Todos devemos cuidar de nosso rio São Lourenço

Passamos praticamente todos os dias pela Avenida São Lourenço e raramente olhamos o rio que leva o mesmo nome. O rio São Lourenço é sem dúvida um dos símbolos de nossa cidade e sempre fez parte de nossa história. Os moradores mais antigos de Matão, ainda se lembram que até o final dos anos 60 lavadeiras utilizam as águas ainda limpas do São Lourenço para lavarem suas roupas, assim como crianças o utilizavam para diversão em dias quentes.
Com a industrialização e principalmente à grande expansão urbana que Matão passou a ter a partir dos anos 70, veio junto a poluição ao Rio São Lourenço. A construção de avenidas e também as reformas que o rio passou a ter modificaram seu aspecto. Antes meandrico (com curvas), passou então a ter seu leito cimentado no trecho o qual corta o centro, assim como suas margens à base também de cimento e sem a vegetação nativa.
A partir daí o esgoto começou a ser despejado sem tratamento no rio que ficou cada vez mais poluído e sem vida. Até o volume de água começou a diminuir, sendo que em períodos de estiagem o fio d´água é mínimo.

ENCHENTES

Devido a urbanização, a falta de áreas verdes, os quintais das residências cada vez mais sem o escoamento natural e o assoreamento de seus córregos, o Rio São Lourenço passou a apresentar cada vez mais enchentes, gerando transtornos para a população e também ao poder público municipal. Todos os anos, desde os anos 80, no período das chuvas o rio São Lourenço transborda com o volume pluviométrico.
A prefeitura através desses anos já tomou várias medidas para tentar amenizar essa situação, mas ela volta a se repetir. Durante a atual gestão foram feitas obras de contenção, alargamento e saneamento que duraram meses, a qual o resultado foi positivo e diretamente sentido pela população, mas ainda não o suficiente para terminar com o problema.
A quantidade de enchentes por ano diminuíram, assim como a sua duração, ou seja, a água excedente é escoada de forma mais rápida. Muitas pessoas, e com razão, ainda não estão satisfeitas principalmente moradores, comerciantes e quem transita por essa área.
A prefeitura já anunciou um novo plano de revitalização do rio São Lourenço e seus afluentes a qual inclui novas medidas anti-enchentes. Serão feitas novas obras de alargamentos de suas margens, desobstrução de tubulação e do leito e para isso serão necessárias a remoção de praticamente todas as pontes que “cortam” o leito do rio, para a construção de novas com altura e medidas suficientes para o mais rápido escoamento da água.
Realmente será uma obra talvez demorada, complexa e que gerará reflexos no trânsito, mas tem tudo para surtir efeito. Afinal, esse ano talvez ainda tenhamos enchentes da estação das chuvas que se inicia, mas com intensidade bem menor que anos anteriores e assim será.
A população também deve fazer sua parte, não jogando lixo nas vidas públicas, água das chuvas na tubulação de esgoto, assim como deixar pelo menos um espaço de 1 metro quadrado com área verde no jardim de sua residência. É o mínimo que possamos fazer para ajudar a acabar com um problema que afeta todos nós e colaborar com o querido rio São Lourenço.

Um comentário:

Anônimo disse...

vamos cuidar dessa maravilhosa cidade

Postar um comentário