top 10 lugares afetados pelo aquecimento global

O aquecimento global e as mudanças climáticas estão cada vez mais presentes nos noticiários, nas discussões acadêmicas e até mesmo no nosso dia-a-dia. Quem já não reparou como o clima anda "maluco", dias frios em épocas quentes, mas principalmente temperaturas cada vez mais elevadas.
O Blog Matão Hoje em Dia traz 10 os 10 principais lugares onde as mudanças climáticas já afetam diretamente seus moradores e o cotidiano.

DARFUR

Essa região do Sudão, além dos problemas crônicos já enfrentados como conflitos étinicos-religiosos e a pobreza extrema, agora é afetado por mais um: a falta de chuvas. As mudanças climáticas estão desregulando as monções nessa área, levando ainda mais pessoas para a fome e a devastação de miséria pela falta de alimentos.

COSTA DO GOLFO

Localizado no sul dos Estados Unidos e no leste mexicano, a Costa do Golfo vai ser diretamente atingida por essa mudança do clima. Cada vez mais a região será atingida por furacões intensos, ocasionando enchentes e devastações.

ITÁLIA

A Itália vem sofrendo com verões cada vez mais tórridos, onde as temperaturas passam facilmente dos 40º C e os regimes pluviométricos a cada ano menos regular. Uma outra questão é a aparição da malária na Itália, justamente em um país de clima temperado, sendo essa doença endêmica de áreas de climas quentes e úmidos. Uma marca visível do desequilíbrio climático.

NORTE DA EUROPA

O clima está aquecendo tão rapidamente no norte da Alemanha, na Dinamarca e em parte da Suécia que já é possivel cultivar uvas e vinhedos. Esse tipo de plantação acontece principalmente em clima mediterrâneo, como Itália, Espanha, França e Grécia, não havendo nenhuma possibilidade de cultivá-los em climas extremamente frios, como de costume no norte europeu, diferentemente do que vem acontecendo.

GRANDE BARREIRA DOS CORAIS

As barreiras de corais são uma das manifestações mais ricas da vida marinha. Sua importância é crucial para o equilíbrio desse ecossistema, servindo de refúgio, alimento e local de procriação para diversas outras espécies. Porém, os corais são um tipo de vida extremamente frágil e qualquer variação de temperatura, de comportamentos de correntes ou de composição da água pode afetá-lo diretamente. O aquecimento constante das águas do Oceano Pacífico está ocasionando a morte de centenas de quilômetros na Grande Barreira dos Corais na Austrália.

NAÇÕES INSULARES

O aquecimento das águas oceânicas e o derretimento das geleiras nos pólos podem provocar simplesmente a extinção de dezenas de países. São nações compostas por arquipélagos ou pequenas ilhas que podem desaparecer totalmente em apenas algumas décadas. Os moradores desses países já sentem diretamente o nível do oceano subindo, praias desaparecendo e a remoção de casas e hoteis para cada vez mais longe da costa.

WASHINGTON

A capital dos Estados Unidos poderá sofrer com um colapso urbano devido aos milhões de habitantes que irão se mudar de suas regiões em direções à áreas mais seguras quanto ao desequilíbrio climático e com melhores condições de vida. Milhares de imigrantes buscam a região de Washington já nos dias atuais e poderá se intensificar ainda mais.

POLOS

Diretamente afetados pelo aquecimento global, os polos do planeta poderão entrar em derretimento crônico nas próximas décadas e perder milhares que quilômetros de camadas de gelo. Atualmente áreas do tamanho de países já se desprendem dos pólos em forma de "icebergs". O aumento das temperaturas e o derretimento fará com que o nível das águas dos oceanos suba de forma incrível, atingindo cidades litorâneas e até países inteiros no mundo todo.

OS ALPES

Para quem vive nessa região da Europa ou sempre frequentou, notou como nos últimos anos as paisagens dos Alpes vem mudando visivelmente. O derretimento total da neve nos picos está acontecendo de forma cada vez mais crescente e mais abrangente no verão. Em algumas áreas nem dá para acreditar que aquela seja uma paisagem alpina. E mesmo no inverno, as nevascas estão diminuindo a cada ano e a neve acumulada já está consideralmente menor em alguns pontos.

UGANDA

Altas temperaturas, aliadas ao regime cada vez menor de chuvas, podem transformar esse país africano em um imenso deserto, simplementes a continuação do Saara. A vegetação nativa está sofrendo com queimadas e a devastação atinge também a agricultura, estima-se que milhões de pessoas podem entrar na linha da miséria em Uganda nos próximos anos devido à essas condições do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário