Um dos assuntos já tratados aqui no Blog Matão Hoje em Dia é sobre o sistema vário de Matão e sua conseqüente ligação entre bairros formando o chamado “Anel Viário”, o qual tem como finalidade uma interligação entre importantes avenidas nos quatro cantos da cidade, fazendo com o que os motoristas utilizem esse caminho ao invés de outras vias que passam pelo centro e zonas já saturadas pelo trânsito.
Com esse sistema de escoamento e distribuição de tráfego, fica mais fácil e rápido circular pela cidade, levando menos tempo e de uma forma menos complicada chegar de um bairro ao outro. Nas últimas semanas foi inaugurado o trecho de ligação entre as Avenidas Baldan (centro) e Avenida Ludwig Eckes (Santa Rosa), modificando de forma visível o acesso entre as duas regiões, tanto para os motoristas de carros e caminhões, quanto para as centenas de trabalhadores que utilizam dessas vias para chegarem às fábricas.
Um outro trecho de extrema importância e que já está em andamento é a ligação da própria Avenida Ludwig Eckes entre os bairros da Santa Rosa (rotatória da Citrosuco) e o São José. Essa avenida, quando foi construída, devido à localização dos bairros e também da indústria em seu percurso, acabou tendo uma “quebra”, o qual os motoristas precisam utilizar da Avenida São Lourenço para darem continuidade em seu percurso na própria Ludwig Eckes. Após a duplicação da Avenida São Lourenço há cerca de 9 anos, a situação ficou ainda pior para o motorista sentido Santa Rosa – São José, pois necessita de ir até o cruzamento com a Avenida José Cerqueira, tendo que aguardar o semáforo e o grande fluxo de veículos que se forma nessa área.
Com o crescimento de novos bairros na região oeste (Vila Maria, Bom Jesus, Jd. Esperança), além dos bairros da região do São José (Parque Aliança, Jd. Itália e Jd. Brasil), aliados ao enorme tráfego de caminhões que passam pelas Avenidas Ludwig Eckes, José Cerqueira e São Lourenço diariamente, realmente em determinados horário a situação fica bastante complicada no cruzamento das Avenidas São Lourenço e José Cerqueira. A ligação pela própria Avenida Ludwig Eckes vai melhorar consideravelmente essa atual situação, pois vai passar por aquela área apenas de fato os motoristas que precisam se dirigir sentido centro ou Avenida José Cerqueira.
Para os moradores da região do São José será um grande benefício, pois além de chegar de forma muito mais rápida a bairros como Santa Rosa, Vila Pereira, ao Cemitério Municipal, também terá rápido acesso à Via Carl Fischer e à Avenida Baldan, sem precisar utilizar a Avenida Laerte José Tarallo Mendes. Um morador do Jd. Brasil, por exemplo, com essa interligação poderá chegar em apenas 3 minutos ao fim da Avenida Ludwig Eckes e de forma mais rápida também à Avenida Baldan.
Os trabalhadores das indústrias que residem entre o São José, Jd. Itália e Jd. Brasil, muitos deles também utilizam as bicicletas como principal meio de transporte e precisam fazer um percurso enorme entre carros e caminhões para terem acesso aos seus bairros, principalmente devido a esse bloqueio que atualmente existe na avenida. Com a ligação, esses também poderão chegar em casa mais cedo, pois irão literalmente “cortar” caminho.
A parte nova da Avenida Ludwig Eckes passará por trás dos eucaliptos e dos tanques de armazenamento de combustíveis da Citrosuco, religando novamente já na altura do São José. Não será uma via duplicada como é o restante da avenida devido à falta de espaço naquela região, mas de fato melhorará muito o acesso.
É dessa forma que nossa cidade está se desenvolvendo, entre vários outros trabalhos realizados, pensar no futuro quanto aos acessos e ao trânsito em nosso município é uma diretriz, pois dessa forma aliviará e tornará mais rápida e fácil a vida de milhares de motoristas e trabalhadores matonenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário