A Prefeitura de Matão em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos está promovendo mais uma etapa do programa de conscientização e de prevenção do câncer de colo do útero, palestras e plantões para realização do exame de Papanicolaou, que detecta a doença. Em Matão, o exame é realizado em todos os postos de saúde e unidades do PSF, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00. As interessadas devem levar o cartão SUS e o RG. Todas as mulheres, a partir da primeira relação sexual, devem realizar o exame pelo menos uma vez por ano.
Vale lembrar que esse tipo de exame é de vital importância para todas as mulheres, sendo assim, essa campanha é mais do que essencial e deve ser amplamente divulgada, inclusive com o apoio do Blog Matão Hoje em Dia. As mulheres de nosso município devem saber sobre isso e aproveitar para checar se a saúde está em dia.
Palestras foram realizadas em nosso município através do médico do Hospital do Câncer de Barretos, Dr. Marcelo Pereira de Almeida, o qual ministrou aulas e esclarecimentos para profissionais da saúde e divulgou campanha na mídia para a população. "O câncer de colo de útero é o segundo tipo de câncer que mais mata a população feminina, só perdendo para o de mama. Por isso, estamos intensificando a campanha de prevenção para que esta região alcance índices de primeiro mundo, com 70% das mulheres realizando o exame pelo menos uma vez por ano", explica o médico.
Porém, o médico lembra que se for detectado no início, o câncer de colo de útero é 100% passível de cura e, acrescenta que as mulheres que não têm mais o útero, também devem fazer o exame. O mesmo acontece com as mulheres que não têm mais relações sexuais, pois o vírus HPV, causador da doença, pode permanecer no organismo por até 20 anos? O câncer de colo do útero só vai matar as mulheres que não têm a informação da necessidade da realização do exame. Por isso, quero agradecer o secretário municipal de saúde e o prefeito Adauto por trazer o programa ao município, cita.
O Secretário Municipal de Saúde José Francisco Dumont explica que, depois de realizado o exame e constatada a existência da doença, a paciente será convocada e acompanhada pelos médicos do Hospital de Câncer de Barretos. "Agradecemos o Hospital do Câncer de Barretos, na pessoa do doutor Marcelo que está realizando um grande trabalho em Matão, principalmente quanto ao treinamento dos nossos profissionais de saúde e adianto que o prefeito Adauto Scardoelli já autorizou a execução permanente do programa para combater a doença em nosso município", relata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário