Primavera: época de beleza e também de cuidados

A primavera é considerada a estação mais bonita do ano. Com certeza é nessa época do ano que ocorre a transição do inverno para o verão. Quando os dias começam a ficar mais longos e as temperaturas mais altas. É conhecida também por ser a estação das flores e da reprodução entre os animais. Tudo isso não deixa de ser verdade, mas os moradores de nossa cidade precisam ficar alerta a algumas outras características dessa estação do ano.
Aqui em Matão, o inverno (e no ano de 2010 foi ainda mais intenso), ocorre o período da seca. Chega-se a ficar mais de 2 meses sem uma gota de chuva, como já relatamos aqui no Blog, o que pode causar sérios problemas respiratórios, principalmente para alérgicos, crianças e idosos. Na primavera, essa situação começa a melhorar, pois é quando as primeiras chuvas voltam a cair após o período de estiagem.
Como é um período de transição, a primavera também tem suas características próprias e temos notado isso nas últimas semanas em Matão. As pancadas de chuva acontecem com intensidade, porém não com regularidade. Pode chover forte hoje e demorar mais de dez dias para voltar a chover novamente, como pode passar mais de uma semana chovendo sem parar. Uma outra questão também, são as temperaturas. Nesse início de primavera, alternam-se dias muito quentes com dias frios. Na semana passada mesmo, a temperatura em Matão chegou a 36º e no dia seguinte não passou dos 21º com mínima de 9,5º C. Realmente uma variação brusca em apenas um dia.

E nesse esquenta e esfria, chove e estia e a saúde da população também fica á mercê do tempo. Nesses dias, muita gente pode ficar gripada e/ou resfriada, devido á esses choques térmicos as quais são submetidas.
Sendo assim, o mais importante é aproveitar a primavera. Aproveitar o dia, curtir as temperaturas mais altas, mas sem descuidar da saúde. Ingerir bastante líquido é uma boa pedida, se proteger do sol também e não custa nada, mesmo em dias quentes, levar um agasalho, junto, pois não sabemos se irá ou não esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário