O escritor Carlos Eduardo Futra Matuiski doará ao município o livro "A história do nome da minha rua", uma compilação bibliográfica dos homenageados com nomes de ruas, praças e avenidas. A solenidade será realizada na próxima quinta-feira (16), às 19h30, na Casa da Cultura "Prefeito Armando Bambozzi", com entrada gratuita e aberta a toda a população. O projeto foi reproduzido em livro que, por decisão do autor, terá um único exemplar que será doado à Biblioteca Municipal.
A idéia da doação ao município surgiu com o lançamento do projeto de sinalização turística, executado pela Prefeitura de Matão, com a instalação de pórticos, semipórticos e placas de nomes de ruas. Posteriormente, o Projeto de Lei nº 91/2010, de autoria do vereador Ademir de Souza, autorizou o município a receber a doação do livro, tombando-o como patrimônio histórico e cultural. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e convertido na Lei nº 4.208/2010, sancionada pelo prefeito Adauto Scardoelli, que prevê também que, a partir de agora, toda nomenclatura de ruas e avenidas passarão a integrar o livro, assim como o nome dos homenageados e do vereador propositor. A Lei autoriza ainda que o município possa disponibilizar o conteúdo do livro no site oficial da Prefeitura para que as bibliografias possam ser complementadas.
O escritor, poeta e advogado Carlos Eduardo Futra Matuiski, com o advento e a perpetuação dos mecanismos de pesquisa oferecidos pela Internet, deflagrou um verdadeiro mergulho às nossas origens, içando e trazendo à tona a história de vida de uma grande parte de nossos antepassados, perpetuados com nomes de Ruas, Avenidas e Praças de Matão, oferecendo tais biografias, ou ?fragmentos biográficos?, para a posteridade com uma nova linguagem.
Matuiski conta que o site permitirá não só a consulta e a pesquisa rápida como também a permanente compilação de novos dados biográficos que forem sendo desvendados, além da possibilidade de inclusão imediata de denominações posteriores formalizadas pela Câmara Municipal, dando-nos a certeza de que tal obra não ficará estática e nem será esquecida num canto qualquer, adjetivo pejorativo relegado aos livros, com o qual o autor não concorda, uma vez que, para ele: "os livros nunca serão substituídos totalmente, pois o prazer e a companhia de um bom livro foi, é e será (assim esperamos!) inigualável".
O que motivou o autor a disponibilizar seu trabalho num site exclusivo foram as dificuldades encontradas durante a compilação das biografias como, por exemplo, a ausência de histórico ou biografia do homenageado que muitas vezes já não possui parentes em nossa cidade; além disso, diante da envergadura do desafio, não houve tempo hábil para contatar familiares dos homenageados e esta tarefa jamais seria finalizada contando apenas com a sua boa vontade.
Dessa forma, rendeu-se às infinitas possibilidades oferecidas pela era da informática, capaz de levar informações a milhões de pessoas, com um simples toque de botão; apresentando à população tudo o que já foi registrado até o mês de agosto de 2009, abrindo um canal permanente de pesquisa que poderá ser acessado por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, atores que através de efetiva participação certamente os auxiliarão na construção das biografias que ainda não foram finalizadas.
Veja sobre as Placas de ruas
Fonte: Prefeitura Municipal
Um comentário:
Tá aí uma coisa super legal para os matonenses... Assim como o blog...
Parabéns
Postar um comentário