O serviço de moto-táxi em Matão

O Blog tratou no último post sobre as grandes distâncias apresentadas pela cidade de Matão, justamente pelo fato de a expansão urbana em nosso município ter se dado entre bairros cada vez mais esparsos e distantes do centro ao invés de uma urbanização mais densa e concentrada. Grandes e largas avenidas foram construídas para o transporte de carros, mas muita gente enfrenta dificuldades para se deslocar dentro de Matão.
Com um transporte urbano deficitário e com nem todas as pessoas possuindo veículos próprios, não muito diferente de outras cidades, se popularizou por aqui o serviço de moto-táxi. Realmente uma grande ajuda para quem precisa se dirigir até o centro ou à bairros distantes de uma forma mais rápida e eficiente.
A primeira empresa de moto-táxi surgiu em Matão em meados do ano de 1999 e à partir daí muitas outras começaram a aparecer, algumas ganhando destaque. De acordo com estimativas, a partir do momento em que foi criado esse serviço no município a empresa de ônibus da cidade perdeu entre 35% e 40% do seu volume de passageiros que possuía antes dos moto-táxis, porém, infelizmente essa nada fez para reconquistas seus passageiros ao longo desses anos.


O SERVIÇO

Atualmente existe de 10 a 15 empresas de moto-táxi espalhadas por praticamente todos os bairros e na praça central tem um ponto onde se concentram muitas motos nos dias úteis à espera de passageiros. Os passageiros podem se dirigir diretamente à uma dessas bases ou chamar um moto-táxi via telefone. Essa é a principal vantagem em relação ao transporte coletivo. A moto-táxi recolhe o passageiro na porta e o deixa exatamente no destino que ele deseja.
O preço da viagem varia entre R$3,50 e R$5,00 dependendo do horário, dia, distância e empresa que está prestando o serviço. Os moto-taxistas são diferenciados oficialmente dos outros motoqueiros pela placa vermelha do veículo (placa da veículos de transporte de passageiros), colete identificando a empresa e capacete de cor amarela tanto para o condutor, quanto para o passageiro. Aquele que não estiver nessa situação, está prestando serviço de forma irregular.


AGILIDADE

A principal vantagem alegada pelos usuários de moto-táxi é a agilidade para os deslocamentos dentro da cidade. Com a facilidade de uma moto e a prontidão que o serviço oferece é muito mais rápido para chegar a um destino, caso venha a utilizar os ônibus. Todas as linhas de ônibus de Matão parte do bairro com destino ao centro para após isso se dirigir a seu outro destino e nem todas as partes da cidade é atendida, ao contrário do que acontece com os moto-táxis.
Essa agilidade faz com que milhares de pessoas que não possuem carros ou naquele momento de pressa utilizem os moto-táxis em Matão.


SEGURANÇA

Apesar de os moto-táxis serem ágeis e gerar uma enorme facilidade para os deslocamentos de uma boa parcela dos cidadãos matonenses, a questão da segurança ainda fica a desejar. Todos sabem que motocicleta é um dos veículos mais perigosos que existem e quando envolvido em algum acidente, seus passageiros sempre estão em desvantagem.
Os moto-taxistas por terem sua produtividade através do número de corridas em um dia geralmente trafegam acima do limite de velocidade e cruzando entre os carros. Os passageiros, além dos capacetes (muitas vezes velhos e sem o ajuste correto para a cabeça) não têm mais nenhum tipo de segurança, estando expostos a acidentes. Caso ocorra um acidente, ao contrário da empresa de transporte urbano, ou dos táxis, o passageiro não tem nenhum tipo de indenização ou seguro por estar utilizando aquele serviço, sendo obrigado a arcar por conta própria com os gastos decorrentes disso.
Devido à isso, o fatos segurança dos passageiros é um quesito que o serviço moto-táxi ainda está longe de oferecer a seus usuários.


EMPREGOS

As empresas de moto-táxi ou mesmo aqueles que trabalham de forma autônoma absorve uma boa parte da mão de obra ociosa em Matão. Muitos desempregados, principalmente homens, acabam recorrendo a esse trabalho como uma forma de “bico” e após isso fazem desse trabalho uma profissão.
Estima-se em torno de 500 moto-taxistas hoje em Matão que fazem desse trabalho sua forma de renda e boa parte deles já estão regularizados na Prefeitura como de fato, profissionais.


CRÍTICAS

Apesar de o serviço estar se profissionalizando nos últimos anos, ainda existem muitas críticas. Algumas delas dizem respeito a uma parte dos moto-taxistas estarem envolvidos com criminalidade, como servirem de transporte para o tráfico de drogas, armas, etc. Além disso, a maneira como conduzem suas motocicletas (muitas vezes sem condições de circularem e transportar passageiros) e existem casos de moto-taxistas embriagados ou sob uso de drogas fazendo o transporte dos passageiros.
Existem também muitos moto-taxistas irregulares ou que operam de forma autônoma, sem pertencer a nenhuma empresa, o qual os passageiros devem ficar atentos antes de utilizá-los.
O transporte coletivo adequado continua sim sendo a melhor solução para essa situação, mas não podemos extinguir o serviço dos moto-taxistas, pois como vimos é uma fonte de empregos no município e muitos deles retiram daí o seu sustento e de sua família. O que deve ser feito é uma maior fiscalização, adequação e profissionalização desse setor para garantir maior segurança aos passageiros e melhores condições de trabalho para os moto-taxistas de fato trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário