dos quais ameaçados de extinção. Existem pontos de observação pelo caminho e dá para ver emas, jacarés, cervos-do-Pantanal, lobos-guarás, sucuris... no local são realizadas pesquisas nas áreas de ecologia e biologia.

BOCA DA ONÇA ECOTUR

Fascinante! Assim pode ser definido o trajeto no meio da mata inteiramente preservada, passando por muitas cachoeiras, em trilhas que proporcionam total segurança. As cenas magníficas renovam-se a cada passo, passando por várias cachoeiras cristalinas.
Uma paradinha na caminhada para se refrescar e nadar em duas piscinas naturais: o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, a mais alta do Estado do Mato Grosso do Sul e uma das mais espetaculares do Brasil.

GRUTA DO LAGO AZUL

Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

PRAIA DA FIGUEIRA

Conheça a praia de Bonito com água doce e transparente, peixes, areia branca, bar molhado, carretilha de 30 metros, pula-pula, Discovery no naufrágio duplo (avião e barco), flutuação, scotter, caiaques, biribol, vôlei de areia, frescobool... Tudo acompanhado de muito sol e calor.
No bar da Figueira deliciosos petiscos para saborear a beira da areia e no Restaurante da Praia será servido um carápio com o melhor da culinária regional debaixo da figueira. E depois de um dia de muita diversão você ainda poderá tirar aquele cochilo no redário.

RENCANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA

O mergulho começa na nascente do Rio Olho D’água, aonde se chega através de caminhada em trilha interpretativa pela mata ciliar, observando-se aves e outros animais silvestres.
Ao final da trilha inicia-se a flutuação, onde os visitantes flutuam tranqüilamente dentro de um imenso aquário de águas cristalinas, extremamente ricas em vida animal e vegetal. Dourados, pacus, piraputangas e curimbas desfilam por todo o percurso.

LENDA

Durante a Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, soldados paraguaios - que vinham lutar em terras brasileiras - traziam ouro para garantir o sustento, trocas-trocas e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do Mato Grosso do Sul.
Durante os confrontos, os paraguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados. Procuravam uma Figueira típica da região - não a dos famosos figos nem as das praças públicas de São Paulo - e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal.
Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em 1870. Mas… os espíritos deles continuam vagando por Bonito em busca dos ouros. Pessoas juram - de pés juntos - que encontraram o precioso metal enterrado aos pés das Figueiras. Porém não adianta voar para lá atrás do seu brilho dourado.

Não é qualquer um que consegue descobri-lo. Apenas quem possui bom coração - alma inocente e pura - é levado pelos espíritos ao local do desenterro. Muitas pessoas do bem dormiram nos seus quartos e acordaram acima do tesouro no quintal. Outros foram instruídos por meio de sonhos ou visões. Gananciosos enlouqueceram, ricos empobreceram, ambiciosos amarguraram e entristeceram.
Isso é Bonito! Natureza, muita água, verde, animais, lendas e muita diversão!
COMO CHEGAR

Bonito está distante 265 km da capital Campo Grande, podendo chegar de carro através das rodovias que cortam o Estado. É disponibilizado o serviço de vans entre Campor Grande e Bonito, além de linhas de ônibus partindo da capital e o voô da TRIP Linhas Aéreas Campo Grande - Bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário