Overdose: Como agir numa emergência

Atualmente as drogas, infelizmente, estão por todos os lados, seja numa balada, nas praças públicas, das periferias aos bairros sofisticados e até mesmo no seu vizinho, trazendo com ela, um vício que causa desde distúrbios familiares, e quando usadas ao extremo causam a overdose, situação que pode levar ao óbito o seu usuário. 
Hoje o Blog Matão Hoje em Dia ensina como agir, e consequentemente, salvar a vida de uma pessoa que esteja em estado de overdose.
Uma dose excessiva de qualquer tipo de droga exige tratamento médico urgente. Conforme a droga e a quantidade ingeridas, os sintomas podem variar. A vítima pode cambalear e falar enrolado, ter vômitos, dificuldades respiratórias, suores ou alucinações, apresentar as pupilas dilatadas ou contraídas ou perder a consciência.
Se a respiração e as pulsações pararem, proceda imediatamente a reanimação da vítima; certifique-se de que a entrada do ar está desobstruída, faça-lhe a respiração artificial e, se tiver prática de primeiros socorros, faça-lhe compressão cardíaca externa. Se a vítima está inconsciente mas respirando, deite-a na posição lateral de segurança.

Em qualquer dos casos, peça a alguém chamar uma ambulância o mais rapidamente possível. Guarde todos os comprimidos, frascos, seringas hipodérmicas ou caixas de remédios e também o vomitado, se houver, para ajudar o médico a identificar a droga.
Mesmo que a vítima esteja consciente e pareça esta se recuperando, procure assistência médica, pois o estado pode piorar a qualquer momento. Pergunte-lhe qual foi a droga ingerida para, no caso de ficar inconsciente logo após, você poder informar ao médico.
ATENÇÃO: Não tente provocar o vômito, nem force a vítima a ficar acordada, pois isso poderia ser prejudicial.

8 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, hoje em dia, leigos não precisam fazer a chamada "Respiração boca-a-boca".

Ficou provado que massagem cardiaca é suficiente, para um leigo, claro.

Ligue para emergencia e peça um DEA (Desfibrilador externo automatico) - Isso se o paciente estiver em parada cardiaca.

E, sim, é necessario manter o paciente acordado. Fique conversando com ele, não o deixe dormir, pois pode fazer com que ele desmaie ou, até, entre em coma.

Faço medicina e digo com propriedade, é uma situação ferrada mas, se tudo for feito direito, o paciente pode sair com vida.

Anônimo disse...

eu sou a favor da legalização de algumas drogas, mas sou contra o abuso de qualquer uma delas. Uso desregrado pode causar tantos problemas, e até mesmo as drogas que nao causam overdose como maconha e lsd pode causar problemas serios como o vicio. Achei muito preconceituoso da parte de quem colocou a foto de uma Rave no fim do post. Por acaso quem vai pra rave é pior que voce?

Anônimo disse...

Você não tem vergonha de colocar uma foto que tem maconha e falar de overdose isso é meio ridículo não existe overdose de maconha, coloca uma garrafa de 51 é mais condizente

Anônimo disse...

todo mundo axa que rave so tem drogado. eh uma pena esse pessoal com a mente tao fechada assim. olha em 1 festa serteneja e funk rola mais drogas do que qualquer outro tipo de festa.

Matão Hoje em Dia disse...

Meus caros amigos visitantes, em primeiro lugar quero agradecer a visita de vocês a este humilde blog, e também ao estudante de medicina pela colaboração!!!

Em segundo, quero esclarecer que a foto da rave, não foi por intenção de insinuar que somente lá acontece isso, como foi dito no post, drogas estão em todos lugares, e o foco do post é voltada para a ajuda que pode ser prestada nessa situação!

Pensem bem, associem a FOTO DA RAVE, como uma festa LONGE dos centros urbanos, mais comum EM CHÁCARAS... E até chegar o SOCORRO, você podendo prestar os primeiros socorros, e salvando a vida da vítima, imaginaram???

Eu só coloquei a foto da rave, porque é das festas que eu mais curto!!! não porque esteja sendo discriminatória!

Anônimo disse...

Eu acho muita hipocrisia algumas pessoas aqui virem defender as raves e consequentemente as drogas. Pelo que percebi realmente é um post apenas ensinando como lidar com esse tipo de situação que infelizmente e muito infelizmente mesmo é cada vez mais comum.
As pessoas que de certa forma ficaram ofendidas pelo fato de constar uma foto de rave ou de maconha. Todo mundo (a não ser os que querem tapar o sol com a peneira) sabem o tanto de drogas que rolam em festas raves. E isso não quer dizer que todos os que estão lá são usuários, mas sim que existe uma grande oferta de droga dentro dessas festas e dentre aqueles que utilizam delas muitos quando estão "fritando" acabam tendo overdose sim e NINGUÉM SE IMPORTA, deixa o cara lah morrer.
Sobre a maconha realmente pode não causar overdose...mas causa LESS...LESS CÉREBRO, LESS NEURONIOS, LESS INTELIGENCIA, LESS DENTES SAUDÁVEIS, LESS PERFUME.
Muito bem representado aí as fotos...e boa a reportagem..

Anônimo disse...

preconceito por a maconha ai, é mais facil ter uma overdose de chocolate de licor do que de maconha, porque maconha N DÁ OVERDOSE.

Anônimo disse...

eu ja salvei alguem duma overdose..parece mentira mas e serio..meu irmao consumia drogas...um dia consumui mais do k devia e ficou inconciente e roxo...ele mesmo ja contou varios casos de pessoas k tiverem o mesmo caso,na hora me lembrei do k ele dizia e fiz..sabe o k foi k salvou a ele???...injectei uma seringa na veia dele com agua e sal e gracas a DEUS recuperou..mas depois do choque te tive,nao perdi tempo e fui lhe internar para desentoxicar..

Postar um comentário