Instalações do CAPS serão inauguradas em Matão

Uma cidade a qual oferece bem estar social a toda sua população deve ter a saúde como uma de suas prioridades máximas. E saúde, diz respeito também às pessoas que sofrem de transtornos psíquicos e necessitam de um tratamento eficaz, adequado e de qualidade.
Na próxima segunda-feira (09/10/10) serão inauguradas em Matão as instalações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), um espaço o qual oferecerá tratamento de qualidade as pessoas que sofrem de problemas psíquicos, assim como uma melhor assistência para as suas famílias.


O QUE SÃO OS CAPS?

Os CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) são serviços públicos de saúde mental, destinados a atender indivíduos com transtornos mentais em estado mais agravado. Esse serviço é uma substituição as internações em hospitais psiquiátricos, e tem como maior objetivo tratar a saúde mental de forma adequada, oferecendo atendimento á população, realizando o acompanhamento clínico, e promovendo a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho e ao lazer, a fim de fortalecer os laços familiares e comunitários. Esse serviço oferece três modalidades de tratamento (intensivo, semi-intensivo, e não intensivo), que variam de acordo com a necessidade do indivíduo.

Tratamento intensivo: atendimento diário oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua.
Tratamento semi-intensivo: o usuário pode ser atendido até doze dias no mês, sendo que essa modalidade é oferecida quando o sofrimento e a desestruturação psíquica da pessoa diminuíram, melhorando as possibilidades de relacionamento. Mas deve-se ressaltar que a pessoa ainda necessita de atenção direta da equipe do serviço para se estruturar e recuperar sua autonomia.
Tratamento não-intensivo: oferecido quando a pessoa não precisa de suporte da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família e/ou no trabalho, podendo ser atendido até três dias no mês. Logo, para ser atendido no CAPS, pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa também pode ir sozinha, mas na maioria dos casos é levada pela família, devendo ser acolhida em seu sofrimento a fim de construir um vínculo terapêutico e de confiança entre o profissional e o indivíduo que procura o serviço.

Dentro do tratamento pelo CAPS também é traçado um perfil de cada paciente para que seja feito o melhor acompanhamento. Além de assistência médica e psicológica, outras atividades contribuem para a reinserção do indivíduo a sociedade. O usuário neste momento também se compromete a cooperar com o tratamento, seguindo as prescrições médicas, participando de oficinas culturais, grupos terapêuticos, atividades esportivas, oficinas expressivas (dança, técnicas teatrais, pintura, argila, atividades musicais), oficinas geradora de renda (marcenaria, cerâmica, bijuterias, brechó, artesanato em geral), e oficinas de alfabetização o que possibilita exercitar a escrita e a leitura, como um recurso importante na (re) construção da cidadania, oferece atividade de suporte social, grupos de leitura e debate, que estimulam a criatividade, a autonomia, e a capacidade de estabelecer relações interpessoais.


O CAPS EM MATÃO

Em Matão o CAPS estará localizado na Rua Antônio Tanaka, 315 Vila di Capri. Para que ocorra o atendimento, é preciso que haja um encaminhamento médico através da rede pública de saúde (SUS). Esse encaminhamento pode ser dado tanto através das UBS (Unidades Básicas de Saúde) quanto do PSF (Programa Saúde da Família).
Com as novas instalações, os pacientes matonenses que necessitam desse tipo de tratamento e acompanhamento terão o espaço suficiente para desempenharem suas atividades, assim como os profissionais poderão prestar um serviço de maior qualidade, sempre visando que o CAPS por ser uma estrutura menor (em relação aos grandes hospitais psiquiátricos) tem como características prezar pelo bem estar e o conforto de seus pacientes durante o tratamento.
É assim que Matão está mais uma vez dando atenção aos seus cidadãos e construindo uma sociedade onde saúde é um fator de grande importância e todos devem tê-la a disposição de forma eficiente, igualitária e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário