Matão foi fundada no dia 27 de agosto de 1898, ou seja, nessa sexta-feira completará 112 anos de história, de tradição, de desenvolvimento, de industrialização e de saudade, assim como é conhecida “Brasil afora” como Terra da Saudade. Ao logo desse mais de um século, muita coisa já aconteceu em Matão e o Blog Matão Hoje em Dia lhe rende essa homenagem de aniversário!
Foi ainda no início do século XX, quando Matão engatinhava que os primeiros imigrantes, majoritariamente italianos começaram a chegar por aqui, buscando principalmente as lavouras de café. Nessa época também, em 1904, o maestro da banda ítalo-brasileira de Araraquara, Jorge Galati, compôs uma valsa chamada Saudades de Matão, que a partir já do próximo ano, em 1905 começou a ser tocada em salões da então capital federal Rio de Janeiro, levando desde os primórdios o nome da cidade para bem longe de suas raízes.
Com o advento das ferrovias no interior paulista e a construção da estação ferroviária em Matão, a cidade começou a ganhar novos habitantes e expandir alguns novos bairros, como Santa Cruz e Vila Buscardi, além do Centro. Em 1915 a cidade contava com aproximadamente 6 mil habitantes.
O comércio começava então a surgir com as primeiras lojas na Rua XV de Novembro em torno de 1910, e também a fundação da empresa Bambozzi, a primeira indústria da cidade. Matão começa a ficar mais conhecida e em 1930 até alguns jogadores da Seleção Brasileira se refugiaram por aqui.
Durante os anos 20 e 30 algumas outras indústrias de ferragens também foram surgindo e foi na década de 1940 que a Baldan, uma das maiores de nosso município foi criada, tomando então definitivamente as bases de vocação industrial da cidade de Matão, a qual persiste até os dias atuais. A partir dos anos 50, a população matonense começou a crescer gradativamente e em 1954 foi criado o bairro IV Centenário.
Já na década de 1960, Matão começa a passar por enormes transformações, principalmente quanto ao seu desenvolvimento. Novas indústrias surgem a cada ano, como a Citrosuco Paulista, uma das mais importantes, uma grande empregadora e começa atrair cada vez mais pessoas para morarem e trabalharem por aqui. É nessa época também que várias outras indústrias de diversos setores crescem e se desenvolvem no mesmo ritmo que a cidade, a qual em 1970 contava com aproximadamente 21 mil habitantes.
Também nas décadas de 70 e 80 algumas outras curiosidades foram acontecendo em Matão, como a construção do primeiro protótipo de veículo de corrida 100% nacional se deu em terras matonenses, reconhecido no mundo inteiro e com publicações em diversos jornais e revistas especializadas. Nessa época também, na famosa Fazenda dos Ingleses, ficou hospedada a banda britânica Rolling Stones.
Em pouco mais de 20 anos a população de Matão deu um salto sem igual, de aproximadamente 20 mil habitantes para 65 mil habitantes no início dos anos 90. Matonenses que foram sendo adotados de diversas regiões do Brasil, principalmente para trabalharem na indústria e também na agricultura.
Nesses anos a fé e a tradição também estiveram presentes no cotidiano de Matão, um exemplo disso, é a Festa de Corpus Christi, a maior cerimônia religiosa e maior evento turístico da cidade, realizada todos os anos e que atrai visitantes de diversas regiões brasileiras. Há mais de 50 anos os matonenses apreciam o trabalho de artistas por vários quarteirões do centro da cidade.
Nos anos 90, não muito diferente da realidade brasileira, a cidade passou por um período de estagnação econômica e inclusive desemprego, mesmo com seu forte potencial industrial, muitas famílias encontravam-se em dificuldades, o comércio não cresceu nesse período e até algumas lojas fecharam suas portas. Foi realmente um momento de atraso para a realidade matonense que sempre foi reconhecida pelo seu desenvolvimento e pioneirismo.
Porém, para os esportes, a década de 90 foi uma das melhores. Foi nesse período que a SEMA – Sociedade Esportiva Matonense ou simplesmente Matonense esteve no seu auge e disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista com os grandes times como Corinthians, São Paulo e Palmeiras jogando nos gramados do estádio Hudson Buck Ferreira.
Já a partir dos anos 2000, Matão reencontrou seu caminho do progresso. Novas indústrias começaram a se instalar por aqui, grandes investimentos voltados para a educação, como a criação do IMMES e a chegada da Faculdade Politécnica de Matão – Anhanguera. Obras de infra-estrutura e diversos bairros foram surgindo a cada dia. O comércio passou a conhecer um novo período.
Nos últimos anos, isso está cada vez mais visível. Muita coisa nova está acontecendo em Matão. Temos a chegada do SENAI, mais recentemente do IFSP, construções viárias, novas indústrias, grandes redes de supermercados, novas cadeias de lojas, a cidade é hoje uma das que mais geram empregos no Estado de São Paulo e no Brasil e é nesse passo que queremos seguir cada vez mais. Nossa população hoje já chega aos 80 mil habitantes que desejam os:
PARABÉNS À MATÃO, QUE NOSSA CIDADE CONTINUE CRESCENDO CADA VEZ MAIS COM MUITO PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO E EMPREGO PARA TODOS!! CONTINUE NOS SENDO ESSA MÃO MATONENSE QUE RECEBE A TODOS DE BRAÇOS ABERTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário