Previsão de muita chuva e temporais em Matão nos próximos dias

Os temporais estão cada vez mais presentes em praticamente todas as regiões brasileiras. No Sudeste onde se localiza o Estado de São Paulo e Matão, o verão é justamente a temporada das chuvas. Em alguns lugares ela pode vir mais forte e em outros menos intensa, porém de toda forma, o ideal é estar precavido, pois sabemos que a chuva é essencial para nossa vida, mas quando não temos cuidado, a força da natureza pode também ser fatal.

                                                              
(Clique na imagem para ampliar
)
Nos últimos dias, os noticiários relatam sobre a maior tragédia climática do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, onde até o momento quase 700 pessoas perderam suas vidas. Enchentes e deslizamentos de encostas é eminente que ocorram em áreas de relevo montanhoso como aquela tal no Rio de Janeiro. Isso aliado ao grande volume de chuvas pode gerar catástrofes como essa.

Em Matão, a situação não é crítica, pois apesar de um revelo acidentado, a cidade não encontra-se em áreas montanhosas, sendo assim, a chance de ocorrer situações como a da região serrana fluminense é praticamente nula. Porém temos outros cuidados a prestar atenção, como os córregos que “cortam” a área urbana de Matão. O Rio São Lourenço e seus afluentes podem por conseqüência as chuvas transbordarem, gerar correntezas e arrastar pessoas, veículos etc. Nesse sentido, o matonense deve evitar trafegar nas avenidas próximas ao São Lourenço e aos córregos nos momentos de chuva intensa. Queda de árvores, postes da rede elétrica e destelhamento de casas na ocasião de ventos fortes também podem acontecer.
Um fenômeno bastante conhecido pelos meteorologistas chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em atuação na Região Sudeste. Essa Zona de Convergência se forma durante o verão e constitui-se em um corredor de muita umidade que vai desde a Amazônia até o litoral do Sudeste. Com isso, ocorre muitas chuvas e temporais, pois a umidade é reforçada pelos ventos úmidos amazônicos e frentes frias no oceano
A dica é o cidadão matonense se preparar e principalmente se proteger, dentro do possível nos próximos dias dessa semana. A quantidade e intensidade das chuvas deve e será grande, como os próprios modelos meteorológicos nos mostram. Por isso, evitar passar por enchentes e proteger-se em casos de vendavais e raios é mais importante nessas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário