O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revelou nessa semana o resultado de sua última pesquisa envolvendo todos os mais de cinco mil municípios brasileiros sobre o que diz respeito à condições de vida da população por meio dos índices de emprego, saúde e educação. A pontuação varia de 0 a 1 ponto e são referentes ao ano de 2007.
Matão foi uma cidade com um avanço incrível, passando da 68ª lugar no último levantamento para a 12ª colocação no ano de 2007. Isso mesmo, Matão é nada menos do que a 12ª cidade mais desenvolvida no Brasil no que se refere aos indicadores acima; emprego, saúde e educação. Talvez isso seja, aos esforços da administração municipal matonense em melhorar vários índices econômicos e sociais, principalmente os três que servem de parâmetro para o Índice da Firjan.
A realidade em Matão, os cidadão podem notar que é diferente da maior parte das cidades brasileiras, inclusive muitas, de nossas vizinhas com o mesmo porte e população tem uma “aparente” qualidade de vida inferior à de Matão e isso se refere não apenas ao embelezamento da cidade, mas sua força em relação a gerar novos campos de trabalho, prover mais saúde e de qualidade além de investir pesado na educação, esse á o fator primordial para que um município tenha um amplo desenvolvimento, mão-de-obra especializada para suprir suas necessidades e contruir um futuro mais digno e promissor para as futuras gerações. É nesse sentido, que Matão está caminhado e por isso, nós cidadãos matonenses, começamos a observar os resultados.
A campeã do levantamento atual foi nossa vizinha Araraquara, ficando em 1º lugar entre as cidades mais desenvolvidas do Brasil de acordo com a Firjan. Na região, Matão aparece na segunda colocação e em terceiro é São Carlos que figura apenas na 36ª posição como mostra a lista abaixo:
O IFDM foi criado para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados das gestões das prefeituras. A subida de posição de Matão se deve ao crescimento de 12,4% em seu índice de desenvolvimento econômico - de 0,7721, em 2006, para 0,8678, em 2007 -, formado por estatísticas de emprego e renda. A saúde apresentou crescimento de 1,6%, passando de 0,9207 para 0,9354; já a educação teve queda de 1,2%, indo de 0,9164 para 0,9059.
É dessa forma que Matão precisa continuar seu crescimento, realmente aumentando a qualidade de vida da sua população, abrindo caminhos para novos negócios e novos investimentos em nosso município e mais, provendo o desenvolvimento em três setores bases para uma vida melhor à nossa população: emprego, saúde e educação. Dessa forma seremos uma cidade cada vez melhor e mais cidadã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário