Matão, cidade cercada por pedágios

O Blog Matão Hoje em Dia implantou hoje em sua interface um medidor chamado Pedagiômetro, semelhante ao Impostômetro instalado no centro da cidade de São Paulo, a intenção desse marcador é contabilizar o quanto em reais, o cidadão paulista já desembolsou ao logo do ano de 2010 através do sistema de cobrança de pedágios em nossas rodovias.
Já tratados algumas outras vezes aqui no Blog, o assunto pedágios não pode ser deixado cair ao esquecimento, e com certeza ninguém se esquece deles, principalmente quando precisamos viajar, seja em curtas ou longas distâncias dentro do Estado, pois seu bolso vai ficar mais leve no final dela. Nessa época de eleição devemos lembrar ainda mais deles e por isso novamente esse assunto que interessa aos moradores de Matão, aos paulistas e brasileiros em geral.
Afinal, quanto pagamos de pedágios? Em Matão, como podemos notar, nossa cidade está “cercada” por eles. O cidadão matonense não tem o direito de trafegar pelas principais estradas que servem nosso município sem pagar abusivas taxas de pedágios. Com exceção de Taquaritinga, se vamos para Jaboticabal pela Rodovia Brigadeiro Faria Lima, somos obrigados a passar pela primeira praça de pedágio menos de 5 km após a saída de Matão. Se vamos para nossa mais importante cidade vizinha, Araraquara, não temos sequer alternativa, ou somos extorquidos pelos R$ 11,25 (em cada sentido) para trafegar os 21 km pela Rodovia Washington Luís ou pagamos o pedágio “simbólico” de R$ 1,00 pela vicinal.

Cadê nosso direito de nos deslocarmos entre as duas cidades, com nossos próprios carros que compramos, pagamos, mantemos, pagamos IPVA, DPVAT, etc.? Ou então, cadê uma alternativa decente de transporte coletivo entre as duas localidades? Mais horários de ônibus, trens, ou seja, lá o que for? Realmente é incompreensível esse tipo de política rodoviária no Estado de São Paulo.

O cidadão paulista é facilmente enganado por uma campanha entre governo estadual e concessionárias a qual diz: “pagamos pedágios, mas as estradas são uns tapetes, melhores do Brasil, comparadas as da Europa”. Não podemos deixar de concordar com isso, mas com esse valor abusivo, não seria o mínimo? Essas empresas concessionárias pegaram as estradas paulistas já construídas, de boa qualidade e só precisaram manter e fazer alguns reparos, para isso é necessário cobrar tudo isso? Além do mais, não deveríamos nos orgulhar de pagar pedágios e ter ótimas estradas, afinal, isso seria obrigação do governo com os inúmeros impostos que pagamos. Para onde vão? A saúde e a educação em São Paulo pelo que a própria realidade nos responde não são os destinos do dinheiro que “sobra” pelo fato de o governo não se preocupar com rodovias.
O cidadão de Matão deveria abrir os olhos e notar a realidade daqui, com nossa cidade ilhada entre pedágios. Precisamos de redução de tarifas para nos deslocar entre nossas cidades vizinhas, pensem em candidatos que apóiem essa iniciativa, e que não tenhamos que pagar uma bela fatia de nossos salários para viajar poucos quilômetros, quem dirá se quisermos ir à capital ou à praia.
O pedagiômetro está aí!

Um comentário:

Otavio Demasi - Mtb 32.548 disse...

Comissão Estadual dos Pedágios: 257 Praças (ida/volta) com Rodoanel ao Valor de R$1.132,10
agosto 12th, 2010 | Author: Otavio Demasi - Mtb 32.548
COMISSÃO ESTADUAL DOS PEDÁGIOS: fiscalização permanente com representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Municípios sede de praça de pedágios, Fórum Nacional Contra o Pedágio, Federação dos Transportadores de Cargas e Passageiros, Sindicato dos Economistas, Representação de Vereadores, Entidades de Defesa do Consumidor, Tribunal de Contas do Estado e outras entidades representativas visando estudo das concessões de exploração das 257 praças de pedágio (ida e volta) e Rodoanel, buscando a REVISÃO PARA BAIXO DAS TARIFAS COBRADAS.

É bom que se saiba, que pelo menos 90% da malha rodoviária pedagiada, foi totalmente construida com o dinheiro do povo paulista. É a maior concentração de pedágios do mundo. Em 2009 foi arrecadado 9 bilhões de reais em IPVA, 4,55 bilhões de reais em PEDÁGIOS, 17,3% superior à 2008 - dados da ARTESP- Agência de Transportes do Estado de São Paulo.

Para reverter essa absurda situação vote 40963 DEMASI DEP EST - SKAF 40 GOV
www.otaviodemasi.com

Postar um comentário