Matão participa da campanha mundial contra diabetes

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante o mês de novembro, atividades de prevenção do Diabetes, com distribuição de folhetos explicativos e orientação da população nos postos de saúde e unidades do PSF (Programa Saúde da Família).

"Vamos Controlar o Diabetes Agora", é o tema do Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de Novembro. As atividades estão associadas a uma campanha mundial que conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas) e da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), visando esclarecer a importância da educação baseada na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações; a conscientização dos sinais de alerta do diabetes; promover ações que incentivem o diagnóstico precoce; redução dos principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados e ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

José Francisco Dumont, Secretário Municipal de Saúde, ressalta que é de extrema importância a estratégia de prevenção e monitoramento, não só para as pessoas que possuem o diabetes, mas também para aqueles que fazem parte do grupo de risco. "Prevenir é um investimento muito melhor do que o tratamento. Entender o impacto do diabetes na saúde e saber como evitar ou retardar o aparecimento e suas complicações são fundamentais. O acompanhamento das pessoas com diabetes já é feito normalmente pela rede municipal de saúde, por isso, a idéia da campanha é o diagnóstico precoce, que visa evitar maiores complicações", completa Chico Dumont.

Fatores de Risco e Sintomas


Os fatores de risco do Diabetes são obesidade e sobrepeso (inclusive a obesidade infantil), sedentarismo, intolerância à glicose identificada por exames, hábitos alimentares não saudáveis, idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II), pressão e colesterol altos, histórico familiar de diabetes e acúmulo de gordura abdominal.

Já os principais sintomas são o aumento do número de vezes de urinar, sede excessiva, excesso de fome, perda rápida de peso, fadiga, cansaço, desânimo e irritabilidade. Os diabéticos tipo II também apresenta infecções freqüentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés. Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas.

As complicações decorrentes da doença envolvem queixas visuais com perda significativa da visão; alterações cardíacas como a hipertensão arterial; obesidade e alterações de gorduras que podem levar ao infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca circulatórias, com a obstrução dos vasos sanguíneos prejudicando a irrigação das extremidades, principalmente os membros inferiores (pernas e pés) e ainda contribuindo para a ocorrência de AVE (Acidente Vascular Encefálico ou Derrame); insuficiência renal (perda da função renal), sendo necessário hemodialise e/ou transplante; perda da sensibilidade, entre outras.

O diabetes pode ser detectado através de testes simples que avaliam a quantidade de açúcar no sangue. Mas o diagnóstico deve ser comprovado através do exame laboratorial de sangue (glicemia), que deve ser realizado pela manhã em jejum de pelo menos 8 horas (uma noite) e o resultado igual ou superior a 110mg/dl é sugestivo de diabetes.

As pessoas que apresentam os sintomas e fazem parte do grupo de risco devem fazer o exame de glicemia, que pode ser solicitado por médicos da rede pública de saúde. Em Matão estão disponíveis para o atendimento na rede pública dois médicos endocrinologistas especialistas em Diabetes e seus males e os postos de saúde estão preparados para esclarecer eventuais dúvidas e realizam o exame gratuitamente.

Estatísticas

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, em Matão são 3.327 pacientes diabéticos cadastrados no Hiperdia, programa do Governo Federal onde são cadastrados diabéticos e hipertensos para inclusão de dados no Ministério da Saúde.

Desse total, em torno de 1.200 são insulino-dependentes e recebem os insumos (insulina, seringa, aparelho e fitas para glicotestes), ressalvados os que realizam o acompanhamento nos consultórios particulares. Vale ressaltar que todos os insulino-dependentes atendidos ou não na rede pública têm direito a esses insumos. Existe ainda uma estatística de que 50% dos pacientes diabéticos não estão diagnosticados.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Diabetes está utilizando intensamente as redes sociais como ferramentas para divulgar a campanha e orientar a população. Para mais informações acesse o site da Sociedade Brasileira do Diabetes (www.diamundialdodiabetes.org.br) ou procure o posto de saúde "Angelina Torquato Marchesan", na Rua Yolanda Tagliavini Groppa, nº 249, no bairro Las Lomas (BNH), ou ainda pelo telefone 3384-5391.

Nenhum comentário:

Postar um comentário