Você acredita conhecer a cidade de Matão totalmente? Consegue se localizar e andar de ponta a ponta? Nesse caso, talvez a resposta seja afirmativa mas e se mudarmos a pergunta para: Você sabe chegar em qualquer ponto da cidade tendo apenas o nome do bairro de destino?
Se sua resposta for “sim”, acho que devemos fazer um teste:
Se alguém chega a você e pergunta “Como chego ao Jd. Frigieri?” “E no Napeloso, por onde devo ir?” Quem sabe no “Jardim Bidutti Pirola”? Você saberia responder onde ficam?
O Blog Matão Hoje em Dia vai tratar de uma curiosidade que muita gente desconhece, são os micro-bairros existentes em nossa cidade, uma salada de nomes e lugares que talvez fosse difícil imaginar que existissem. Esses micro bairros, algumas vezes de tão pequenos faz a maioria das pessoas os associarem a bairros maiores e mais tradicionais que estão próximos, mas na verdade eles possuem suas próprias denominações.
Muitos se compõem de poucas quadras, e até mesmo apenas uma quadra, estão inseridos no meio de outros bairros, e o seu surgimento está ligado diretamente aos vazios urbanos, grandes áreas no meio da cidade que não estavam loteadas, e assim a sua necessidade de urbanização, hoje em dia, chamado de urbanização compulsória previsto no plano diretor municipal. Segue aqui então uma lista de bairros que talvez você nunca tenha ouvido falar:
Bem no meio da Buscardi existe o recanto dos Pinheiros e o Jardim Padre Nelson, e nas proximidades, já no Bairro Quarto Centenário estão os Loteamentos Zanardi, D'Angelo e a Vila Furini.
Onde todo mundo pode pensar que está em um bairro quando está em outro, é no Bairro Alto lá no “meio” estão o Loteamento São Pedro e Irmãos Gradini. Assim como no Centro, as margens da Avenida Dr. Laerte Tarallo Mendes estão os bairros Frigieri, Jacob e Chácara Primavera.
E quando você pensa no Cemitério Municipal e a Alameda da Saudade logo lhe vem na cabeça “estou na Vila Pereira” e isso acaba sendo um grande engano. Pra quem não sabe, a Vila Pereira chega até o asilo e dali, retilínea à avenida,em direção a Citrosuco existem outros inúmeros bairros como o Jardim Silvio Mariani, Mendonça, Saudades de Matão, Apolo, Bidutti Pirola, Bernichi e Napeloso. Tornando-se ali a região campeã de micro bairros.
E ainda há outros inúmeros pequenos loteamentos que levam o nome de outros bairros próximos como o Conjunto Residencial João Vital na Santa Rosa, o bairro Felício Columbari no Jardim Aeroporto, o quarteirão chamado de Quintinos no meio do Jardim Morumbi.
Muitos matonenses também têm o costume de “generalizar” bairros de mesmo nome, porém divididos como a Vila Cardim I, II, III e IV o Jardim Morumbi I e II e o Jardim Paraíso I, II e II. Existem outros pequenos loteamentos, porém, mais conhecidos. E também estão surgindo outros novos loteamentos na cidade, grandes ou não, Por isso é bom sempre estar informado e conhecer
Nenhum comentário:
Postar um comentário